Home Cotidiano Incêndio no Parque Estadual do Juquery não atinge a Serra da Cantareira

Incêndio no Parque Estadual do Juquery não atinge a Serra da Cantareira

Tempo de Leitura: 3 minutos

.

da redação DiárioZonaNorte

Um incêndio  de grandes proporções atingiu o Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, na manhã deste domingo (22/08/2021).

Equipes do Parque informam que,  durante o período da manhã,  foram avistados 16 balões sobre a área sobre o local e a queda de um ou mais deles, causou o incêndio. O vento forte, a vegetação seca e o calor contribuíram para que os focos se espalhassem rapidamente .

Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo deslocou sete viaturas e 80 homens, além do helicóptero Águia 4, para combater o fogo, que já atingiu os três setores da área de mata do parque. No período da tarde, já eram 250 pessoas trabalhando no combate ao fogo.

Última região de cerrado da região metropolitana de São Paulo, o  Parque Estadual do Juquery, ocupa uma extensão de dois mil hectares.  Moradores da zona norte de São Paulo, relatam a “chuva de cinzas” na região.

O fogo também atinge a vegetação de cerrado, no bairro Nova Era – no município vizinho de Caieiras.

O incêndio não chegou a atingir o Parque Estadual da Cantareira – reserva de Mata Atlântica Nativa do Estado de São Paulo

incendio

De acordo com Dorival José da Silva (Jota), secretário de Segurança Pública de Franco da Rocha, “a  força do vento tem dificultado muito o trabalho das equipes, o que impede o trabalho de diminuir os focos do incêndio e ajuda o fogo a se alastrar”.

Convocação de voluntários
Por meio publicações  de seu perfil no Facebook, a Prefeitura Municipal de Franco da Rocha pede a ajuda de voluntários para o combate ao fogo.

 

incendio

No final desta tarde, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, emitiu o seguinte comunicado:

O Governo do Estado, por meio da Operação Corta-Fogo, informa que mais de 100 homens, entre Corpo de Bombeiros, funcionários da Fundação Florestal e voluntários, atuam, desde o início da manhã deste domingo, no combate a um incêndio no Parque Estadual Juquery, com o auxílio de viaturas, aviões e de duas aeronaves Águia da Polícia Militar. Ainda não há informações sobre a causa da queimada.

Apenas no PE Juquery, visando prevenir os incêndios florestais e minimizar sua propagação quando ocorrerem, foram contratados diversos serviços, que incluem abertura de 195 m³ de cacimbas para contenção de águas pluviais e acertos em 30 mil m² de estrada. Neste ano, quase 150 brigadistas voluntários passaram por capacitação na Região Metropolitana. O Parque Estadual Juquery é gerenciado pela Fundação Florestal.

Neste ano, o Estado está investindo mais de R$ 7 milhões em ações preventivas para combate aos incêndios florestais, que incluem a construção de aceiros, treinamento dos brigadistas, além da aquisição de maquinários e equipamentos de segurança.

Importante ressaltar que o período de junho a outubro favorece a ocorrência de incêndios florestais devido ao inverno e à estiagem, que promovem a seca da vegetação.

Está em andamento uma campanha de conscientização para que a população evite: fazer fogueiras, queimar lixo, jogar cigarros nas rodovias próximas à mata, soltar balões, entre outras medidas preventivas. As ações ocorrem em estações de trem, postos de combustível, rodovias, por meio de SMS da Defesa Civil, que alerta sobre as regiões mais secas etc. Além do tempo mais seco, a queima criminosa, atos de vandalismo e outras ações humanas contribuem para a ocorrência de incêndios florestais”.

<com apoio de informações: Imprensa Prefeitura Franco da Rocha e Governo do Estado de São Paulo – SIMA>

Crédito da foto e vídeo: Prefeitura Municipal de Franco da Rocha

d