Home Destaque CEU no Parque Novo Mundo pronto para ser inaugurado nos próximos dias

CEU no Parque Novo Mundo pronto para ser inaugurado nos próximos dias

Tempo de Leitura: 3 minutos

da Redação DiárioZonaNorte

Na última 4a. feira (07out2020) o Diário Oficial do Município publicou o Decreto nº 59.821, que formaliza a criação do Centro Educacional Unificado (CEU) Novo Mundo, localizado na Avenida Ernesto Augusto Lopes, 100.

Desta forma, apesar da pandemia do Coronavirus/Covid-19, começa a se estruturar um equipamento que vai promover a formação da comunidade estudantil e local para atividades educativas, culturais, esportivas e recreativas.

O ato administrativo é  a conclusão do projeto iniciado na gestão anterior de Fernando Haddad, que deu sequência ao fim na derrubada do prédio no terreno da antiga fábrica de caixões da Prefeitura, “a Funerária” e deu lugar a um moderno e completo equipamento educacional e de lazer, contrapondo ao local. Veja o histórico da obra aqui.

Homenagem ao Diamante Negro

Através de outro decreto que homenageia personalidades negras, a Prefeitura de São Paulo acrescentou nomes em 12 unidades dos CEUs.

O CEU Novo Mundo passa a agregar o nome do ex-jogador e técnico brasileiro Leônidas da Silva (1913/2004), conhecido como “Diamante Negro” e criador da jogada “bicicleta”, tendo atuado em vários times cariocas, na seleção e no São Paulo FC.

Educação e lazer

O novo equipamento estará vinculado à Diretoria Regional de Educação – DRE Jaçanã/Tremembé, da Secretaria Municipal de Educação, que já tem a responsabilidade dos Centro Educacional Unificado (CEU) do Jaçanã e o do Tremembé – que recebeu um novo nome: CEU Tremembé – Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista negra brasileira, do Maranhão (1822/1917).

O CEU Novo Mundo terá integrado o Centro Municipal de Educação Infantil Novo Mundo, que também foi oficializado através do Decreto n. 59820, no mesmo Diário Oficial da Cidade, autorizando a sua criação.

Com isto, a demanda existente na área da educação infantil será em parte atendida, criando novas oportunidades às famílias.

CEU Novo Mundo  também oferecerá Centro Cultural contemplando teatro, ambientes para exposição, salas multiuso, biblioteca, laboratório e o Complexo Esportivo – com piscinas descobertas (infantil e adulto), piscina semiolímpica coberta e quadras poliesportivas (coberta e descoberta).

Eleição e Pandemia

Nos próximos dias, a Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, da Secretaria Municipal de Educação, providenciará o mobiliário, objetos, equipamentos e outros apetrechos para a montagem das salas do CEU e da Escola Municipal Novo Mundo – que depois em outros decretos receberão nomes de famosos homenageados.

A inauguração será breve, nos próximos dias, em função das eleições municipais. Porém, a entrega do equipamento para a população só será efetivada  após a Pandemia.

Como aconteceu com o CEU Tremembé, a construtora contratada pela Prefeitura de São Paulo correu para a finalização das obras – veja a matéria aqui.

Em uma semana, o cerimonial do prefeito acertou os preparativos para inauguração – que aconteceu no final de setembro, que foi sem alarde por causa das restrições da pandemia.

Terceirização dos Centros Unificados de Educação

No final de julho, a Prefeitura Municipal de São Paulo  abriu consulta pública para  conceder a organizações da sociedade civil a administração da infraestrutura de 12 CEUs que estão em obras em São Paulo e que devem ser concluídos antes das eleições.

Isso inclui a administração de teatros, bibliotecas, ateliês, estúdios, salas de informática, ginásios, piscinas, salas de dança e ginástica, quadras e áreas externas, pistas de skate e áreas livres de uso comum, além da manutenção, vigilância e limpeza dos espaços e realização de eventos .

A minuta do edital não inclui a concessão dos serviços educacionais e pedagógicos, ou seja, das aulas em si. Esses 12 CEUs são focados na primeira infância e oferecerão 6.000 vagas a crianças de 0 a 6 anos.

Caso o modelo seja viável, no futuro, a prefeitura pretende estender este modelo de gestão para os outros  46 CEUs já em funcionamento.

Além do CEUs Novo Mundo e Tremembé, estão nos planos terceirizar a administração dos CEUs da Freguesia do ÓCarrão/TatuapéPinheirinho, Taipas, José Anchieta (Artur Alvim), São Miguel, José Bonifácio (São Pedro), Cidade Tiradentes, Vila Alpina e Parque do Carmo, que serão entregues à população antes da eleição municipal, na qual Covas concorre à reeleição.


(Re) veja as reportagens publicadas pelo DiárioZonaNorte:

 

  • Após cinco anos de espera, CEU no Parque Novo Mundo será inaugurado em setembro – 12ago2020 – clique aqui 
  • O tempo passou e o CEU Novo Mundo chega somente agora, com atraso – 16ago2020 – clique aqui