Home Cotidiano Mercadão de São Paulo comemora aniversário da cidade e celebra seus 89...

Mercadão de São Paulo comemora aniversário da cidade e celebra seus 89 anos

Tempo de Leitura: 4 minutos

mercadão

  • Conhecido pela riqueza gastronômica, o Mercado Municipal Paulistano abriga cerca de 300 boxes e recebe, semanalmente, cerca de 50 mil pessoas.
  • Construído numa área de 12.600 m²,com um pé direito que chega a 16 metros de altura e um acabamento sofisticado, sua construção reúne vários estilos arquitetônicos.
  • O projeto, do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, explora a iluminação natural com o uso de clarabóias e telhas de vidro.

O Mercado Municipal Paulistano, também conhecido como Mercadão, está em festa: nesta 3ª feira (25/01/2022) completa 89 anos, mesma data em que a Cidade de São Paulo completa seus 468 anos.

A solenidade de aniversário da Cidade de São Paulo e do Mercado Municipal Paulistano terá início às 10 horas  do dia 25 de janeiro (3ª feira) no Salão de Eventos do Mercadão e contará com as presenças da diretoria e administradores do Mercadão, juntos a autoridades da cidade e convidados.  A solenidade será encerrada com o tradicional bolo de aniversário e sanduíche de mortadela.

Para celebrar a data em grande estilo, acontece entre os dias 25 e 29 de janeiro, nas ruas do complexo apresentações de músicas, dentre elas a apresentação da Escola de Samba Unidos da Vila Maria — uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo; Forró Brasilis — Grupo de músicas tradicionais nordestinas, com repertório de “Forró Raiz” instrumental de altíssima qualidade; Conexão Brasil / New Orleans, ritmos tradicionais de New Orleans mesclados com Luiz Gonzaga, Tim Maia e Adoniran Barbosa, o grupo é famoso por se apresentar em diversos eventos e festivais de renome nacional e internacional.

Para finalizar a semana de comemorações o Samba da Gloria apresenta uma seleção animada de clássicos da gafieira, samba e choro, em seu repertório estão: Pixinguinha, Jackson do Pandeiro, Adoniran Barbosa e Paulinho da Viola. <<Veja os detalhes abaixo na programação completa>>

O imponente prédio do Mercadão

Localizado no centro histórico de São Paulo, o Mercadão está entre os principais pontos turísticos da capital. O local atrai milhares de paulistanos e pessoas de outros Estados e países, oferece um conjunto de experiências únicas aos seus visitantes, possui grandes variedades de frutas, pescados, cereais, queijos, carnes, bebidas e temperos. Mas, sua fama ganhou o “mundo” por meio da sua gastronomia com o tradicional sanduíche de mortadela, o bolinho e o pastel de bacalhau.

Desde sua inauguração em 1933, o Mercadão passou por diversas mudanças, entre elas o tombamento em 2004 e em 2021 a concessão de 25 anos. O contrato com a Prefeitura Municipal de São Paulo prevê que, em até 24 meses a concessionária deverá investir mais de R$ 70 milhões no restauro e reforma do Mercadão, em conformidade com as especificações técnicas e as exigências de operação, sempre atendendo às normas vigentes e aos órgãos de tombamento.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Mercado SP SPE S.A. – a concessionária que opera o Mercadão -, Aldo Bonametti, a empresa tem como objetivo investir cerca de R$ 200 milhões, até junho de 2023.

Segundo ele, a concessionária investiu até o momento 120 milhões de reais, entre os pagamentos de outorga e obras emergenciais. Bonametti acrescenta que “estamos priorizando as obras e manutenções urgentes, como reforma na cobertura, elevadores, banheiros, rede de gás, esgoto e incêndio, instalação de tela em toda fachada para restauro, parte elétrica, hidráulica e civil”. Além de contrataçõess de empresas especializadas para limpeza e segurança da área comum, gestão de estacionamento e outros serviços.

A concessionária promoveu também a troca da sinalização e comunicação visual aérea e terrestre, dentro e fora do Mercado, melhorando sua visualização e a experiência dos consumidores.

Neste semestre está previsto o projeto de tours guiados pelo Mercadão, que oferecerá aos seus visitantes passeios por suas dependências, apresentando sua história, arquitetura e peculiaridades, eventos de degustação e aulas tematizadas dedicadas às datas comemorativas no espaço gourmet. Haverá ainda, nos meses de fevereiro e março shows musicais para toda a família.


Festividades – Programação:

  • Dia 25 de janeiro == 10 às 12h – Solenidade / 13h – Escola de Samba Vila Maria / 14h Banda Forró Brasilis / 15h banda Forró Brasilis
  • Dia 26 de janeiro == 12h Banda Conexão Brasil/ New Orleans  / 13h Escola de Samba Vila Maria / 14h Banda Conexão Brasil/ New Orleans
  • Dia 27 de janeiro == 12h Banda Forró Brasilis  / 13h Escola de Samba Vila Maria / 14h Banda Forró Brasilis
  • Dia 28 e 29 de ja neiro == 12h Banda Samba da Glória / 13h Escola de Samba Vila Maria / 14h Banda Samba da Glória

Serviços:

 Mercado Municipal Paulistano 

  • Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo
  • Telefone: (11) 3313.3365
  • Funcionamento: 2ª a sábado – 6hs a 17hs; domingo e feriados: 6hs às 16 hs.

<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa do Mercadão/Karina Estevo >

d