Home Destaque Em comemoração ao Dia Mundial, pães serão distribuídos “de graça” na Av....

Em comemoração ao Dia Mundial, pães serão distribuídos “de graça” na Av. Paulista

Tempo de Leitura: 4 minutos

pães

da Redação DiárioZonaNorte

  • Criada em 1872, a Panificadora e Confeitaria Santa Tereza é a mais antiga de São Paulo e do país;
  • Fundada por portugueses, seu nome é uma homenagem à Rua Santa Tereza, onde se localizava até 1947, quando transferiu-se para a Praça João Mendes; e
  • No Brasil, o pão francês é chamado de  cacetinho no Rio Grande do Sul; no Pará, careca; e na Bahia, carioquinha.

16 de outubro, na próxima 2ª feira, será comemorado o Dia Mundial do Pão —  instituído há 23 anos pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York — , uma data que coincide com o Dia Mundial da Alimentação.

Nesta ocasião especial, o Sampapão, representante das entidades de panificação e confeitaria de São Paulo  — composta pela Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria – AIPAN e do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria -SINDIPAN, marca a data com a importância desse alimento essencial em nossa vida cotidiana.

Com o apoio de 40 panificadoras, a celebração inclui a distribuição de 10 mil pães em kits, acompanhados por sachês de patês e sucos, que ocorrerá a partir das 6 horas da manhã, em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, com previsão até o meio-dia.

pães

O pão nosso de cada dia 

O pão é um elemento constante em nossas refeições e desempenha um papel vital em nossas vidas. Rui Gonçalves, presidente do Sampapão, enfatiza que ´“o pão é o alimento que está presente na mesa da maioria da população e é através dele que mantemos a nossa família. O Dia Mundial do Pão é comemorado para denunciar a fome do mundo!”.

Ele lembra que o Dia Mundial do Pão não é apenas uma celebração culinária, mas também uma oportunidade de chamar a atenção para a busca  global para erradicar a fome. Ao mesmo tempo, lembrar de nossos semelhantes que merecem respeito.

Com isto, além da distribuição de pães em frente à FIESP, estão previstas doações de mais 10 mil pães para entidades beneficentes na cidade de São Paulo. É uma maneira de expressar gratidão e partilha com a comunidade, complementa o presidente do Sampapão.

pães
Panificadora e Confeitaria Santa Tereza em seu primeiro endereço, até 1947.
A origem do pão

O pão é um alimento com uma história que abrange milênios. Seus primórdios remontam a tempos antigos, quando nossos ancestrais começaram a cultivar grãos como trigo, cevada e milho. A partir daí, a humanidade descobriu a arte da panificação, evoluindo de uma simples mistura de farinha e água para as diversas variedades de pães que hoje encontramos nas padarias.

Em diferentes períodos históricos, como no Egito, Grécia e Roma antigas, o pão desempenhou um papel fundamental na alimentação. Com o tempo, os métodos de panificação foram aprimorados, e a ciência do fermento levou à produção de pães mais consistentes.pães

Durante a Idade Média, mosteiros desempenharam um papel central na produção e disseminação do pão, contribuindo para a sua forma atual.

Com a Revolução Industrial, a produção de pão foi transformada, tornando-o acessível em larga escala. Hoje, pães de diferentes tipos, como o francês, italiano, baguete, e muitos outros, fazem parte da nossa dieta diária.

Os nomes diferem de acordo com a região do Brasil, mas a receita é a praticamente mesma, assim como a popularidade entre a população. Por isso, o pãozinho que é quase unanimidade na mesa dos brasileiros tem um dia só para ele, comemorado  em 21 de março.

O pão para reflexões

O pão, um alimento que transcende culturas e épocas, ganhou seu próprio dia de celebração, o Dia Mundial do Pão. Ao lembrar dessa data especial, reconhecemos a importância do pão não apenas como um alimento, mas como um símbolo de partilha e tradição.

A história do pão é uma jornada fascinante que nos conecta com o passado e nos nutre no presente, lembrando-nos da essência da alimentação humana e da importância de erradicar a fome global.

O Sampapão

Com mais de um século do início das padarias em São Paulo, e com a união das panificadores e confeitarias,  o Sampapão representa o setor em São Paulo e vários outros municípios. A entidade vem  aprimorando sua competência ao longo dos anos, e trazendo muitas conquistas para o setor de panificação.

Com base no desenvolvimento e modernização da categoria, a entidade oferece a seus associados uma diversidade de vantagens e serviços. Em sua sede, no centro da cidade, onde mantém o Instituto de Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria de São Paulo conhecido como Escola IDPC há 22 anos, onde formou mais de 25 mil alunos em cursos básicos e técnico de panificação e confeitaria, em aulas práticas e teóricas.

Por reunir todos esses diferenciais, o Sampapão é reconhecido como uma das maiores entidades de panificação do Brasil, que busca fazer sempre o melhor para a categoria e para seus associados. Mas com reflexos nas vidas de muita gente em todos os cantos de São Paulo. 


Leia também: Padocaria-SP 2023 busca a melhor padaria da cidade e os melhores serviços, até pizza – que tem o patrocínio do Sampapão. Clique aqui


Serviço

<<Com apoio de informações: Fragata Assessoria de Imprensa / Dorotéia Fragata >>