Home Cultura Em ‘Monster’, diretor desconstrói o senso comum sobre o problema do bullying

Em ‘Monster’, diretor desconstrói o senso comum sobre o problema do bullying

Tempo de Leitura: 2 minutos

Monster

por Aguinaldo Gabarrão (*)

A sociedade japonesa prima, aos olhos do mundo, por ser organizada, disciplinada e eficiente. Vários outros adjetivos podem ser mencionados para expressar as muitas e importantes conquistas do Japão. Mas é fundamental lembrar que a base está na escola, onde as crianças aprendem valores como socialização e partilha, ambas tarefas integradoras.

No entanto, em Monster, o premiado diretor Kore-eda Hirokazu (Assunto de Família), torna-se a “mosca na sopa”, ao tocar no incômodo, mas necessário, tema do bullying e dos relacionamentos tóxicos na escola e na família, ambos os lugares destinados à formação do caráter do indivíduo.Monster

Estranhos sinais

A mãe solo Saori (Sakura Ando) sente que há algo errado quando seu filho Minato (Soya Kurokawa) começa a se comportar de maneira estranha. Ao descobrir que um professor (Eita Nagayama) é o responsável, ela vai até a escola e exige saber o que está acontecendo. Enquanto o caso se desenrola pelos olhos da mãe, do professor e da criança, a verdade começa a surgir.

A construção engenhosa e, porque não dizer, complexa da estrutura narrativa, exige do público a necessária paciência para adentrar no terreno movediço dos sentimentos que impulsionam as personagens: intimidações, complexos e recalques.

Mas vencida a primeira etapa, o que parece confuso na trama, ganha sentido. Por sua vez, a verdade mais cristalina se esfacela, quando o olhar da câmera coloca o espectador sob um outro ângulo da mesma questão. E nesse jogo sutil revela-se, pouco a pouco, a barbárie psicológica que corrói intimamente aquelas vidas.

Um diretor jamais complacente

O experiente Sakamoto Yuji, conquistou para o filme o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2023. Outro grande trunfo é o premiado ator e compositor Ryuichi Sakamoto (1952 – 2023). Sua música é, sem exagero, uma personagem oculta na trama, intensa e delicada, em permanente diálogo com o conjunto.

O filme Monster é uma paisagem formada por diversas peças de um quebra-cabeças psicológico, colocadas pacientemente sob o olhar apurado do diretor Kore-eda Hirokazu, em que ele não deixa espaço para qualquer discurso complacente perante a realidade, seja ela obscura ou alegre.


Serviço

MONSTER – Título Original: Kaibutsu

  • Gênero: Drama
  • País:  Japão
  • Classificação: 12 anos
  • Duração: 2 horas e 6 minutos
  • Ano: 2022

Direção: Kore-eda Hirokazu / Roteiro: Sakamoto Yuji / Elenco: Sakura Ando, Eita Nagayama, Soya Kurokawa, Hinata Hiiragi, Mitsuki Takahata, Akihiro Kakuta, Shidô Nakamura, Yûko Tanaka / Direção de Fotografia: Ryûto Kondô / Direção de Arte: Keiko Mitsumatsu / Figurino: Kazuko Kurosawa / Trilha Sonora: Ryuichi Sakamoto / Montagem: Kore-eda Hirokazu / Produção: Minami Ichikawa, Ryo Ota, Kiyoshi Taguchi, Hajime Ushioda, Kenji Yamada, Tatsumi Yoda / Distribuidora: Imovision


 

Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo e de projetos. Um eterno colaborador do Diário Zona Norte.