Tempo de Leitura: 7 minutos

mazatto

da Redação DiárioZonaNorte

Iniciamos uma série de reportagens sobre empreendedorismo feminino onde, periodicamente, iremos retratar negócios fundados e pensados por mulheres. Para a estreia da série escolhemos  Marina Pessina e Flavia Inforzato –  mulheres incríveis que encontraram na arquitetura sua vocação.

Ah… sempre os números

O Brasil passou a marca de 10 milhões de mulheres donas de negócios, seja por opção ou por necessidade. Os números são do Levantamento “Empreendedorismo Feminino no Brasil 2022″, do Sebrae, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O movimento é tão relevante que a Organização Mundial das Nações Unidas – ONU, criou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino – celebrado no dia 19 de novembro. A data é um convite para uma reflexão sobre a importância das mulheres no mundo dos negócios, sua coragem e lutas.

 

Fonte: Sebrae
Mulheres e a arquitetura

De acordo com um levantamento do  Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) – realizado no final de 2022 – 64% dos profissionais de arquitetura e urbanismo são mulheres. E se elas são maioria na profissão, ainda são minoria nos conselhos de classe e  poucas tem acesso a cargos de chefia.

Para mudar o jogo, cada vez mais arquitetas decidem pelo empreendedorismo.

Mazatto
Flavia Inforzato e Marina Pessina, titulares do Mazatto Arquitetura e Interiores, pelas lentes da fotógrafa Amber Chase
Serendipty

Serendipty.… palavra cunhada no século XVI, pelo escritor inglês Horace Walpole, que significa uma feliz descoberta ao acaso ou ainda, a sorte de encontrar algo precioso onde não estávamos procurando – poderia muito bem definir o encontro das  arquitetas e urbanistas Marina Pessina e Flavia Inforzato. 

Além da profissão, ambas tem uma grande  amiga em comum há muitos anos, mas nunca tinham se encontrado – mais por conta de Marina que não é exatamente fã de festas. Até que o destino deu um empurrãozinho e serendipty…  o encontro que mudaria suas vidas profissionais aconteceu.

A conversa fluiu, tínhamos muitos pontos em comum e um mesmo sonho que é interpretar e materializar o sonho de outras pessoas” – lembra Marina.

Titulares do Escritório Mazatto Arquitetura e Interiores, as duas pertencem a uma nova geração da arquitetura contemporânea brasileira – onde o estilo de uma completa o da outra.

Flavia Inforzato pelas lentes de Amber Chase
Encontro de almas e lapiseiras

Marina Pessina se formou pela Faculdade Belas Artes e  Flavia Inforzato pela Universidade São Judas Tadeu (USJ).

Marina é aquariana – o signo da inovação, do progresso, da quebra de padrões e das causas humanitárias.  Flavia é libriana – signo dos amantes da arte, da harmonia, perfeição estética e elegância. Em comum, o gostar das pessoas e o raro dom de entender e materializar os sonhos dos clientes, resgatando  histórias e criando  uma conexão emocional verdadeira.

O Mazatto já contabiliza em sua bagagem mais de 5 mil m² desenhados e emerge no cenário arquitetônico brasileiro com projetos funcionais, que trazem uma identificação afetiva, espaços agradáveis de ver, estar e sentir, transformando a experiência de vida das pessoas por meio da arquitetura.

É uma arquitetura de afeto, inclusiva… projetada para pessoas. O ponto de partida tanto para os projetos residenciais, comerciais e corporativos é sempre “o olho no olho”, diz Flavia.

Marina Pessina pelas lentes de Amber Chase
Da prancheta ao canteiro de obras

O dia a dia de Marina e Flavia é bastante puxado… projetam espaços residenciais ou comerciais do zero, elaboram projetos  de interiores, fornecem consultoria especializada – que vai da planta de layout  – onde espaços são analisados e potencializados, da criação do moodboard conceitual, passando pela lista de compras, acompanhando obras  – coordenando e supervisionando equipes de construção, desta forma garantido que o projeto seja implementado exatamente como foi concebido.

Mazatto
Moodboard conceitual de um dos projetos do Escritório
As dores e as delícias de ser o que é

Se um dos principais atrativos que levaram as arquitetas a empreender foi a liberdade trabalhar com projetos autorais e ainda, escolher quais projetos queriam desenvolver,  as dificuldades próprias do empreendedorismo vieram junto.

As faculdades de arquitetura e urbanismo e de outras tantas profissões, falham em não fornecem uma bagagem sobre empreendedorismo… tem ainda uma visão de mercado CLT.

Gestão dividida

Além de dominar os muitos processos próprios da profissão e ter atenção nos prazos para a execução dos trabalhos, no Mazatto, as arquitetas dividem a gestão do escritório nas áreas administrativa e finanças, sem dispensar os serviços de contador e um advogado – para consultorias pontuais.

O mesmo ocorre nas áreas comercial e de marketing, uma preocupação constante na vida de um empreendedor.

Se inicialmente a captação e a formação da carteira de clientes foi uma consequência do conhecimento prévio de trabalhos realizados individualmente por elas e, também, por indicação dos clientes atendidos, se faz necessário investir tempo na prospecção de futuros clientes.

Mazatto
Dia de medição – etapa necessária para a elaboração do projeto
On-line e Off-line 

A presença em redes sociais funciona como uma vitrine,  onde o Mazatto  compartilha o seu portfólio, o dia a dia do escritório, inspirações e tem a oportunidade de interagir com o público.

Mas é no off-line que as arquitetas aprimoram seus conhecimentos, acompanham tendências e fazem muito network, por meio de eventos de arquitetura e decoração – como Casa Cor e ExpoRevestir.

Marina e Flavia no lançamento da Viva Magazine. O Mazatto Arquitetura e Interiores participou da edição com o Projeto Serra.

Outro fator que não foi esquecido é o desenvolvimento de fornecedores e parcerias, como por exemplo, a Loja Obra Fácil – a maior revenda Deca do país, das conceituadas linhas de revestimentos das marcas Portinari, Ceusa, Castelatto e Durafloor, além de Tramontina, Mekal, Crismoe Ralo Linear.

Mazatto
Patrícia de Godoi (gestora Loja Obra Fácil Norte), Marina Pessina e Flávia Inforzato (Mazatto Arquitetura e Decoração), Aline Faria e Adriana Martins (Loja Obra Fácil) no almoço pré Casa Cor 2023
Portfólio

Para o deleite de nossos leitores, apresentamos aqui dois dos projetos assinados pelo Escritório Mazatto Arquitetura e Interiores. 

Projeto Serra

O Projeto Serra teve como proposta criar um refúgio para uma família usufruir aos finais de semana. Ficou tão lindo, que foi matéria na primeira edição da revista Viva Magazine.

Mazato
Detalhe da cozinha do Projeto Serra – com uma grande ilha com espaço para refeições, cozinhar e armazenamento. Foto: Amber Chase

Na cozinha, um contraste entre o piso escuro, as bancadas claras e a marcenaria colorida. A charmosa porta de celeiro em madeira completa o ambiente.

Mazatto
Sala de estar do Projeto Serra – foto: Amber Chase

Em consonância com a vibe do Projeto Serra, uma intervenção do artista Gabriel Menezes – o Mena.  No mural abstrato, as cores pulsam e provocam harmonia de mente e corpo.

Mazatto
Mural do artista Mena.
Projeto Viva Decora

Já o segundo, é o projeto mais recente da dupla de arquitetas, o novo escritório da Viva Decora, a maior plataforma dedicada à arquitetura e decoração do país.

Recepção – Projeto Viva Decora

Nele, tudo foi pensado cuidadosamente, do fluxo de circulação (inclusive o ambiente já é projetado para um crescimento de pessoas na empresa), iluminação  e acústica.

Sala Multiuso – Projeto Viva Decora

No projeto, as arquitetas privilegiaram uma mistura de cores e texturas, criando um ambiente funcional e descontraído, com muita personalidade e em total sintonia com a marca Viva Decora.

Banheiro – Projeto Viva Decora
Futuro é logo ali

Perguntamos as nossas entrevistadas quais os planos do Mazzato para daqui dez anos. Quem respondeu foi Marina Pessina: “Vejo o desenvolvimento de linha de mobiliário com a nossa marca…”

Fotografia

E, por se tratar de uma matéria sobre empreendedorismo feminino, nada mais natural do que as fotos que ilustram nosso texto serem de autoria de uma empreendedora, a  fotógrafa inglesa Amber Chase, que tem um trabalho especializado em arquitetura e decoração e em retratar mulheres empreendedoras.

 Você pode encontrar Amber Chase, no Instagram – clique aqui.

Serviço:
Mazatto Arquitetura e Decoração