Home Bem Estar No verão, mais cuidados com a segurança das crianças no transporte em...

No verão, mais cuidados com a segurança das crianças no transporte em veículos

Tempo de Leitura: 3 minutos

verão

  • Segundo a Organização Mundial de Metereologia, 2023 é o mais quente em 174 anos; e
  • Estudos mostram que no Brasil as temperaturas serão muito altas podendo chegar próximas aos 40 graus.

Com a aproximação do verão em 22 de dezembro – e dias cada vez mais quentes -, é preciso estar muito atento à segurança das crianças. Todos os anos, crianças são esquecidas em carros e perdem a vida, tragédias que poderiam ter sido evitadas.

Pode ser muito difícil imaginar como alguém poderia esquecer uma criança no carro. Infelizmente, a realidade é que isso acontece.

verão
Sarah Saul, pediatra da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“Qualquer pai, mãe ou responsável pode esquecer que há uma criança no banco de trás –– em momentos de estresse, de distração ou de cansaço”, explica a pediatra Sarah Saul, vice-presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), salientando que por vezes, também, os pais podem subestimar os riscos e, de forma intencional, deixar a criança no carro.

Ela revela que mudanças na rotina habitual aumentam o risco: tomar um caminho diferente, não levar a criança no carro com frequência ou usar o celular.

“A maioria das crianças que foi esquecida estava a caminho da creche e era menor de três anos. Outras vezes, uma criança pode ter acesso a um veículo destrancado e, depois de entrar, não conseguir sair”, pontua.

A médica diz que criança pequena é particularmente mais sensível ao calor: seu corpo aquece três a cinco vezes mais rápido do que da criança maior e do adulto.

“Crianças pequenas correm grande risco, pois a hipertermia (subida da temperatura corporal a níveis capazes de comprometer e fazer cessar seu metabolismo) pode ocorrer em minutos e a morte em até 2 horas”, alerta.

verão

Os cuidados

Abaixo, a pediatra deixa algumas dicas para evitar o esquecimento de crianças nos carros quentes:

• Nunca deixe uma criança sozinha dentro de um carro por qualquer período de tempo. Estacionar na sombra pouco altera a temperatura interna do veículo.

• Sempre verifique o banco de trás e certifique-se de que todas as crianças estejam fora do carro antes de trancá-lo e ir embora.

• Evite distrações ao dirigir, especialmente o uso de celular.

• Fique mais alerta quando houver uma mudança na rotina, quando outra pessoa estiver levando seu filho(a) ou ao tomar um caminho diferente do habitual.

• É importante ter parceria com a escola, para que entre em contato caso seu filho(a) não chegue no horário habitual.

• Coloque sacolas, bolsa, celular, enfim, tudo que costumam levar ao sair de casa no banco de trás, para lembrar de retirar ao chegar ao destino.

• Se outra pessoa ficou encarregada de levar seu filho (a), verifique sempre se chegou em segurança.

• Quando estacionar o carro, tranque-o para evitar que uma criança entre quando não tiver ninguém por perto.

• As chaves do carro devem ser guardadas fora do alcance das crianças e adolescentes.

• As crianças devem ser orientadas, desde cedo, de que carro não é lugar seguro para brincar e não devem entrar ou sair dele sem a supervisão de um adulto.

• Mantenha os bancos traseiros rebatı́veis fechados para evitar que a criança se arraste para dentro do porta-malas do carro.

• Alguns modelos de carro (da marca Chevrolet) e aplicativos de GPS, como o Waze, têm uma função chamada “Lembrete de Criança”, que pode ser ativada para lembrar que há uma criança no banco de trás.

• Coloque músicas infantis quando estiver com uma criança no carro.

• Deixe um brinquedo ou objeto da criança no assento do passageiro no banco da frente.

• Instale um espelho retrovisor extra que possa visualizar bem a criança.

Muita água

A médica-pediatra afirma que em dias quentes é preciso incentivar os filhos a beber água e manter sua garrafinha sempre à mão.

“Entretanto, muita atenção para não deixar garrafas plásticas em altas temperaturas dentro do carro, pois podem liberar produtos quı́micos, entre eles o bisfenol A ou BPA, que pode ser nocivo à saúde”, orienta.

Ela lembra que é necessário deixar no veículo isqueiros e spray aerossol,  que são inflamáveis. “O álcool em gel 70% é menos inflamável e, embora o risco de incêndio seja improvável, é bom evitar mantê-lo em carros quentes ou com incidência direta do sol”, conclui a pediatra.


<< Com apoio de informações/fonte: Vérité Comunicação / Flávia Lo Bello e Luciana Rodriguez >>

verão verão verão verão