Home Cultura ‘A Viagem de Ernesto e Celestine’: animação francesa chega aos cinemas brasileiros

‘A Viagem de Ernesto e Celestine’: animação francesa chega aos cinemas brasileiros

Tempo de Leitura: 3 minutos

ernesto

  • O filme integrou a programação do Festival Varilux de Cinema Francês em 2023;
  • “Tão ensolarada quanto a primeira, a continuação das aventuras do urso e do rato continua a ser uma delícia na animação tradicional” – Libération;
  • […] esta joia de ternura é muito mais do que uma simples continuação: um presente alegre para todos os públicos.” – Télérama 

Uma viagem musical a um país onde a música passa a ser proibida. Essa é a premissa da animação infantil francesa “A Viagem de Ernesto e Celestine”, distribuída no Brasil pela Bonfilm e com estreia nos cinemas na semana que vem (08/02/2024).

É um filme destinado a toda família e se configura como uma bem-sucedida sequência cinematográfica, além de dialogar com uma série de animação com os mesmos personagens – também inspirada nos livros escritos e ilustrados pela autora belga Gabrielle Vincent entre 1981 e 2000.

ernesto

No longa, a dupla de protagonistas Ernesto e Celestine – um urso e uma ratinha – viaja para Charabie, país natal de Ernesto – uma terra exótica e alegre, lar dos melhores músicos do planeta -, com o objetivo de consertar um violino avariado.

Lá, se deparam com uma realidade terrível: as notas musicais aos poucos estavam se tornando proibidas. Inconformados com a situação, os dois amigos se unem a um grupo de resistência musical a fim de reparar essa injustiça.

ernesto

Sob a direção de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger, responsáveis por transformar uma série de livros bastante popular entre as crianças francesas em um filme, que optaram pela magia da animação em 2D que oferece a oportunidade de realizar certos “truques gráficos”.

“Reinventamos o desenho, imagem por imagem, para colocá-lo a serviço de uma emoção”, e exemplifica: “Por vezes, nós reduzimos Celestine para torná-la mais fofa, ou a ampliamos para dar proporções próximas às de uma menina”, comenta Chheng.


  •   Julien Chheng é diretor, animador e produtor, conhecido por suas colaborações em longas-metragens. Em 2009, realizou seu primeiro curta-metragem autoral, Dodudindon. Cofundador do estúdio de animação La Cachette, é também codiretor da série animada adaptada de Ernest et Célestine. Em 2021, ele ganhou o Primetime Emmy Award por seu trabalho na série animada Primal (2019-2022).
  • Jean-Christophe Roger é um experiente diretor e roteirista de diversos filmes e séries de animação. Sua atuação se inicia na década de 1980. Hoje, além de desenvolver projetos de animação de filmes e séries, ministra masterclasses e workshops sobre adaptação de temas para animação e relações entre roteiro, storyboard e direção.

Trailer – clique na imagem abaixo:

Ficha técnica

A VIAGEM DE ERNESTO E CELESTINE

Ernest et Célestine, le voyage en Charabie —

  • Direção: Julien Chheng e Jean-Christophe Roger
  • Produção: 2022
  • Tema: Animação
  • Classificação etária: livre
  • Vozes: Lambert Wilson, Michel Lerousseau, Lévanah Solomon, Pauline Brunner
  • Distribuição: Bonfilm

SOBRE A BONFILM == Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 13 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas e somou um público de mais de um 1,1 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e que já teve uma edição em São Paulo, além de cinemas de todo Brasil.

LANÇAMENTOS BONFILM NO PRIMEIRO SEMESTRE 2024: Os próximos filmes que entram em circuito:  : “O Livro da Discórdia”, de Baya Kasmi; “Making Of”, de Cédric Kahn; “Maestro(s)”, de Bruno Chiche e “Disfarce Divino”, de Virginie Sauveur.


<<Com apoio de informações/fonte: Agência Febre / Luisa Mattos – Katia Carneiro >>

d