Home Cultura A sofrida e amada Amazônia expõe seu lado autêntico nas fotos de...

A sofrida e amada Amazônia expõe seu lado autêntico nas fotos de Sebastião Salgado

Tempo de Leitura: 4 minutos

sebastião salgado

  • Sebastião Salgado mostra as imagens já exibidas em Londres, Paris e Roma
  • Mais de 200 fotografias no meio e do alto da Amazônia em 7 anos de vivências
  • Amazonia: mais de 9,2 mil km2 de floresta foram derrubadas entre 2019 e 2020
  • “Desmatar a Amazônia é uma grande perda para toda a humanidade“.

Falar ou lembrar da Amazônia é se referir ao fotógrafo Sebastião Salgado. Até 10 de julho, ele estará em cartaz na Área de Convivência do Sesc Pompeia com a exposição “Amazônia – Sebastião Salgado, idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado. Essa  mostra traz o resultado de sete anos de imersões fotográficas do artista na Amazônia brasileira, com cerca de 200 imagens, e vídeos.

Após passar por Paris, Roma e Londres, a exposição desembarca para sua temporada no Brasil. A mostra imersiva é um mergulho no coração da Amazônia e um convite para ver, ouvir e refletir sobre o futuro da biodiversidade e a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar o ecossistema imprescindível para o planeta.

“Ao projetar ‘Amazônia’, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, comenta  a curadora Lélia.

Feitas por terra, água e ar, as imagens revelam a floresta, os rios, as montanhas e a vida de comunidades indígenas, em uma Amazônia que não cessa de surpreender com a cultura e engenhosidade de seus povos, seus mistérios, sua força e sua incomparável beleza.

O que ver na exposição

Além das mais de 200 fotografias, a mostra exibe sete vídeos com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os problemas enfrentados hoje em sua sobrevivência na floresta.

“Esta exposição tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica. É algo que deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, defende Sebastião Salgado.

A exposição apresenta ainda dois espaços com projeções de fotografias. Um deles mostra paisagens florestais musicadas pelo poema sinfônico “Erosão – Origem do Rio Amazonas”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959); a outra revela retratos de populações indígenas, com uma composição especial de Rodolfo Stroeter.

Depois de ser apresentada em São Paulo, a exposição segue para o Rio de Janeiro (RJ), no Museu do Amanhã, de 19 de julho de 2022 a 29 de janeiro de 2023. Amazônia vai ainda ser apresentada em Belém (PA), além de estarem previstas outras capitais.

Um pouco de Sebastião Salgado

Um biografia curta de Sebastião Ribeiro Salgado Filho (08/02/1944 – 78 anos), mineiro de Aimoré, graduado em Economia. Como fotógrafo brasileiro é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social de seu trabalho. Como  definido, “um andarilho internacional”, em passagens por agências e jornais, com vários prêmios nacionais e internacionais. E mais de 12 livros, desde 1996. Em 6 de dezembro de 2017, tomou posse da cadeira n.º 1, das quatro cadeiras de fotógrafos da Academia de Belas Artes da França,  substituindo Lucien Clerque, que morreu em 2014.  Na cerimônia oficial de posse como imortal da Academia, recebeu o fardão e a espada, sendo o primeiro brasileiro a integrar o rol de imortais naquela instituição. 

Quais as parcerias que dão apoio

A exposição Amazônia é patrocinada globalmente pelo Zurich Insurance Group que, desde 2020, é também patrocinador exclusivo do projeto de reflorestamento e biodiversidade no Brasil do Instituto Terra (www.institutoterra.org)  liderado por Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado. As edições de São Paulo e do Rio de Janeiro têm patrocínio master do Itaú e da Natura, empresas conectadas com a causa Amazônia, que investem na região através de modelos de negócios que visam preservar, conservar e desenvolvê-la, além das empresas Energisa e Banpará – a primeira atua na região da Amazônia Legal, enquanto o outro é o principal banco da região. Nesta edição de São Paulo, o projeto conta com parceria institucional do Sesc São Paulo.


Serviço

Amazônia – Sebastião Salgado

  • Curadoria e cenografia: Lélia Wanick Salgado
  • Período: até 10 de julho de 2022
  • Local: Sesc Pompeia
  • Endereço:  Rua Clélia, 93, Pompeia – São Paulo
  • Telefone:  (11) 3871.7700
  • Horário/semana: 3ª feira a sábado, das 10h às 21h
  • Horário/ domingos e feriados:  das 10h às 18h
  • Indicação:  Livre
  • Ingresso: Grátis

Atenção == Visita e cuidados sanitários:  todas as pessoas com mais 5 anos de idade devem apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19, além de um documento com foto. Crianças de 5 a 11 podem apresentar comprovação de apenas uma dose da vacina, mas quem tiver mais de 12 anos, precisa evidenciar DUAS doses ou dose única do imunizante. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e o uso da máscara, cobrindo nariz e boca, continua obrigatório durante toda a sua permanência na Unidade.


<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa Sesc SP >>

 

d