Home Bem Estar Calor em excesso abre ajuda com tendas para distribuição de água e...

Calor em excesso abre ajuda com tendas para distribuição de água e até frutas

Tempo de Leitura: 2 minutos

calor

Com o objetivo para amenizar o impacto do calor na saúde da população, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade, a partir desta 6ª.feira (10/11/2023), serão distribuídas água e frutas nas dez estruturas instaladas em todas as regiões da cidade.

A previsão é de calor intenso nos próximos dias, que pode ultrapassar os 36ºC, e de baixos índices de umidade, abaixo dos 30% nas horas de maior aquecimento.

calor

A ação é feita em parceria com o governo do Estado, por meio da Sabesp, e a Prefeitura de São Paulo. Com a instalação de dez tendas em pontos estratégicos, das 10 às 16 horas, com fornecimento de água, frutas e bonés, além de espaço pet. Há ainda a disponibilização de uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição ao calor para atender essas tendas.

No centro, as tendas foram instalada na Praça da República e Praça Marechal Deodoro. Já na Zona Norte, foi local escolhido em Santana (mais para o lado da Ponte Pequena) na Avenida Cruzeiro do Sul, 3.180 (esquina com a Av. do Estado) e no Parque Novo Mundo na Praça Central-Parque Novo Mundo.

O apoio do governo de SP

Já os agentes da Defesa Civil Estadual e equipes da Sabesp farão atendimento com caminhão com bebedouro na Praça da Sé e tendas no entorno do Theatro Municipal.

A distribuição de água em copos e a oferta de bebedouros será feita das 11 às 15 horas até a próxima 2ª feira (13/11/2023), inclusive no final de semana. Com previsão de máximas de 39ºC e umidade do ar em torno de 30%, a ação da gestão paulista visa proteger a saúde da população, com prioridade para pessoas em situação de rua, idosos e crianças.

calor

A distribuição de água à população será concentrada no período do dia em que o calor excessivo e a baixa umidade podem causar mais problemas de saúde e exigem mais hidratação. A Defesa Civil também também vai orientar o público a evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados.

As autoridades estaduais também recomendam o uso de protetor solar e procura por atendimento imediato em unidades de saúde em casos de insolação, grande dificuldade para respirar, alterações bruscas de pressão arterial e desidratação. As pessoas devem evitar atividades físicas ao ar livre entre 10 e 16 horas e manter animais de estimação em locais protegidos.

A onda de calor acontece em razão de uma grande massa de ar quente e seco que afeta a maior parte do Brasil. A previsão é que o calor intenso se mantenha até a próxima segunda, mas o cenário pode se estender.

A Defesa Civil também recomenda atenção a áreas de vegetação seca, uma vez que o risco para incêndios florestais será elevado. <<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/Prefeitura de SP e Assessoria de Imprensa Governo de SP>>