Home Bem Estar Guia gratuito de saúde aborda transtornos alimentares e distúrbios de imagem

Guia gratuito de saúde aborda transtornos alimentares e distúrbios de imagem

Tempo de Leitura: 3 minutos

 transtornos alimentares

  • Em 2023, a rede municipal de saúde realizou mais de 970 atendimentos; 
  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para o cuidado; e
  • Veja abaixo e obtenha cópia do guia ´´10 Fatos Importantes sobre Transtornos Alimentares e Distúrbios de imagem´´.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou um material educativo para ajudar a população a identificar sinais de transtornos alimentares e distúrbios de imagem.

Considerado um problema de saúde pública, esses transtornos, além dos diferentes gêneros, atingem pessoas de diversas idades, raças/cor, peso corporal, orientação sexual e nível socioeconômico.

Em 2023, de janeiro a novembro, foram realizados 977 atendimentos e procedimentos de investigação diagnóstica nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e demais equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da rede municipal.

Considerando o mesmo período de 2022, foram 926. A maior parte das ações assistenciais foi para adolescentes, entre 15 e 17 anos de idade, com 217 atendimentos no período. As mulheres são maioria, sendo 645 assistidas, enquanto o número de homens foi de 332. Entre os transtornos mais prevalentes estão anorexia, bulimia nervosa e o transtorno de compulsão alimentar.

 transtornos alimentares

Essas desordens,  explica o interlocutor da Área Técnica de Saúde Mental da SMS, Wagner Laguna, na maioria dos casos, são complexas, multifatoriais e persistentes. “Quando comprovada a hipótese terapêutica, oferecemos atenção integral e acompanhamento multiprofissional. A abordagem envolve um projeto terapêutico singular [PTS] personalizado focado nas necessidades clínicas, sociais, nutricionais e em saúde mental para cada um dos pacientes.”

O que são as doenças

PERTURBAÇÕES ALIMENTARES ==  Perturbações complexas, multifatoriais e persistentes na alimentação ou no comportamento alimentar, capazes de prejudicar a saúde física, a relação com a comida e o funcionamento psicossocial de uma pessoa. Alguns dos transtornos mais prevalentes são a anorexia, a bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar; e

DISTÚRBIOS DE IMAGEM == Transtornos alimentares podem afetar a maneira como a pessoa percebe a sua autoimagem, levando a distorções, insatisfação com a aparência física, preocupação exagerada e sentimentos negativos sobre a forma e o tamanho do corpo. Distúrbios de imagem corporal são um critério importante para o diagnóstico diferencial de transtornos alimentares.

Material educativo 

O material traz luz ao tema, que é de extrema relevância e exige escuta aberta e acolhedora em todos os serviços de saúde. De forma didática, são listados dez fatos importantes sobre transtornos alimentares e distúrbios de imagem corporal, que ajudam a entender o que é, como identificar e onde procurar ajuda e atendimento.

GUIA GRATUITO == A publicação digital (PDF) , pode ser acessada no link — clique aqui

 transtornos alimentares

Rede de atendimento 

Na capital, as Unidades Báscias de Saúde (UBSs) são a principal porta de entrada para o atendimento e acolhimento. Para os casos que envolvem sofrimento psíquico e saúde mental, a população pode buscar auxílio em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.

A lista completa dos equipamentos de saúde pode ser consultada pela plataforma Busca Saúde, no link – clique aqui.


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa / Secretaria Municipal da Saúde – SP >>