O Bolo do Bixiga, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, é uma das muitas tradições do bairro. A festa, realizada desde 1986, acontece todo dia 25 de janeiro, sempre com grande presença de público.

Este ano, devido à pandemia provocada pelo coronavírus, não será possível realizar o evento nos moldes tradicionais, mas a homenagem à maior cidade do país será realizada de forma virtual e todos podem participar. O Bolo do Bixiga Virtual será a atração deste ano.

Você, seus amigos, e também sua família participarão através de vídeo. Basta fazer um bolo aí mesmo na sua casa, e depois uma pequena gravação dando os parabéns para a cidade de São Paulo, além de uma foto com velinhas.

O vídeo deve ser enviado para o Portal do Bixiga, seguindo as instruções abaixo, e fará parte de uma grande homenagem virtual para nossa cidade.

O Bolo do Bixiga é tradicional não só em nosso bairro, como também está no calendário oficial das festividades do aniversário de nossa capital.

A história, onde tudo começou

O primeiro Bolo aconteceu em 1986, quando São Paulo completou 432 anos. Armandinho Puglisi, um dos maiores personagens da história do bairro, teve a ideia: fazer um bolo gigante em nome do Bixiga para presentear a cidade que tantos imigrantes acolheu.

Como não tinha dinheiro para essa realização, ele convocou todas as mamas da comunidade para fazer bolos e, no dia 25 de janeiro daquele ano, cada uma foi chegando com uma assadeira e um único e gigante bolo se formou.

E assim Armandinho fez durante anos, até sua morte. Foi quando Walter Taverna assumiu a tarefa de organizar essa grande festa que tomou proporções absurdas.

A ideia era que o bolo tivesse em metros a mesma quantidade de anos da cidade. O Bolo do Bixiga chegou a entrar para o Guinness Book como o maior bolo do mundo!

Em 2009, porém, nenhuma massa foi colocada no forno e o Bolo do Bixiga não aconteceu. No ano anterior, comediantes de um programa de TV incentivaram uma guerra de bolos entre as pessoas presentes, algo que resultou na perda de todos os patrocinadores do evento.

Por oito longos anos o aniversário de São Paulo não foi adoçado por esse tradicional evento, mas em 2017 moradores e comerciantes se uniram a Walter Taverna e resgataram a história.

As mamas, as mainhas e os manos do bairro foram convocados a fazer bolos e levar para a Rua Rui Barbosa no dia 25 de janeiro, assim como aconteceu em sua primeira edição.

A comunidade participou com massa e em massa e o Bixiga fez novamente um bolo gigante para comemorar o aniversário de São Paulo.

O Bolo do Bixiga é considerado um dos maiores bolos comunitários do mundo. Cada pessoa faz um bolo em sua casa e uma enorme mesa é montada, com os mais diferentes tipos de delícias, com muita diversidade e bem ao estilo Bixiga.

E são as pessoas da comunidade que cortam e distribuem as delícias, pedaço por pedaço, sem que nenhuma guerra de comida aconteça. Shows com artistas do bairro animam o público.

Em 2021, a Rua Rui Barbosa estará vazia, mas todos poderão homenagear a cidade de São Paulo através do Bolo do Bixiga Virtual. 


Assista a reportagem de 25jan2017 / Jornal da Gazeta-SP:


Como participar
  • Faça um bolo, ou qualquer docinho que represente sua homenagem;
  • Com o doce na mão, e uma vela acesa, faça um vídeo-selfie de até 5 segundos com uma mensagem breve desejando parabéns para São Paulo;
  • Deixe o celular na posição horizontal (deitado);
  • Faça também uma foto segurando o bolo, com uma ou mais velas acesas, para um mural virtual

Envie o material com o título “BOLO SP – 467 ANOS” para:
Email: contato@portaldobixiga.com.br
Redes sociais: @portaldobixiga

Incluir seu nome, cidade, bairro da Zona Norte/SP e telefone com prefixo do DDD.

Atenção: Os vídeos deverão ser encaminhados até o dia 20 de janeiro (4ª feira)  e ao enviá-lo você concorda em ceder sua imagem para o vídeo de comemoração do aniversário de São Paulo que será divulgado pelo Portal do Bixiga (www.portaldobixiga.com.br) — e, em parceria, com o DiárioZonaNorte que estará divulgando aqui no Portal e na página do Facebook – clique aqui.

Assista na íntegra ao vídeo com os depoimentos sobre o aniversário da cidade de São Paulo == CLIQUE AQUI


<<Com apoio de informações/fonte: Portal do Bixiga – Texto: Nádia Garcia / Colaboração: Carlos Garcia / Mac Comunicação e Arte >>

d