Home Cotidiano Dia 25 de janeiro será feriado na cidade de São Paulo? Depende.

Dia 25 de janeiro será feriado na cidade de São Paulo? Depende.

25 de janeiro
Tempo de Leitura: 2 minutos

.

da Redação DiárioZonaNorte

Tudo pronto para o feriado de 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo? Depende se a empresa na qual trabalha é da capital e, se antecipou o ano passado,  cinco feriados municipais de 2022.

Em março de 2021, a Prefeitura de São Paulo anunciou a antecipação de cinco  feriados municipais, entre os meses de março e abril, na tentativa de diminuir a circulação de pessoas e o consequente contágio pela Covid-19.

Na época, ainda entraram no pacote da Prefeitura a Sexta-Feira Santa e a Páscoa, o que totalizou 10 dias de recesso. Infelizmente não deu certo e o contágio da doença atingiu seu pico em abril de 2021.

Foram eles Corpus Christi de 2021 e 2022 (03 de junho), da Consciência Negra de 2021 e 2022 (20 de novembro), além do aniversário da cidade de 2022 (25 de janeiro).

Home-office

Apesar da medida da Prefeitura, nem todas as empresas aderiram a medida e mantiveram seus funcionários trabalhando em home-office ou em linhas de produção.  Se você se enquadra nesta situação, tem direito normalmente aos feriados que foram antecipados pela então gestão Bruno Covas.

Caso a empresa que você trabalha, tenha aderido ao “feriadão”, você vai trabalhar normalmente.  E, para os que mudaram de emprego, o conselho é: consulte o Recursos Humanos de sua empresa.

Poder Municipal

A Prefeitura de São Paulo, que antecipou os feriados  de  aniversário de São Paulo, Corpus Christi e Consciência Negra de 2022, publicou na edição do último  sábado (15/01/2022) do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o  Decreto nº 61.006, de 14 de janeiro de 2022, no decreto que estabelece feriados e os pontos facultativos dos órgão públicos da capital paulista até o fim de 2022. Nele, a prefeitura menciona as datas antecipadas e determina que no dia, elas tenham “, que nas datas antecipadas,  haverá suspensão de  expediente.

E o que é  suspensão de expediente?
Significa que se o munícipe tiver algum processo correndo junto à Prefeitura, na suspensão de expediente (onde o órgão não funciona), a contagem do prazo do processo fica suspensa.  Com a volta do expediente, o prazo é retomado de onde tinha parado.

 

d