Home Destaque Atibaia apresenta inovações tecnológicas e soluções sustentáveis na Construexpo 2022

Atibaia apresenta inovações tecnológicas e soluções sustentáveis na Construexpo 2022

Revestimento de teto vinílico
Tempo de Leitura: 5 minutos

Construexpo

  • Novas modalidades construtivas com inovações tecnológicas e soluções sustentáveis são destaques em feira de construção no interior de São Paulo
  • O crescimento imobiliário no interior propulsiona o mercado da construção civil da região Bragantina que investe em sustentabilidade e energia limpa
  • Atibaia é uma bela cidade com bons serviços a 60 kms (1 hora) de São Paulo

As inovações tecnológicas e a preocupação com a construção limpa e sustentável estão cada vez mais presentes nos novos empreendimentos imobiliários tanto residencial, comercial e industrial. Com isso, cada vez mais os construtores e o mercado imobiliário estão se preocupando com o tema sustentabilidade, o que vem gerando mais investimento neste segmento e desenvolvimento de novos produtos.

Na Construexpo,  que abre nesta 5ª feira (15/09/2022) e vai até domingo (18/09/2022), em Atibaia (SP) — somente 60 kms da capital,  em 1 hora de viagem pela Fernão Dias –, empresas do setor da construção estarão apresentando novidades sustentáveis. Serão cerca de 80 expositores como construtoras, fornecedores e serviços, entre eles, empresas com novas modalidades construtivas, e soluções totalmente limpas.

construexpo
Local do evento – Estação Atibaia

Quem visitar a feira poderá conhecer novidades, tendências e essas modalidades sustentáveis como Steel Frame, Blocon, Tijolo Ecológico, EPS e, também, poder circular por casas construídas com alguns destes sistemas, que estarão em exposição para visitação.

É o caso da casa em EPS do Grupo Isorecort, que apresentará sua linha completa de soluções sustentáveis para a construção civil. Para demonstrar como é possível construir casas, galpões e também escritórios de “isopor” (como o EPS, ou poliestireno expandido, é popularmente conhecido), com zero descarte de materiais, a empresa terá uma casa de 60 m² exposta no evento. Além da casa, um pórtico em EPS dará as boas-vindas aos visitantes. Escada e molduras

O material já é reconhecido mundialmente, e está presente em diversas construções residenciais e comerciais tanto na Europa quanto nos Estados Unidos e na Ásia, justamente por ser vantajoso em diversos aspectos. Totalmente reciclável, ele gera 0% de descarte de resíduos; promove rapidez na obra; possui em sua composição 2% de matéria prima e 98% de ar; é isolante térmico, mantendo a temperatura ideal dentro dos ambientes; e é também resistente, assegurando durabilidade à construção.

construexpo
Construção modular
Sem desperdícios

Outra tendência que estará presente na Construexpo é a construção modular da empresa TAEC Módulos. Esta modalidade também economiza tempo na obra, desperdício de material com edificação simultânea, suaviza a emissão e carbono no ar, já que é realizada basicamente com a combinação de aço, vidro e madeira, sendo assim totalmente sustentável. Na feira a empresa estará expondo a TAEC HOUSE 1 módulo de 3,0 x 9,0m, totalizando 27m². Pequenas casas como essa são tendências mundiais e conhecidas também como Tiny House, cujo conceito é embasado na filosofia do minimalismo.

Já a Thermo-Iso que desenvolve produtos sustentáveis é fabricante de soluções para o segmento da construção civil e indústrias, utilizando poliuretano (PUR) e poliisocianurato (PIR). Seus construtivos (painéis e telhas) são isolantes térmicos e acústicos, que podem ser usados na construção de casas e em variados ambientes.

construexpo
Monopainel ou painel monolítico

E para mostrar a versatilidade e eficácia dos produtos, a empresa vai construir para a feira uma casa container, estilo que faz parte das construções modulares, que já está sendo muito usada por arquitetos. A casa tem 5 m x 3 m e estará totalmente mobiliada para mostrar toda a versatilidade dos painéis e telhas.

Os núcleos das telhas da Thermo-Iso são verdadeiras barreiras térmicas, que impedem a passagem de até 30% do calor ou frio para o ambiente, deixando-o agradável, além da importante economia de energia elétrica, principalmente no verão, que pode chegar a 70%/ mês.  Além da barreira térmica, as telhas também fazem um isolamento acústico, e tudo isso com muita leveza, sem sobrecarregar as estruturas de sustentação.

Muito mais tecnologias
Eliane Dias – organizadora do evento

Segundo especialistas do mercado a aceitabilidade destas modalidades irá aumentar muito nos próximos 5 a 10 anos – primeiro por parte dos investidores, e depois por parte de quem constrói por conta própria. “É um processo natural, pois o público investidor está mais próximo das tecnologias, buscando inovar”, diz Eliane Dias, CEO da Construexpo Atibaia.

“Estamos vivendo uma mudança comportamental em que o movimento da sustentabilidade na construção civil vem ganhando cada vez mais espaço, buscando a redução de impactos ambientais e proporcionando uma boa qualidade de vida para as futuras gerações”, continua Eliane Dias. “Os investimentos de construtoras e indústrias do setor para esta demanda só aumentam e potencializam não só o bem estar como a viabilidade econômica com novos conceitos construtivos, por outro lado, temos o consumidor que busca por soluções sustentáveis e inovações em eficiência energética com preços competitivos”, conclui a CEO.

construexpo

Os revestimentos sustentáveis

A Essenciale estará apresentando o teto vinílico, tendência na decoração atual. O produto basicamente é o PVC, porém, usado no forro para deixar os ambientes mais sofisticados e com pouca manutenção. Além disso é sustentável por ser produzido com materiais reciclados e ele mesmo é reciclado quando descartado.

A Urban Eco House vai levar estes revestimentos sustentáveis feitos do mesmo material de tijolo ecológico, são os revestimentos conhecidos como Ecobricks: sua fabricação é feita com solo e cimento sem queima na produção, é muito resistente e pode ser usado em áreas internas e externas.

O catálogo do Grupo Isorecort, empresa 100% brasileira contempla desde painéis monolíticos (paredes) e escadas até painéis de fechamento, painéis de laje, painéis curvos e painéis de canto. A indústria também desenvolve fechamentos de shaft, molduras, lajotas, núcleos para telhas termoacústicas, placas para isolamento termoacústico, forros e canaletas para a confecção das vigas baldrame.

Já no âmbito da engenharia de solos, o Grupo fabrica GeoSolution – blocos estruturais maciços fabricados a partir do polímero poliestireno expandido (EPS) de maior densidade. Eles são empregados na substituição de aterro convencional e na proteção de estruturas enterradas e redução de empuxos, entre outras demandas geotécnicas.


Serviço

 Feira da Construção Civil, Novas Tecnologias, Salão do Imóvel e Decoração
  •  Local:  Estação Atibaia
  •  Endereço: Av. Jerônimo de Camargo, 6309, Caetetuba, Atibaia, SP
  •  Referências: Apenas 600 metros da Rodovia Fernão Dias
  •  Data: 15 a 18 de setembro de 2022.
  • Horário: 15 e 16 (5a. e 6a.), 17 (sábado), das 10 às 19 hs
  • Horário último dia: dia 18  das 10 às 17 hs.
  • Ingresso: entrada gratuita | Doe um brinquedo
  • Estacionamento: R$ 15,00
  • Informações: (11) 96304-4644 – WhatsApp
  • Instagram:  @construexpo_feira
  • Facebook:  www.facebook.com/Constru-Expo

<Com apoio de informações/fonte:A3 Comunicação / Maria Helena Antoniadis >>

Álbum/Portifólio – clique na imagem para expandí-la:

construexpo construexpo construexpo construexpo construexpo