Home Cultura No palco do Sesi-SP, “O Vazio da Mala” com a história...

No palco do Sesi-SP, “O Vazio da Mala” com a história da família fugida do Holocausto

Tempo de Leitura: 3 minutos

SESI

  • Entre ficção e realidade, a peça guarda os segredos de uma família sobrevivente da 2ª Guerra;
  • Está prevista uma temporada com 61 (sessenta e uma) apresentações no município de São Paulo; e
  • Noemi Marinho interpreta uma idosa de 92 anos, ora voltando no tempo e assumindo postura ereta para dar voz à mulher madura de anos antes.

A partir de fatos verídicos mesclados a uma trama ficcionada, a história de uma família sobrevivente do Holocausto – que imigrou da Alemanha para a China e em seguida fugiu da ocupação japonesa em Shangai, em 1941, vindo para o Brasil – é recuperada em “O Vazio da Mala´´.

O espetáculo estreia no dia 21/03/2024 (5ª.feira) em temporada popular e gratuita no Teatro Sesi-SP.

Inspirada e provocada pelo drama da perseguição nazista, a dramaturgia inédita cria uma ficção, atual, que desdobra inúmeros temas a partir do trauma familiar: as relações que se estabelecem pelo silêncio na família e na sociedade; e, também, como o afeto regenera feridas e aparece de maneiras inusitadas.

SESI

Em “O Vazio na Mala”, o silêncio é um dos personagens principais, guardado e vigiado dentro de uma mala. Esta mala antiga, um objeto aparentemente sem importância, foi testemunha dos horrores que tentam esconder dentro dela. E nessa busca pelo vazio, que ali jaz, é que a história se revela.

Na encenação, as situações estão expostas no palco em lados opostos – em cima de cada praticável, duas duplas de atores contracenam, alternando trechos do texto. Ficção, o drama é a relação entre pai e filho. Realidade, o pano de fundo é uma família, cuja avó, avô e filho são sobreviventes do Holocausto.

SESIOs cuidados com a cenografia

A velha mala de couro – com os segredos e as memórias de uma história de vida – foi o objeto que inspirou e norteou a cenografia de Marcio Medina.

Para reproduzir o passado de duas gerações – o quarto de Esther (Noemi Marinho) e do seu filho Franz (Fábio Herford) – o cenógrafo concebeu dois quadrantes espelhados com objetos e mobiliário.

SESI

O fundo do palco abriga um grande telão de papel – como uma antiga carta -, emoldurado com palavras e fragmentos de frases em hebraico, chinês etc.

Medina explica que as peças retratam o que resta de memória no cérebro e alma de Esther e servem de superfície para inúmeras projeções de lembranças e fatos passados.


Ficha técnica

O VAZIO NA MALA

Dramaturgia: Nanna de Castro / Direção: Kiko Marques / Elenco: Dinah Feldman, Fábio Herford, Emílio de Mello e Noemi Marinho / Trilha sonora: Gregory Slivar / Cenário: Márcio Medina/ Figurinos: João Pimenta / Visagismo: Louise Helène / Luz: Wagner Pinto / Videomapping: André Grynwask e  Direção de Produção: Marcela Horta

Serviço

  • Gênero: drama
  • Duração: 90 minutos
  • Local: Centro Cultural Fiesp / Teatro do Sesi
  • Endereço:  Av Paulista, 1313
  • Temporada: 21 de março a 30 de junho de 2024
  • Apresentações: 5a. a sábado (20 hs) e domingo ( 19 hs)
  • Libras e audiodescrição: sábados e domingos
  • Recomendado: maiores de 14 anos
  • Ingresso grátis/digital a partir de 18/3:  clique aqui     

<< Com apoio de informações/fonte: ARTEPLURAL Comunicação / M.Fernanda Teixeira / Maurício Barreira>>

d