Home Bem Estar 30 de agosto, o Dia Nacional da Esclerose Múltipla e os cuidados...

30 de agosto, o Dia Nacional da Esclerose Múltipla e os cuidados com a Covid-19

Tempo de Leitura: 3 minutos

Neste domingo (30ago2020) é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), uma doença neurológica, crônica e autoimune que faz com que as células de defesa do organismo ataquem o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares, que causam diversos sintomas debilitantes.

No cenário atual, tendo a pandemia do novo coronavírus como pano de fundo, ainda existem dúvidas sobre como proceder com os tratamentos e reabilitações dos pacientes com Esclerose Múltipla.

O risco dos pacientes

De acordo com o Brazilian Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (BCTRIMS), o risco de pacientes com EM manifestarem a forma mais grave da COVID-19 permanece incerto, assim como se as medicações utilizadas no tratamento podem ou não aumentar o risco de desenvolver os sintomas mais graves.

“Cada paciente e seu tratamento são únicos. O mais indicado é sempre manter o contato com o seu médico e entender os riscos e os cuidados. No caso de o tratamento ser feito com imunossupressores, é necessário entender que o seu sistema imunológico está com a atividade ou eficiência diminuída, o que facilita a contaminação.

O mais importante é não parar o tratamento, seguir a orientação médica e tomar todos os cuidados necessários para esse momento”, explica o médico neurologista Alexandre Kaup,  do Centro de Bloqueio Neuroquímico do Hospital Albert Einstein.

O efeito dos medicamentos

Os medicamentos para a Esclerose Múltipla tem como objetivo reduzir as inflamações e os surtos ao longo dos anos, diminuindo o acúmulo de incapacidade durante a vida do paciente e deve ser prescrito pelo neurologista.

“Atualmente, o que temos são medicamentos imunomoduladores, imunossupressores, os interferons e o acetato de glatirâmer que são utilizados para redução de surtos e estabilização da doença”, complementa o médico.

Segundo o médico, os medicamentos visam diminuir a agressão a mielina e reduzir a atividade do sistema imunológico do paciente. A pulsoterapia com corticoides é utilizada em caso de surtos.

O tratamento paralelo

Além do tratamento medicamentoso, parte importante do tratamento são as terapias de apoio complementares e a neurorreabilitação.

Esses dois pilares do tratamento da Esclerose Múltipla são essenciais para a saúde do paciente. Já que, de um lado, a neurorreabilitação foca na adaptação, recuperação e prevenção dos sintomas e sequelas mais graves da Esclerose Múltipla.

E, ao longo do tempo, as terapias de apoio promovem o bem-estar físico e emocional do paciente.

Os principais sintomas

Dentre os sintomas mais comuns da Esclerose Múltipla estão:

  • Fadiga: manifesta-se por um cansaço intenso e momentaneamente incapacitante;
  • Alteração fonoaudiológicas: alterações ligadas à fala e à deglutição que podem surgir no início da doença ou no decorrer dos anos;
  • Problemas de equilíbrio e coordenação: se manifestam com instabilidade ao caminhar, vertigem, náuseas e fraqueza geral;
  • Espasticidade: rigidez por aumento da resistência ao movimento, principalmente nos membros inferiores. Pode se associar a sensação de queimação, formigamento e comumente à dor intensa;
  • Transtornos emocionais: depressão, ansiedade, transtorno de humor e irritabilidade.
As terapias e a reabilitação

Em um cenário sem COVID-19, as terapias e a reabilitação para esses sintomas são feitas em consultórios e hospitais, mas o “novo normal” exige que algumas concessões sejam feitas.

As terapias envolvendo psicologia, arteterapia, fonoaudiologia e até mesmo as fisioterapias ganharam uma ajuda da tecnologia para que os pacientes não fiquem desassistidos nesse momento, com sessões e dicas on-line para que eles continuem progredindo.

A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) oferece, em sua aba de SPAbem no site da associação (http://abem.org.br/), uma lista completa de terapias que podem ser feitas de forma remota e com orientações de profissionais engajados.

Em alguns casos específicos, como de pacientes com espasticidade que precisam fazer o uso da toxina botulínica A, não é possível fazer o tratamento de casa ou de forma remota, já que é necessário um profissional de saúde especializado para fazer as aplicações.

“Em linhas gerais, o que queremos deixar claro é que nenhum tratamento deve ser parado devido à pandemia sem orientação médica, principalmente as terapias que auxiliam na qualidade de vida dos pacientes e que mostram mais resultados quando seguidas de forma regular”, explica Dr. Alexandre.

Os cuidados com a pandemia

A recomendação é que os pacientes não saiam de casa sem necessidade, mas quando o fizerem, que tomem todos os cuidados necessários durante esse período, que inclui:

  • Use a máscara durante todo o período fora de casa
  • Evite tocar o rosto e os olhos
  • Evite receber visitas
  • Lave bem as mãos ou utilize álcool gel
  • Quando retornar para a casa, tire os sapatos e a roupa e tome banho
  • Converse com seu médico em caso de sintomas tanto da COVID-19 ou de um surto da Esclerose Múltipla

Sobre a Ipsen na América Latina e no Brasil ==  Na América Latina, a Ipsen tem presença direta, com filiais no Brasil e no México e está presente através de parceiros comerciais em outros países, como Colômbia, Argentina, Venezuela, Chile e Peru. No Brasil, na área terapêutica da neurociência, a Ipsen consolidou sua posição de liderança com o Dysport® e o Mevatyl®, o primeiro remédio à base de canabinoides aprovado pela ANVISA, no mercado público e vem crescendo fortemente sua participação de mercado no segmento privado.


=== <<<Com apoio de informações/fonte: Burson Cohn & Wolfe – Karina Klinger / Nayrim Pinheiro

dzn