Tempo de Leitura: 4 minutos

cooperar

  • Iniciativa de voluntariado mobilizou as pessoas para a revitalização da Guarda Mirim de Umuarama, no oeste paranaense

O desejo genuíno de fazer o bem foi o guia de cerca de 800 voluntários que, juntos, fizeram mais do que uma grande reforma: transformaram a vida de jovens.

Uma nova Guarda Mirim de Umuarama, cidade localizada na região oeste do Paraná, que recebeu os adolescentes para uma grande festa na noite do dia 12 de dezembro. Um espaço reformulado, mais acolhedor e seguro, para proporcionar melhor qualidade de ensino aos alunos da entidade.

O resultado da união de forças foi conquistado por incentivo do Dia de Cooperar que, neste ano, foi celebrado em julho. Mais do que apenas uma data, o Dia C é um movimento que valoriza a atuação em conjunto pelo bem de todos.

O Sicredi, como já é tradição, incentiva seus colaboradores a fazerem a diferença no local onde vivem por meio do voluntariado, que materializa o compromisso da instituição financeira com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como os que tratam da erradicação da pobreza e da fome, educação de qualidade, trabalho digno e redução das desigualdades.

Uma prova de que as cooperativas vão muito além do que apenas oferecer produtos e serviços financeiros. Elas são instrumentos de transformação social, econômico e ambiental.

Para os envolvidos com a Guarda Mirim, é uma alegria poder viver esse momento de revitalização, especialmente por envolver o sonho de tantos jovens. “São 49 anos de história e temos orgulho de tudo o que é feito nesse lugar. São tantos adolescentes que já passaram por aqui e que trilharam caminhos tão diferentes daqueles que talvez tivessem seguido se não fosse pelo que trabalhamos juntos. Por isso, precisamos continuar olhando para o futuro com esperança”, acredita o presidente da Guarda Mirim, Pablo Bittencourt.

“O Dia de Cooperar nos fez entender que as diferenças caem por terra diante das demandas da vida, e que os muros podem ser derrubados para que possamos estabelecer pontes. Quando estamos juntos, nós temos mais força e vamos mais longe. Quando nós cooperamos, vale muito a pena”, agradece Pablo.

Esse despertar para a cooperação é exatamente o objetivo do Dia de Cooperar. O diretor executivo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Moacir Niehues, enaltece o impacto positivo que ações como essa têm no dia a dia das pessoas. “O exercício do voluntariado mostra o quanto a cooperação pode gerar uma sociedade melhor. É nisso que acreditamos e que fazemos diariamente nas ações do nosso empreendimento cooperativo. Esperamos que essa iniciativa nos leve a outros projetos nessa mesma direção. A palavra é gratidão a todos pelo engajamento”.

Uma das idealizadoras da ação foi Charlene Sbizero, gerente da agência do Sicredi na Avenida Londrina. Emocionada, ela garante que a experiência foi maravilhosa por saber que todos fizeram o bem. “Foi comovente saber que estamos plantando uma sementinha para o futuro desses jovens. Tudo vale a pena quando fazemos com o coração”.

Projeto de reforma

Em fevereiro, os organizadores verificaram que a Guarda Mirim funcionava com algumas limitações de estrutura. Apesar de todas as dificuldades, a entidade sempre contou com uma equipe de professores, psicólogos e assistentes sociais que trabalha continuamente para que haja a efetiva permanência dos adolescentes, afastando-os de diversas formas de violência e vulnerabilidade social, como consumo de drogas, evasão escolar e vínculos familiares rompidos.

Para proporcionar uma melhor qualidade de ensino a eles, foram revitalizadas as salas de aula, com janelas e pisos novos, revisão elétrica e hidráulica, troca de telhado e de entrada, instalação de uma quadra de vôlei e de futebol e revitalização da sala de música.

A ação foi organizada pelos colaboradores das agências do Sicredi na cidade – na Avenida Brasil, na Avenida Londrina e no Shopping Palladium –, pela Quadra 1 Construtora e Incorporadora, e pela Prefeitura Municipal, com o apoio de 73 empresas locais e de pessoas que ajudaram a fazer um futuro melhor para esses jovens.

Dia C

O Dia de Cooperar é uma iniciativa nacional promovida pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. Uma forma de reforçar como o cooperativismo valoriza o trabalho em conjunto, com oportunidades para todos, e que as ações impactam diretamente na vida de muitas pessoas e transformam realidades.

Guarda Mirim

A ARAM – Associação Regional de Assistência ao Menor, mais conhecida como Guarda Mirim, qualifica profissionalmente cerca de 300 jovens de 12 a 18 anos, em vulnerabilidade social, para encaminhá-los ao mercado de trabalho. Mais informações em: www.guardamirimumuarama.org

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 105 cooperativas do Sicredi, conta com 35 anos de história, 98 espaços de atendimento e mais de 240 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.