Home Destaque Alyan Sunset: vinhos espetaculares e cenário de cinema aos pés da...

Alyan Sunset: vinhos espetaculares e cenário de cinema aos pés da Cordilheira dos Andes

sunset
Tempo de Leitura: 7 minutos

Sunset

da Redação DiárioZonaNorte

Uma experiência incrível no Chile é o “Alyan Sunset”– da vinícola Alyan Family Wines, localizada na pequena Pirque – no Vale do Maipu (arredores de Santiago), há 45 minutos do Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez.

Diferente dos tours promovidos pelas grandes vinícolas (sim, nós fizemos estes também e nossa impressão foi de que era apenas mais uma ativação de marca para os turistas), a experiência “Alyan Sunset” é intimista. O lugar todo é um sonho. Desde o lounge ao ar livre, a incrível piscina em forma de garrafa de vinho, os vinhedos que cercam a propriedade…

Sunset
Piscina em formato de garrafa de vinho, rodeada de vinhedos

Cada detalhe foi pensado para que o visitante aproveitasse o máximo o tempo ali.  Impossível não querer registrar tudo em fotos e videos.

O Alyan Sunset funciona como uma sinfonia. Como tal, a dividimos nossa passagem ali, em quatro movimentos, que foram executados perfeitamente por seu maestro e orquestra, que descreveremos na sequência da matéria.  Ah… sunset em inglês significa pôr do sol e o que você vai assistir ali, será inesquecível.

 

DNA vitivinícola

A Alyan Wines é uma vinícola familiar fundada por pessoas que descendem de famílias vitivinícolas tradicionais chilenas, que há cinco gerações produzem vinhos de alta gama.

O nome Alyan é a combinação  do nome do casal de fundadores  Andrés Pérez e Alicia Balmaceda. A bodega é uma espécie de boutique e produz seus rótulos com foco na alta qualidade e não na quantidade. Ali, cerca de 700 mil garrafas são elaboradas anualmente, utilizando as castas Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot, Syrah, e Chardonnay. 

sunset
Vinhedo de Cabernet Sauvignon

O DiárioZonaNorte – juntamente com o @oficialdeufome – da influenciadora digital Marianna Benassatto – visitou o  local em março de 2022, onde fomos recebidos por Andrés Pérez (diretor de vendas) e Alejandra Pérez (gerente de marketing) da bodega.

sunset
Andrés Pérez – Diretor de Vendas da Alyan Family Wines
Primeiro movimento

Estávamos em cinco pessoas e nosso grupo foi acompanhado pela sommelière brasileira Thais, que conduziu a visita e a degustação de cinco rótulos – dois brancos e três tintos, cada uma deles em um local diferente da propriedade.  Além de nosso grupo, haviam outros turistas brasileiros (do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo).A experiência inicia as 17h e tem duração média de três horas e no máximo 15 participantes.

Nossa degustação começou em um lounge montado ao ar livre, em meio as videiras, com o  Ambassador Naranjo Premium Chardonnay Safra 2020. Como o nome entrega, este vinho tem uma linda cor laranja, derivada do contato maior do sumo com as cascas da uva (o que não é comum na produção de vinhos com uvas brancas).

sunset
Nossa sommelière Thais, apresenta o Ambassador Naranjo Premium Chardonnay Safra 2020

No nariz, apresenta frescor, notas florais, de pêssego e alguma mineralidade. Com passagem de seis meses em barrica de carvalho, é um vinho encorpado e untuoso no paladar, com acidez elegante e final longo.

sunset
Gran Reserva Premium Chardonnay – safra 2018.

O segundo rótulo degustado foi um branco, o Gran Reserva Premium Chardonnaysafra 2018. Cor amarelo citrino, com aromas de frutas brancas, cítricas e amarelas e notas de baunilha e avelã. Em boca se mostrou fresco e elegante, corpo médio, acidez moderada e um longo final que reforça as notas percebidas no nariz. Os dois vinhos foram muito bem com a tábua de frios, queijos artesanais e frutos secos.

sunset
tábua de queijos, frios, frutos secos e azeitonas
Segundo movimento

Nosso tour continuou pela propriedade e a segunda degustação aconteceu na área onde ficam os tonéis de inox e as barricas de carvalho francês e americano,  que armazenam os vinhos em produção, com o ótimo tinto Family Ambassador Premium Carménère Safra 2017.

sunset
Family Ambassador Premium Carménère Safra 2017.
Carménère

Antes de discorrer sobre o rótulo, abrimos um um parênteses sobre a  Carménère –  uva símbolo do Chile. A casta é uma variedade originária da região de Bordeaux, na França. Quando o país, em 1879  foi atingido  pela “filoxera” –  uma praga que devastou os vinhedos franceses  – esta variedade foi dada como extinta.

sunset
Filoxera da uva (Phylloxera vastatrix)

Em 1994 descobriu-se, no Chile, que alguns exemplares desta variedade  de uva tinham imigrado com europeus, para a América da Sul – sendo cultivada em meio aos vinhedos de Merlot, dada a similaridade da aparência e características dos vinhos elaborados com a casta. O fato aconteceu durante a visita de ampelógrafos (botânico especializado em videiras) e enólogos franceses em visita ao país, que notaram que algumas uvas classificadas como Merlot, tinham um tempo de cultivo mais longo que outras teoricamente da mesma casta.  Foi um teste de DNA que identificou  que se tratava da Carménère.

E, a partir desta descoberta, a indústria do vinho chileno mudou consideravelmente, ao passar a investir nesta casta como forma de se destacar no mercado mundial. Tanto é que, 90% da produção de Carménère no mundo, tem origem no Chile.

sunset

De volta ao Segundo Movimento

Voltemos ao rótulo, Family Ambassador Premium Carménère Safra 2017.  O vinho passa por um estágio de 8 meses em barrica de carvalho francês e mais doze meses em garrafa. O ambiente escuro da adega da vinícola prejudicou um pouco a visualização da linda cor rubi, com reflexos violetas do vinho.

Com estágio em barricas de carvalho, no nariz apresenta aromas de frutas negras e especiarias picantes e notas de tabaco. Em boca, apresenta volume, paladar amadeirado, com taninos de boa textura, final agradável com toques florais e de ameixa.

sunset
Pôr do sol visto do terraço do prédio principal da vinícola
Terceiro Movimento

O ponto alto é o deslumbrante  pôr do sol, visto do terraço da propriedade, anexo ao “Salão Maipo”, ricamente decorado com objetos antigos e peças construídas com madeira de carvalho francês, reciclada de barris antigos.

sunset

A vista se tornou ainda mais especial com a degustação do Family Ambassador Premium Cabernet Sauvignon Safra 2017.

sunset

No visual, apresenta um incrível cor vermelho profundo. No nariz, aromas de frutas negras como ameixas e cerejas, com notas de grãos de café. Envelhecido 80% em barrica de carvalho francês e 20% em carvalho americano, durante 10 meses, este vinho apresenta em boca um corpo médio, redondo, de final longo e elegante.

sunset

Quarto movimento

Na sequência, encerrando nossa experiência, foi  servido um jantar informal no bar anexo ao terraço – tendo a magnífica vista da Cordilheira dos Andes ao fundo. Composto de carne assada lentamente com uma redução de vinho,  legumes na manteiga e batatas duchesse, pão rústico, manteiga e uma espécie de molho a base de tomates, que harmonizaram com o excelente Family Ambassador Premium Gran Cuvée Safra 2017

sunset
Alyan Family Ambassador Premium Gran Cuvée Safra 2017

Um blend das castas Syrah, Cabernet Sauvignon e Carménère, provenientes da região do Colchagua, apresenta no visual uma cor rubi profunda, com reflexos roxos. No olfato, aromas de morango maduro, cerejas, com notas de canela, cravo e chocolate amargo. Em boca, é bem estruturado, com acidez média e taninos aveludados, com final longo e agradável.

sunset

Nosso único arrependimento foi não ter trazido muito mais garrafas destes incríveis vinhos, principalmente Ambassador Naranjo Premium Chardonnay. Enquanto você não vai curtir o pôr do sol em Pirque, consegue comprar os vinhos da Alyan Family Wines no e-commerce Vivinoacesse aqui

sunset
Nossa sommelière Thais, Alejandra Péres, visitantes brasileiros do Espírito Santos, equipe @oficialdeufome, equipe DiárioZonaNorte e Andrés Pérez

Serviço:

  • Instagram:  @alyanfamilywines
  • Quanto custa: $ 35.000 (pesos chilenos) por pessoa (não inclui transporte)
  • Endereço:  G-425, Pirque, Región Metropolitana 
  • Telefone: +56923809846

Valor em reais em março de 2022 – com transporte ida e volta hotel/vinícola/hotel:      R$ 260,00 por pessoa. Recomendamos a empresa ChilenJoy para agendar e fazer o transfer para os passeios. Nos atenderam durante toda a viagem e você pode ainda, fazer em grupos ou privativo.

Informações sobre o Chile? Acesse Ministério do Turismo do Chile 

r

sunset sunset sunset