Tempo de Leitura: 2 minutos

 

A clássica história do boneco de madeira que se transformou em um garoto de verdade chega aos cinemas nacionais pela primeira vez em formato live-action.

Na sua passagem pelas gerações, Pinóquio tornou-se apelido para o “mentiroso”, que inventa histórias.  E, em consequência, tem o nariz crescendo. Até no 1º de abril, no Dia da Mentira, passou a ser identificado com desenhos do boneco.

Dirigido por Matteo Garrone (‘Gomorra’, ‘Dogman’), cineasta vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, Pinóquio tem sua estreia nacional apontada para 21 de janeiro de 2021 (5ª feira)  e a Imagem Filmes é a distribuidora responsável pelo lançamento.

O filme conta a história de Gepeto (Roberto Benigni), um solitário marceneiro que sonhava em ser pai e deseja que Pinóquio (Federico Ielapi), o boneco que acabou de construir, ganhe vida.

Seu pedido é atendido, mas a desobediência de Pinóquio faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, que o levará a conhecer de perto os perigos do mundo.

Conhecido em todos os países, o boneco de madeira fez sua primeira aparição em 1883 — lá se vão 138 anos –, no romance “As aventuras de Pinóquio”, escrito pelo jornalista e escritor italiano Carlo Collodi — que morreu sete após o lançamento do livro, e, desde então, ganhou adaptações em diversos formatos.

E passa dos 80 anos do lançamento do desenho adaptado de Walt Disney,  que deixou o personagem mais popular e criou um mundo de sonhos para muitas crianças da época até hoje, e chegou a ganhar dois Oscar: Melhor Canção “When You Wish Upon a Star” e Melhor Trilha Sonora.

O diretor Garrone promete fazer de seu Pinóquio uma adaptação mais fiel ao personagem original de Collodi, afastando-se da versão que se tornou popular com o clássico desenho de animação.


Assista abaixo ao trailer – clique na imagem:


Mais realidade

Em uma trama mais sombria, que promete ser a melhor adaptação já vista até hoje do personagem, o diretor afirma que o projeto representou dois sonhos que se tornaram realidade: dirigir uma adaptação de Pinóquio e trabalhar com Benigni, que dá vida a Gepeto no longa.

Reconhecido por sua atuação em ‘A Vida é Bela’, filme no qual conquistou o Oscar de Melhor Ator, Pinóquio marca o retorno de Roberto Benigni aos cinemas após um hiato de oito anos.


Ficha técnica

  • Elenco:  Federico Ielapi, Roberto Benigni, Gigi Proietti, Rocco Papaleo, Massimo Ceccherini, Marine Vacth
  • Roteiro: Carlo Collodi, Matteo Garrone, Massimo Ceccherini
  • Produção executiva: Peter Watson, Marie Gabrielle Stewart, Alessio Lazzareschi
  • Produção: Paolo Del Brocco, Matteo Garrone, Anne-Laure Labadie, Jean Labadie, Jeremy Thomas
  • Direção: Matteo Garrone
  • Pais/origem: Itália/França
  • Gênero: Fantasia
  • Classificação: 10 anos
  • Duração: 120 minutos
  • Distribuição: Imagem Filmes

<<<Com apoio de informações/fonte: Sinny Assessoria e Comunicação   >>

d