Home Cultura MASP expõe arte-pré colombiana revelando diversidade cultural das antigas civilizações

MASP expõe arte-pré colombiana revelando diversidade cultural das antigas civilizações

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • Mostra reúne 721 objetos arqueológicos de arte produzidos por povos ameríndios entre os séculos 2 a.C e 16

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) apresenta sua segunda exposição dedicada ao comodato da coleção de arte pré-colombiana de Edith e Oscar Landmann. A mostra exibe objetos representativos de 35 culturas arqueológicas do continente americano, abrangendo regiões como Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Panamá, México, Brasil e países caribenhos.

A exposição destaca a diversidade de ideias, técnicas e práticas dessas antigas civilizações, materializadas em cerâmica, metal, madeira, pedra e osso. Além disso, plumas, fibras e pigmentos vegetais ou minerais também compõem esses artefatos.

A curadora-adjunta de arte pré-colombiana, Marcia Arcuri, ressalta a importância de difundir o conhecimento arqueológico e etnográfico da América Indígena, uma vez que a história das populações originárias do continente americano é pouco conhecida no Brasil.

A mostra também destaca os desafios enfrentados pelos pesquisadores na identificação e classificação dos objetos, uma vez que as fronteiras culturais e temporais das culturas arqueológicas nem sempre são claras.

O Comodato MASP Landmann – cerâmicas e metais faz parte da programação anual do MASP dedicada às Histórias indígenas, que busca promover o reconhecimento das narrativas e expressões artísticas dos povos indígenas.

A exposição proporciona ao público a oportunidade de apreciar e compreender a riqueza cultural e artística das antigas civilizações americanas, mergulhando na história ancestral dessas populações e ampliando a compreensão sobre a diversidade cultural que moldou o continente americano.

 

 

 

 

 

 

 

Comodato MASP Landmann

Desde 2016, está aos cuidados do MASP o Comodato MASP Landmann, com a Coleção Edith e Oscar Landmann — reconhecida entre os importantes acervos de arte pré-colombiana na América Latina e como um dos poucos presentes nos museus brasileiros. Ao longo de quase 50 anos, Oscar e Edith Landmann reuniram 906 peças de arte pré-colombiana, entre têxteis, cerâmicas e metais. São obras produzidas por diferentes povos, a maioria da América do Sul, e que cobrem um espectro temporal de mais de 2.500 anos — entre 1200 a.C. e o século 16.

Cerâmicas e metais integram a programação anual do MASP dedicada às histórias indígenas. Este ano a programação também inclui mostras de Carmézia Emiliano, MAHKU, Paul Gauguin, Sheroanawe Hakihiiwe, Melissa Cody, além da grande coletiva Histórias indígenas.

Poucas coleções no mundo reúnem conjuntos tão significativos, capazes de revelar a diversidade étnica e cultural do passado remoto do continente americano. Atribuem-se os exemplares da coleção a 35 distintas “culturas arqueológicas”, sendo esse o termo empregado para se referir aos conjuntos de artefatos que apresentam características estilísticas, tecnológicas e visuais comuns, que permitem inferir fronteiras culturais e temporais, bem como processos de interação e de trocas entre distintas populações pré-colombianas.


SERVIÇO          Comodato MASP Landmann — cerâmicas e metais pré-colombianos
  • Curadoria: Marcia Arcuri, curadora-adjunta de arte pré-colombiana, MASP, com assistência de Leandro Muniz, assistente curatorial, MASP
  • Local: MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
  • Endereço: Avenida Paulista, 1578 – 2º subsolo – Bela Vista
  • Telefone: (11) 3149-5959
  • Período: 30 de junho a 24 de setembro de 2023
  • Horários: 4ª  feira a domingo, 10 às 18 hs (entrada até  as 17 hs)
  • Grátis: 3ª feira –  Bradesco, das 10 às 20 hs (entrada até as 19h)
  • Fechado: às 2ªs. feiras
  • Ingressos: R$ 60 (entrada); R$ 30 (meia-entrada)
  • Observação: agendamento on-line obrigatório: clique aqui.

<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa – MASP >>

d