Home Região No meio da pandemia, o Hospital Nipo-Brasileiro está funcionando normalmente

No meio da pandemia, o Hospital Nipo-Brasileiro está funcionando normalmente

nipo
Tempo de Leitura: 3 minutos
da Redação DiárioZonaNorte

Um áudio que circula em grupos de WhatsApp, coloca de uma maneira alarmista,  sem fontes, que o Hospital Nipo-Brasileiro, localizado no Parque Novo Mundo (Zona Norte), estaria com “as portas fechadas” e que “não tem vagas nem na UTI e nem em leitos normais”.

O áudio ainda  acrescenta que o hospital está fechado, “ninguém entra e ninguém sai”. Para dar um ar de veracidade a mensagem, seu autor juntou um print de uma foto – também publicada em redes sociais –  de pessoas, à distância, próxima a um portão. O mesmo áudio ainda afirma que  outros hospitais particulares estão pedindo vagas para o SUS e que há problemas com os planos de saúde.

print de post veiculado no Facebook
O outro lado

Para apurar se a informação era  fato ou fake, a redação do DiárioZonaNorte procurou o Hospital Nipo Brasileiro, e por meio de sua assessoria de imprensa,  recebeu a seguinte resposta:

“Alguém, por absoluta má fé, tirou e disseminou essa foto da entrada oficial do Hospital Nipo-Brasileiro, que foi parcialmente fechada para melhor gerenciar o afluxo de carros de pacientes. Isso ocorreu  uma vez que –  o que é  verdade -, o hospital, assim como toda rede privada de São Paulo, está com os seus leitos de internação  Covid e não  Covid literalmente lotados.

Porém,  apesar disso, o Nipo está atendendo e continuará  atendendo normalmente todo e qualquer caso que não exija internação. A foto disseminada não reflete e nem expressa a realidade objetiva dos fatos registrados especialmente  na data de hoje.

Leitos SUS

Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta 3ª.feira (16mar2021) que 15 hospitais privados —  dentre eles, o Nipo-Brasileiro –,  teriam pedido leitos do Sistema Único da Saúde (SUS) à Prefeitura de São Paulo. Essa informação  é  parcialmente  verdadeira uma vez que o encaminhamento de pacientes sem convênio  médico,  segue um protocolo de atendimento do chamado Sistema Cross,  que  tem como objetivo, buscar e identificar vagas no sistema público  de saúde  para o encaminhamento desses pacientes”.

Ainda referente ao assunto do SUS —  inclusive na repercussão da entrevista do Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, concedida ao apresentador José Luiz Datena, da Rádio e Tv Bandeirantes  (link:   https://is.gd/4HxCT0 )  – o Hospital Nipo-Brasileiro divulgou  no período da tarde o seguinte comunicado à Imprensa, na íntegra:

Atendendo solicitação encaminhada por diversos órgãos de mídia  para confirmação de  pedidos de leitos SUS enviados pelo Hospital Nipo-Brasileiro à Prefeitura de São Paulo em razão de problemas de superlotação em sua rotina de atendimento, esclarecemos que tal prática, comum em todos os hospitais privados, cumpre o protocolo de atendimento de pacientes que não dispõem de convênio particular para o chamado Sistema Cross, que tem como finalidade identificar  e encaminhar esses pacientes  para possíveis vagas na rede pública de saúde. Atenciosamente, SUPERINTENDÊNCIA GERAL – Hospital Nipo-Brasileiro”.

A transparência dos atos do Hospital Nipo-Brasileiro pode ser constatada, pela atitude da direção do hospital em  fixar espontaneamente  um  comunicado-aviso – atualizado diariamente –  informando sobre a  “ocupação total de leitos” para pacientes Covid e não Covid.

< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Nipo-Brasileiro / Raphic Ayoub >


 

d