Home Cultura Em 2024, o “Revelando SP ” será ampliado em cinco edições com...

Em 2024, o “Revelando SP ” será ampliado em cinco edições com cidades do interior

Revelando SO-2023, no Parque da Água Branca
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • Maior festival da valorização da cultura tradicional paulista está com edital aberto para a indicação de culinaristas, artesãos e artistas; e
  • Até 01 de abril podem ser realizadas as inscrições.

O Revelando SP está sendo ampliado, com cinco edições ao longo de 2024, de maio a setembro, em cidades do interior e na capital de São Paulo:

  • Barretos, de 16 a 19 de maio;
  • Iguape, de 13 a 16 de junho;
  • São José dos Campos, de 4 a 7 de julho;
  • Presidente Prudente, de 8 e 11 de agosto; e
  • São Paulo, na capital, de 12 a 15 de setembro.

Os municípios que desejam indicar representantes nas áreas de artesanato, culinária e manifestações culturais tradicionais, o edital já está aberto — ver a íntegra, clique aqui.

Segundo a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, a participação das cidades de todas as regiões é essencial para que a diversidade e toda a cultura do interior, litoral e da região metropolitana da capital, esteja representada no evento.

Possuímos uma indústria criativa robusta no Estado de São Paulo e o Revelando SP é um exemplo disso. Um evento que engloba gastronomia, dança, artesanato é uma oportunidade perfeita para fomentarmos e preservarmos a essência da cultura paulista”, destaca a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton.

Inscrições

Estão disponíveis até 01 de abril, e podem ser feitas no site dos Amigos da Arte clique aqui

interior

O Festival da Cultura Paulista Revelando SP

O festival, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo, por meio de modas de viola, pratos típicos, expressões da cultura tropeira, catira, congada e muito mais.

São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é ainda palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

No ano passado,  o Revelando SP teve duas edições, em São José dos Campos e em São Paulo, nas quais estiveram representados mais de 260 municípios, por meio de 127 atividades culturais.

Culinária

Na culinária, o festival sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas, que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.

interior

Artesanato

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado, pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

Arte

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões etc..

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.


Serviço

<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo >>

interior interior interior interior interior interior