Home Destaque O Compadre: Cozinha de afeto e carta com 200 rótulos da marvada...

O Compadre: Cozinha de afeto e carta com 200 rótulos da marvada da pinga

Tempo de Leitura: 5 minutos
afeto afeto
da Redação DiárioZonaNorte
  • Com ares de fazenda, cozinha coesa e saborosa,  robusta carta de cachaças e doces que honram as tradições brasileiras, O Compadre é um refúgio em meio ao burburinho de São Paulo 

Há 30 anos o restaurante O Compadre atrai uma legião de fãs com sua cozinha de afeto, com influências mineira, capixaba e paulista – feita com ingredientes frescos e de qualidade, com sabores e aromas marcantes.

Localizado no Shopping Lar Center, na Zona Norte de São Paulo, o lugar  tem ares de fazenda. Seu seu amplo salão de decoração rústica é cercado de grandes janelas e repleto de objetos que retratam as raízes de seus fundadores – o casal Osmar Rosa Temperani. Hoje, ao lado de Dona Rosa, os filhos Marcus Vinicius, Marcius e Débora perpetuam o legado do pai. Enquanto eles administram o negócio, Dona Rosa comanda a cozinha.

afeto
Osmar Temperani

Mal o dia amanhece, a Chef Comadre Rosa – como é carinhosamente chamada por seus fãs –  realiza as compras, organiza o que será servido no buffet, cuida pessoalmente dos doces e compotas elaborados em um  tacho de cobre com mais de meio século, herança da avó de Dona Rosa. Receitas que fazem parte do patrimônio imemorial da cozinha brasileira, transmitidas de geração em geração.

afeto
Chef Comadre Rosa e Reila Criscia (Diretora da Anagrama Comunicações e Eventos)
Encontros…. 

No sábado (10/12) estivemos em O Compadre, na companhia especialíssima dos jornalistas Marcio Campos e Verônica Dalle, de Reila Criscia e Ariscia Yaari – respectivamente Diretora e Gerente de Comunicação da Anagrama Comunicações e Eventos.

afeto
Maurício Benassatto, Chef Comadre Rosa e Marcio Campos

Somos fãs do trabalho de Marcio Campos, repórter tarimbado da Rede Bandeirantes de Televisão e apresentador do Jornal Terra Viva 2ª Edição – do Canal Terra Viva – pertencente ao Grupo Bandeirantes, é autor do livro “Beata Nhá Chica – O Milagre da “Santa” Brasileira” – pela Angelus Editora.  A obra narra vida e obra da “Santinha de Baependi” (no Sul de Minas Gerais), que está em processo de canonização.

afet0
Tietando o jornalista Márcio Campos, com direito a exemplar autografado do livro Nhá Chica – O Milagre da Santa” Brasileira”
Petiscando

Desfrute de sua experiência em O Compadre  com calma… O Compadre oferece 30 pratos quentes, 5 grelhados, 30 tipos de saladas e 15 tipos de sobremesas – com um preço fechado.

afeto
Bolinhos de Mandioca

Comece pelos petiscos: sequinhos bolinhos caipiras – de mandioca com recheio de carne, pastéis sensacionais, dadinhos de tapioca e espinafre com geleia de pimenta vermelha,  bolinhos de bacalhau, torresminho bem pururucado.

Ahhhh… a casquinha de siri! Inesquecível. Segundo a querida Ana Beatriz Nunes Barbosa – titular do Comida & Sedução  e carioca da gema, são tão saborosas quanto as melhores do Rio de Janeiro. Todos os petiscos ficam ainda mais especiais, com o toque da pimenta feita na casa.

afeto
Casquinhas de Siri
Carta de cachaças

Para acompanhar os petiscos, uma carta de destilados robusta, com mais de 200 rótulos de cachaças,  que vão além da cor branquinha translúcida ou da cor amarelo-ouro, com diferentes estilos e regiões. No Compadre, elas são os aperitivos que despertam os sentidos e o paladar e “conversam divinamente” com  as delícias preparadas pela Chef Comadre Rosa

afeto

Merecem destaque ainda, os 50 tipos de uísque que foram escolhidos a dedo pelos proprietários. Com menos rótulos que a carta de cachaças, a de vinhos também é ótima, o chope é bem tirado e os sucos são muito saborosos. O de tangerina é inesquecível.

Sabores e aromas

O buffet apresenta uma variedade de queijos, alho assado, uma maionese de legumes dos deuses, folhas verdes variadas. Destacamos o delicioso cuscuz paulista. De formato  quadrado, bem molhadinho e macio, tem sabor delicado.

Cuscuz Paulista

Ainda sobre o cuscuz…. Há 26 anos, a receita foi uma das finalistas de um concurso promovido pelo “Visite São Paulo – entidade que promove o turismo na cidade de São Paulo e mais recentemente, foi uma das escolhidas pelo Observatório da Gastronomia, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, para compor uma publicação sobre o tradicional prato paulista.

Entre os pratos quentes você vai encontrar muito motivos para se apaixonar: pela  galinha caipira ensopada, uma respeitável rabada  escoltada com um angu de comer rezando, um pernil suculento, uma macia carne-seca na moranga dessalgada da forma correta,  feijão tropeiro, um cremoso tutu de feijão,  um delicado bobó de camarão e a  moqueca capixaba, entre outras delícias. Nas quartas e sábados, a feijoada também impera.

Da grelha que fica no centro do buffet, saem cortes como a costela bovina assada lentamente, costelinha de porco, cupim que desmancha de tão macio, picanha, coração, linguiça artesanal, muçarela assada.  

Doce encerramento

Para encerrar a refeição, os delicados doces em calda, doce de leite, doce de banana cremoso, doce de banana com creme de baunilha e merengue, bolo de cenoura, arroz-doce, morangos com merengue e chantilly, mil folhas com creme ou sagu com creme inglês.

Serviço:
Restaurante O Compadre
  • Av. Otto Baumgart, 500 • Estacionamento/Shop.Lar Center
  • Vila Guilherme –  São Paulo/SP  CEP: 02049-900
  • Dias e Horários: 2a. a 6a. feira –  sábados, domingos e  feriados: 12h às 16h e  19h às 22h
  • Cartões de crédito e débito
  • Informações:  (011) 2252-3131

DiárioZonaNorte reviveu a experiência do restaurante O Compadre a convite da Anagrama Eventos e Comunicação.

afeto afeto afeto afeto afeto afeto