Home Destaque Feliz Aniversário, Vila Maria! 104 anos de muita história….

Feliz Aniversário, Vila Maria! 104 anos de muita história….

Villa Maria
Tempo de Leitura: 2 minutos

 

No próximo dia 17 de janeiro a Vila Maria completará 104 anos.   Para homenagear a vila mais charmosa de São Paulo, novamente fazemos nossas  as palavras de Beto Freire, um apaixonado pelo bairro e um eterno brigador pela região

“Em um longínquo 17 de Janeiro de 1917 um loteamento da zona norte da cidade recebia o status de Vila.  O sonho do fundador Eduardo Cotching ganhou formas com um projeto da Companhia Paulista de terrenos, um dos primeiros bairros planejados da época.

A maioria dos lotes foi adquirido por portugueses que atravessaram o oceano em busca de prosperidade e  encontram na Vila Maria oportunidade para moradia e trabalho, transformando em pouco tempo “um brejo” em uma pequena cidade.

Com características únicas e moradores ilustres o bairro manteve inalterada a característica de vila, com muitos comércios e moradias horizontais é um ícone na cidade.

O dia-a-dia da região é muito parecido com a de cidades litorâneas e interioranas, apesar de toda agitação de uma megalópole os conhecidos são fáceis de encontrar aqui e acolá.

O comércio tradicional passado entre gerações é outra singularidade da região, o chamado crescimento e progresso nunca atropelou os costumes de seus moradores e comerciantes. Por aqui o tempo também passa, mas sem tanta pressa…

Seja nas missas de domingo, na quadra da escola de samba ou durante a correria na Guilherme Cotching,  nossos vizinhos sempre encontram tempo para uma boa conversa, manter o espírito de comunidade é uma tradição inabalável na Vila.

Entre tantas qualidades ainda existem necessidades, a Vila Maria vive a expectativa de um Hospital Público de Referência e aguarda o desfecho do projeto da Linha 19 Celeste do Metrô, que contempla a região com uma estação. Investimento na segurança pública da região é outra prioridade dos moradores e comerciantes da Vila.

A miscigenação de povos e culturas fez nascer o refrão: “Somos todos Vila Maria”

Parabéns,

Beto Freire”

d