Home Destaque Editorial: Está chegando a hora! Por quê você deve votar em...

Editorial: Está chegando a hora! Por quê você deve votar em candidatos da ZN?

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Editorial por DiárioZonaNorte

O dia 15 de novembro está chegando, somente mais dois domingos. Nas próximas eleições, há necessidade de renovação. Tudo muda e velhos políticos permanecem um longo tempo em vários mandatos por razões da falta de consciência e cobrança da população. Alguns formando linha sucessória com filhos e parentes dos mais variados graus, usando até o mesmo nome para confundir o eleitor.

E os velhos políticos foram se mantendo dentro da Câmara Municipal. Foram mandatos atrás de mandatos, onde os candidatos (re)aparecem no momento de suas tentativas de (re)eleições.

Depois, nos quatro anos de um novo mandato, eles ficam à distância de seus eleitores. Nem voltam aos locais dos pedidos de votos, nem sabem o que acontece nos bairros.

Como “representante do povo”, nem mesmo fiscalizam os atos do Prefeito da cidade, não há incertas em hospitais, postos de saúde e outro locais públicos. Muitos ocupam os quatro anos de mandato dando nome a ruas, praças e promovendo homenagens com placas sem sentido.

O povo reclama nas páginas do Facebook e em grupos de WhatsApp, mas os vereadores estão além dos assuntos. Não se incomodam e não se mexem. Os carros de último modelo, que ficam à disposição, não rodam para os locais que deveriam fiscalizar.

No prédio da Câmara Municipal tem uma ampla sala, com ar condicionado, telefone, computador e outras regalias. No mesmo local, mais de 15 assessores para “a princípio” cuidar da boa imagem do vereador — os que trabalham. E nada se vê de prático junto aos munícipes, que na verdade pagam os impostos e os salários de seus representantes na Câmara Municipal.

E não fica por aí. Outras despesas entram no borderô dos vereadores, como alimentação, telefone, gráfica, correios e outros serviços que são pagos pela população. Lá dentro tem à sua disposição centro médico, barbeiro, engraxate, restaurante, cafezinho etc. E do lado externo, tem carro modelo do ano com tanque cheio, médico, dentista, hospital, etc. Tudo isto fora do salário de aproximadamente 19 mil reais.

E a semana de um vereador não se conta de 2ª feira a sábado. É sempre com menos dias e menos comparecimentos. Feriados são emendados, fora o período de recesso parlamentar.

Não para por ai,  já que todos os vereadores recebem 3,5 a 4  milhões de reais como “verba parlamentar” para mostrar serviços. Isto mesmo o dinheiro vem do povo para voltar como serviços para a população. Essas “verbas parlamentares” servem para “azeitar” os eleitores, mas acabam tendo também outras finalidades, com desvios. Acaba se tornando uma briga desigual nas eleições. Sem contar que muitos articulam o direcionamento destas emendas exigindo contrapartidas diante do valor direcionado

Tudo isto deve servir com reflexões para os eleitores neste ano atípico da pandemia. O voto sempre foi importante, mas o povo nunca fez a cobrança dos que foram eleitos. Agora, com as mídias sociais, o povo deve ser mais atento e cobrar resultados. E exigir explicações e, em caso maior, levar em protestos ou até ao Ministério Público. O povo não pode ficar calado.

Dos 55 vereadores da Câmara Municipal, somente 4 deles não buscam a reeleição neste ano. E os outros 51 vereadores, a maioria, quer ficar nas mordomias mais quatro anos. Mas o povo agora tem que pensar seriamente a quem dará o voto e depois cobrar a partir de janeiro do ano que vem. Como o DiárioZonaNorte fará em seus coberturas  jornalísticas.

Quem fizer pelo lado bom, buscando a melhor qualidade de vida para a população e fiscalizando o poder municipal, terá o retorno positivo. Mas aqueles que buscam se esconder em seus gabinetes e nada mostrar, terão o retorno com críticas e pontuação negativa.

Desta forma, a Zona Norte-Nordeste ( as regiões e sub-regiões da Casa Verde, Cachoeirinha, Limão, Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Jaçanã, Tremembé, Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Medeiros e Parque Novo Mundo)  precisa de gente que a represente à altura, seja morador e conviva na região, e seja um lutador pelas melhorias e benefícios de todos.

O povo não pode ser mais jogado em um canto e só ser lembrado de quatro em quatro anos. Há necessidade de uma reviravolta política, com ressurgimento de mais cidadania, e que traga melhores condições para todos em todas as áreas: saúde, educação, transportes, lazer, esportes e outros.

O DiárioZonaNorte é apolítico e não tem o “rabo preso” com ninguém, nem mesmo aceita publicidade de políticos e dos poderes municipal, estadual e federal. Mostra autonomia e tem como princípio principal trazer muita informação de qualidade e de boas fontes, com a verdade e prestação de serviços aos milhares de leitores.

Um jornal que também, como a maioria da população, quer Subprefeitos e Chefes de Gabinete que sejam legítimos representantes  e moradores de bairros da Zona Norte. Deve ter fim a mordomia de vereadores que possuem atualmente seus feudos nas subprefeituras e usam também os cargos para “cabide de empregos”. Esses cargos devem ser escolhidos pelos moradores, com pessoas de qualidade e moradoras nos bairros.

Pense e reflita, escolha o melhor candidato da Zona Norte-Nordeste, que leve renovação à Câmara Municipal. E que possa combater mordomias e levar à redução de salários dos vereadores. Hoje, com a situação econômica no meio de uma pandemia, haverá dificuldades orçamentárias com gastos excessivos no ano que se aproxima, e está chegando o momento dos novos vereadores proporem redução de seus salários e despesas.

Com isto, uma cidade melhor e mais digna para todos.  Os novos vereadores fiscalizando a nova gestão municipal, com suas Secretarias, órgãos e serviços. E, ao mesmo tempo, com mais liberdade e condições sociais. Buscando também o lado positivo desses novos representantes da população, já olhando para uma outra transformação em Voto Distrital, o que poderá dar mais condições nas eleições que virão no futuro.

Pense e converse com os parentes, amigos e vizinhos. Discuta qual é o melhor, checando o perfil e as propostas do candidato de sua região. Tem muitos “forasteiros” que se dizem da Zona Norte, mas moram em outras regiões… até na Zona Sul, Noroeste e Leste. Vote, mas vote consciente e levando um representante com boas propostas para representar e “brigar” pelas melhorias na Zona Norte-Nordeste.


 

d