Início Estilo de Vida A tradição do vinho em harmonia com a Páscoa

A tradição do vinho em harmonia com a Páscoa

É preciso cuidado, tato para falar em Festa na atual situação mundial, mas aos que acreditam a Páscoa celebra renascimento, recomeço. E aos que não acreditam, vale o entusiástico contágio de uma celebração em casa, com a Família. Afinal a medicina já comprova que o contentamento é ótima imunidade natural.

O sabor faz a história e a alegria à mesa dos que celebram a Páscoa. Entre os gostos mais tradicionais o bacalhau, o cordeiro e o chocolate, alimentos que pedem bons vinhos, a bebida da Festa!   A Casa Flora Importadora prepara uma seleção especial com rótulos para Páscoa, para celebrar, em especial, a Família.

Messias Vinho Verde

A produção segue o tradicional método português de “bica aberta”, em que o mosto é fermentado sem contato com a parte sólida. Além disso, a fermentação alcoólica ocorre sob temperaturas controladas.

  • Produtor: Messias
  • País: Portugal
  • Variedades: Loureiro e Pedernã.

Com visual citrino-esverdeado e aromas frescos e frutados, gustativas sabores delicado, acidez fresca e revigorante. O Messias Vinho Verde, harmoniza bem com bacalhau, frutos do mar, pescados e queijos moles.

Valor sugerido ao consumidor R$ 59,00

Régia Colheita Branco

Na produção desse vinho que usa o método manual para colheita das uvas, realiza o desengaçamento e prensagem, a temperatura é mantida a 10°C por 8 horas para melhorar o processo de extração de aromas da película.

Posteriormente há uma prensagem que separa o mosto e as cascas. A fermentação é feita em meias pipas de carvalho a 14 °C. Com o_m da fermentação o vinho passa por um processo de batonnage (agitação periódica das borras) daí tem-se a trasfega, estabilização, clarificação e por fim o engarrafamento.

  • Produtor: Carmim
  • País: Portugal
  • Variedades: Antão Vaz e Arinto

Na cor amarelo palha com aroma de frutas brancas maduras, baunilha e leve toque tostado.  É um vinho seco de corpo médio, com boa acidez, boa concentração de frutas e final harmônico e longo.  Perfeito para massas com molho intenso e pescados como um bom Bacalhau.

Valor sugerido ao consumidor R$ 103,90

Bom Juiz

A colheita das uvas é manual, desengaçamento e prensagem, fermentação a temperatura controlada de 28ºC durante cerca de 8 dias, com remontagens temporizadas do tipo pisa mecânica (com pistão). Depois a estabilização do vinho dura 1 ano e meio antes do engarrafamento.

  • Produtor: Carmim
  • País: Portugal
  • Variedades: Aragonês, Trincadeira, Castelão e Tinta Caiada.

Na cor rubi e aroma de frutas em compota e especiarias, é um vinho seco, de corpo médio, boa acidez, taninos finos e final longo. Acompanha muito bem um cordeiro assado.

Valor sugerido ao consumidor R$ 129,90

Nederburg Winemasters Noble Late Harvest

Esta linha homenageia gerações de enólogos que deixaram sua marca na história da Nederburg. Provenientes de vinhedos em Durbanville e Paarl, localizados a altitudes de 120 a 160 metros, as uvas são colhidas manualmente em abril.

São selecionados apenas os frutos botritizados, ou seja, atacados pelo fungo Botrytis cinerea , que causa a chamada “podridão nobre”: as bagas secam parcialmente, aumentando a concentração de açúcar e acidez e alterando sabor e aroma. Após desengace e prensagem, a fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inoxidável durante 6 semanas, sob temperatura de 16°C. A fermentação é então interrompida assim que o vinho atinge o teor de açúcar residual desejado (220,4 g/l).

  • Produtor: Nederburg
  • País: África do Sul
  • Variedades: 48% Chenin Blanc, 30%, Muscat de Frontignan, 18% Grassa de Cotnari, e 4% Rhine Riesling

Na cor visual amarelo brilhante com reflexos dourados e aromas de frutas (abacaxi, tangerina, damasco e pêssego seco). O Winemasters Noble Late Harvest é doce e encorpado, com acidez Harmoniza  com Sobremesas a base de Chocolate e porque não os tradicionais Ovos de Páscoa.

Valor sugerido ao consumidor R$ 133,90

Premium Pedro Ximenez Sherry

As uvas são esmagadas e prensadas. Algum tempo após o início da fermentação alcoólica, é realizada a forti_cação por meio da adição de aguardente vínica, até atingir teor alcoólico por volta de 15%. Com isso, a fermentação é interrompida, fazendo com que boa parte do açúcar da fruta seja preservada e se mostre presente no vinho. A maturação se dá em sistema de solera — um conjunto de barricas de carvalho é disposto em camadas; a inferior, mais próxima do solo, é chamada de solera e contém o vinho mais antigo; as demais são as criaderas, e cada uma contém vinho gradativamente mais jovem, até chegar à do topo, que é abastecida com a safra recém-vinicada. Quando a solera tem parte de

seu conteúdo retirado para engarrafamento e comercialização, ela é reabastecida com vinho da criadera logo acima, e assim sucessivamente. Sua maturação é em sistema de solera.

  • Produtor:  Fernando de Castilha
  • País: Espanha
  • Variedades: 100% Pedro Ximenez

Sua cor caoba (cor de mogno, acajú) intenso e aromas de frutas secas e mel, com notas balsâmicas. É doce, com alta acidez e álcool bem incorporado. Final prolongado, com retrogosto de frutas secas e mel.

Ideal nas harmonizações de sobremesas a base de chocolate com frutas secas.

Valor sugerido ao consumidor R$ 213,90

Compra através do Site

www.winestore.com.br

Sobre a Casa Flora Importadora ===  A Casa Flora é referência de empresa de alimentos e bebidas em São Paulo e no Brasil. Sua história, que completa 50 anos, traduz além dos espíritos empreendedores do seu fundador e gestores, ‘uma dose aguçante de atrevimento’, que acompanhou a trajetória da família, que gere os negócios até hoje. O primeiro produto, que deu origem ao nome da empresa, é o queijo Flora, produzido desde 1955, por Antônio Pereira Carvalhal, no vilarejo de Flora, município de Três Corações (MG).

A forte clientela e a logística de distribuição adquiridas ao longo dos anos levaram a empresa a empreender na importação e, em 1992, diretamente do Chile, chegou o primeiro carregamento de uvas secas. Depois vieram os vinhos, produtos gastronômicos, bebidas e acessórios, apresentando um vasto portfólio de mais de 1.500 itens oriundos dos quatro cantos do mundo, que é considerado um dos mais completos e conceituados do mercado enogastronômico, marcas estas líderes e de prestígio internacional.

<Com apoio de informações/fonte: Anagrama Comunicações e Eventos>