Home Estilo DZN DW! Semana de Design de São Paulo: conheça 5 eventos participantes...

DW! Semana de Design de São Paulo: conheça 5 eventos participantes imperdíveis

Tempo de Leitura: 4 minutos

DW!

  • A programação da 11ª Semana de Design de São Paulo oferece diversas atrações para quem busca ficar por dentro das novidades e tendências do segmento. Confira algumas das sugestões!

Entre os dias 4 e 11 de setembro de 2022, acontece a 11ª edição de um dos maiores festivais urbanos de design, arquitetura, decoração e economia criativa do mundo, o DW! Semana de Design de São Paulo.

Serão centenas de eventos na região metropolitana de São Paulo, de diversas naturezas (presenciais, digitais e híbridos) e tipos (exposições, instalações, palestras, tours, e muito mais). Confira uma relação das principais ações espalhadas pela capital paulista e surpreenda-se:

By Kamy

Para esta edição, a by Kamy desafiou estudantes de importantes faculdades, de forma gratuita e voluntária, a desenvolverem tapetes em uma nova experiência autoral, incentivando-os a se expressarem sem amarras.

O resultado é o projeto ‘DivergenteZ’: a nova geração de tapetes da marca, que relaciona a arte têxtil à vertente de uma criação mais divertida, alegre, colorida e expressiva, tendo como referência a arte do grafite, dos games, dos quadrinhos e da programação criativa, trazendo para o universo dos tapetes as cores, formas, vivacidades e o humor da geração que desafia tudo o que aprendemos e entendemos como ‘certo’ e ‘definitivo’ há séculos.

Tapete FluideZ

Além das peças produzidas pelos graduandos, a grife mais uma vez evidencia na DW! o trabalho artesanal e circular da by Kamy Verde. Presente nas últimas edições do festival, a BKV apresenta um tapete inovador, criado por meio de programação criativa, e também peças assinadas por Ricardo Centurione e Kiko Maldonado, que expressam o potencial do design 360° da marca aplicado à realidade descortinada pelos jovens.

DW!
Instalação, assinada pelo Estudio Brunato, que usou o Puro 15, da Decortiles, no rooftop da Casa Brasil para o DW! 2022 / Foto: Evelyn Muller
Decortiles

Neste ano, a Decortiles marca presença no evento com uma delicada e sensível exposição aberta para o público implementada na extensão de ambientes da Casa Brasil. Assinada pelo criativo e disruptivo Estúdio Brunato, a ação tem como intuito trazer uma releitura ao uso dos materiais produzidos pela marca, como o Puro 15, porcelanato que possui personalidade multiuso graças a suas especificações e espessura.

“Imaginamos a Casa Brasil como um grande ateliê, por isso essa neutralidade das cores, e esses gigantes panos vazios da fachada, algumas partes internas também, para que elas pudessem receber intervenções artísticas e inspiracionais que permitem que o produto se comunique com a cidade e com as pessoas que passam por ali”, explica Alexandre Brunato, arquiteto responsável pela ímpar verve artística do escritório.

DW!
Revestimento Haia Argila MA (7x26cm), da coleção Made / Produção: Debbie Apsan / Foto: S.L.A. PhotoStudio
Eliane Revestimentos

Em 2022, a Eliane marca presença no festival com o lançamento de uma nova categoria de produtos, o Brick Art. Com a intenção de transitar entre o clássico e o contemporâneo, resgatar a essência das técnicas cerâmicas artesanais e acrescentar tecnologia e novos materiais, as 21 peças apresentam uma estética que harmoniza bem a memória afetiva ao que existe de mais inovador em revestimentos.

Brick Art traz uma releitura do tradicional tijolo inglês extrudado em três novas séries: Made, Tour e Neutral. São peças no clássico formato 7x26cm, que equilibram o encanto do que é feito à mão com as exigências do hoje, tornando-se ideais para aplicação em paredes, fachadas, piscinas, detalhes e ornamentos. Após anos, o tijolo transcendeu e, agora, desperta o olhar para novas cores, texturas, acabamentos e paginações.

DW!
A linha Mudra, assinada pelo Studio Saccaro, representa a constante busca por equilíbrio e harmonia / Foto: Divulgação
Saccaro

Neste ano, a Saccaro apresenta sua nova coleção, Quattro, inspirada nos elementos da natureza, com peças de design autoral que valorizam as formas orgânicas, os materiais e o trançado característico da história da marca, com uma instalação especial no showroom da marca na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

As peças de mobiliário indoor e outdoor foram assinadas pelos designers do Studio Saccaro e por parceiros da marca, como o designer Vinicius Siega, da nova geração de profissionais, que assina duas peças, e pelo designer Alain Blatché, parceiro de longa data, que assina a linha outdoor Oásis, com peças que são um convite ao descanso.

Também será exibido o preview de uma peça assinada por Vinicius Siega e que só chegará ao mercado em 2023: a Poltrona Raja, uma peça imponente e de dimensões grandiosas que, com seu trançado em fibra natural, feito manualmente por artesãos orientais, faz uma referência à história da Saccaro.

DW!
Arquitetos homenageados: Barbara Dundes, Beatriz Quinelato, Brunete Fraccaroli, Fernanda Marques, Leo Shehtman, Luciano Dalla Marta, LW, Marcelo Salum, Ricardo Abreu e Tufi Mousse. Fotos: Divulgação
Urban Arts

Nessa edição, a Urban Arts, referência no mercado de artes decorativas, participa do evento com a exposição “Urban Arqs”, que pretende homenagear, com a curadoria do jornalista Marcelo Lima, o estilo de arquitetos renomados através da reprodução de projetos de interiores que levam suas assinaturas.

Os 10 painéis, guiados pela natureza criativa de Barbara Dundes, Beatriz Quinelato, Brunete Fraccaroli, Fernanda Marques, LW, Leo Shehtman, Luciano Dalla Marta, Marcelo Salum, Ricardo Abreu e Tufi Mousse poderão ser vistos presencialmente, na galeria localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

<com apoio de informações: Isabela Oliveira – Denise Delalamo Comunicação>

d