Home Cultura Exército Contra Nada apresenta “El General” no Casarão da Vila Guilherme. É...

Exército Contra Nada apresenta “El General” no Casarão da Vila Guilherme. É “de graça”

Tempo de Leitura: 3 minutos

 el general

  •  O grupo circense celebra dez anos com apresentações do espetáculo “El General” 
  • Exército Contra Nada realiza apresentações circenses gratuitas em espaços periféricos de São Paulo

O grupo circense Exército Contra Nada realiza uma mostra de repertório celebrando dez anos de trajetória e inicia a temporada com apresentações gratuitas do espetáculo El General”, criado em 2011, em espaços periféricos de São Paulo situados na Zona Norte e Zona Leste.

O espetáculo pode ser assistido no Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão, na Vila Guilherme (Zona Norte), neste sábado (06/03/2022), às 16 horas. 

O que a história conta

O espetáculoEl General” conta a trajetória de um palhaço que, ao batalhar por seu sustento, se descobre artista, porém as coisas saem diferente do esperado. Em suas tentativas, ele trafega entre os papéis de contrarregra e de artista circense, que se coloca no palco sem saber o que fazer. Mas persistente, ele mergulha na imaginação para encontrar maneiras de se transformar no que quiser.

Mais ainda: Quem vem é El General, um saltimbanco dos tempos do início do Circo Moderno. Quando artistas mambembes transformaram um exército em circo. A história conta que artistas de rua perceberam que havia um exército que não tinha contra o que lutar, então esse exército poderia transformar-se em CIRCO.

Era o momento de usar o seu poder de luta para batalhar por outras conquistas que não fossem os territórios inimigos. Temos aqui esse palhaço que se esforça para fazer o show, e entra em grandes apuros por conta disso. Em determinado momento, ele encontra roupas e pertences dos soldados daquele exército, e vai transformando tudo em uma grande brincadeira.

el general

Um comunicação silenciosa e envolvente

Risos e imprevistos fazem parte do show, que traz o público para transformar cada apresentação. Onde o impossível se fará possível, e o possível se fará ver.

Solo de Palhaço de Rua, “El General” é um espetáculo de comicidade com linguagem universal, já que possui sons, gestos, movimentos, porém quase nenhuma palavra. Uma obra que se comunica com o público através de olhares e sorrisos, e faz um convite para que as pessoas riam de si mesmas, celebrando as diferenças e multiplicidades.

Vencedor do Programa Nascente USP 2019, na Categoria Artes Cênicas, o espetáculo já foi apresentado em países como França, Espanha, Grécia, Portugal, Argentina e Peru. Além de ter percorrido os estados do Acre, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. 

Sobre o grupo Exército Contra Nada

Criado por Rafael de Barros , o Exército Contra Nada surgiu a partir da motivação em criar e recriar simbolicamente um mundo onde um exército pudesse não lutar contra absolutamente nada.

Com a chegada de Adriano Mauriz em 2018, este “exército de um homem só” se transformou em um duo e juntos, os artistas criaram o espetáculo “MUNDANO” (2019). Desde então seguem se apresentando em diversos espaços emblemáticos de circo e teatro, Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas, unidades do Sesc, entre outros.

As ações fazem parte do projeto “Exército Contra Nada – 10 anos de um Circo de Rua”, contemplado no edital de Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo.


SERVIÇO

Espetáculo “El General” – Com Exército Contra Nada

  • Quando: 05 de março de 2022 (sábado) – Horário: 16:00
  • Onde: Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão
  • Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme, Zona Norte,
  • Telefone: (11) 2909-0065
  • Duração: 50 minutos
  • Classificação: Livre
  • Ingresso: Grátis

FICHA TÉCNICA

  • Direção e Atuação: Rafael de Barros
  • Operação de som: Adriano Paes Mauriz
  • Figurino e Cenário: Alex Lima

<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa Luciana Gandelini>>

d