Home Cultura História divertida e músicas adoráveis, ‘Um Filme de Cinema’, respeita o público...

História divertida e músicas adoráveis, ‘Um Filme de Cinema’, respeita o público infantil

Tempo de Leitura: 3 minutos

história

por Aguinaldo Gabarrão (*)

Contar uma boa história para crianças, independente do meio utilizado, é um grande desafio. E ele se torna ainda mais espinhoso, quando o tema é o próprio cinema, contado a partir de fragmentos de filmes clássicos, alguns pouco conhecidos do grande público.  O risco é tornar o filme uma chatice didática e documental, mas ‘Um Filme de Cinema’ escapa dessa armadilha e oferece ao público uma história lúdica e divertida.

Tudo começa na escola onde estuda Bebel (Bebel Mendonça). Ela escolhe fazer um filme a partir da atividade proposta pela professora e pede ajuda ao pai (Rodrigo Scarpelli), um cineasta que passa por momentos de ausência criativa. A partir do empréstimo de uma câmera, um mundo de novas possibilidades se apresenta para ela e seus amigos, e seu pai tem a chance de repensar sua carreira e atitudes.

história

A força do cinema mudo

O pulo do gato do diretor e roteirista Thiago B. Mendonça é conseguir alinhavar nas situações que movem as duas personagens centrais (o pai e a filha Bebel), fragmentos de filmes que se perdem na linha do tempo, mas dialogam perfeitamente com os pontos de tensão ou comicidade da história.

O universo de Georges Méliès (1861-1938), mágico e cineasta, surge com suas traquitanas no espaço físico, herança do teatro, onde a câmera era fixa e em quadro estático, e caminha para a evolução da linguagem onde Buster Keaton e Charlie Chaplin dominam a técnica, numa época em que o cinema ainda não era falado e seus gestos e olhares eram suas vozes.

A força imagética desses e de outros artistas está presente em diversos momentos, inclusive nas ações físicas das personagens e na sua interação direta, por meio de projeções, num efeito de metalinguagem. E esses enunciados visuais, tão diferentes, no conjunto, se harmonizam e compõem a síntese poética do diretor Mendonça: a arte e a vida são uma e a mesma coisa.


Clique na imagem para assistir o trailer:


Cumplicidade do elenco

O elenco mirim foi conduzido de maneira a evitar ao máximo que perdesse o que há de melhor numa criança: a espontaneidade. E embora não haja um aprofundamento psicológico de parte das personagens, construídas para que a trama ande, é inequívoca a cumplicidade do elenco, que conta com atores do talento de Antonio Petrin e Carlos Francisco, que interpreta um andarilho, melancólico e empático.

Com história divertida e músicas adoráveis, ‘Um Filme de Cinema’, respeita a capacidade intelectiva dos pequenos e faz uma sincera e bem sucedida homenagem ao cinema.


Serviço:

Gênero: / País: Brasil / Classificação: Livre / Duração: 1 hora e 23 minutos / Ano: 2017-2023

Elenco: Bebel Mendonça, Isadora Mendonça, Rodrigo Scarpelli, Eugênia Cecchini, Antonio Petrin, Alípio Freire, Carlos Francisco, Camila Urbano / Diretor e Roteiro: Thiago B. Mendonça Direção de Fotografia: Andre Moncaio / Direção de Arte: Bira Nogueira / Trilha Sonora: Zeca Loureiro / Montagem: Bem Ortolan do Prado e Eduardo Liron  / Produção Executiva: Renata Jardim / Produção: Adriana Barbosa, Danillo Prisco, Laura Calasans, Alex Rocha / Distribuidora: Embaúba Filmes / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação


 

Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


Álbum == Clique na imagem para expandí-la:


 

d