21.4 C
São Paulo
segunda-feira, abril 29, 2024
Home Bem Estar Z.Norte recebe os Polos de Curativos, novo modelo de tratamento para...

Z.Norte recebe os Polos de Curativos, novo modelo de tratamento para lesões crônicas

polos
Tempo de Leitura: 2 minutos
polos

  • O serviço garante mais qualidade de vida a pacientes
  • Prefetiura de SP já planeja ampliar as unidades para o novo modelo
  • Modelo de tratamento já desperta interesse de outras cidades

A Secretaria Municipal da Saúde cria 26 Polos de Curativos, que são especializados no tratamento de lesões de maior complexidade, como feridas crônicas. Entre outubro de 2021 e outubro deste ano, foram realizados 76.733 procedimentos. Na Zona Norte, o novo serviço estará disponível nos seguintes postos:

  •  AE Tucuruvi –  Prof. Armando de Aguiar Pupo  – Av. Nova Cantareira, 1467 – Telefone: (11) 2996.7679
  • HD Vila Maria/Vila Guilherme  R. João Ventura Batista, 615 – V. Guilherme  – Telefone: (11) 2905.1845
    AMA-E Pq.Peruche/C.Verde -: R.  José Rangel de Camargo, 500 – Parque Peruche   Telefone: (011) 3858.9865

Esses equipamentos dispõem de enfermeiros especializados em dermatologia ou estomaterapia, voltados à prevenção e tratamento de feridas, e materiais de ponta que têm sido fundamentais para proporcionar mais qualidade de vida a pacientes que sofrem com as chamadas úlceras vasculogênicas, causadas por doenças raras, e os chamados “pés diabéticos”. Em alguns casos, esse cuidado pode evitar inclusive a amputação do membro acometido pela lesão.

Os Polos de Curativos estão distribuídos em todas as regiões da capital, por meio de 13 Hospitais Dia, três Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), quatro AMAs Especialidades, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dois Ambulatórios de Especialidades (AEs).

Cada polo tem um enfermeiro dermatologista ou estomaterapeuta, que avalia e conduz toda a rede de atenção ao tratamento adequado para o paciente. Esses equipamentos também contam com materiais de ponta e com tecnologias regeneradoras, que aceleram processos como de cicatrização e hidratação de pele, além do auxílio na nutrição e adaptação do paciente.

O fluxo de encaminhamento pode se dar de duas formas. Os pacientes hospitalizados, que têm alta, são direcionados a um Polo de Curativos de referência, para que ele saia com a certeza da continuidade do tratamento da lesão por um enfermeiro especialista.

No caso dos pacientes que são atendidos em serviços domiciliares e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde são detectadas as lesões, a porta de entrada para os polos é a UBS mais próxima, que faz o encaminhamento.

É o caso de Jorge Monteiro, aposentado, 65 anos, que foi encaminhado pela UBS/AE Dr. Walter Elias, no bairro da Casa Verde, na zona norte de São Paulo, próxima à sua casa, para tratamento de lesões causadas pelo diabetes e limitação vascular, com as quais lida há dez anos.

Por causa das dores, ele chegou a tomar morfina e hoje recebe atendimento adequado e especializado para seu caso na UBS/AMA especialidades Parque Peruche, no mesmo bairro. “Eu tenho catalogadas mais de 30 feridas ao longo dos anos e falo com propriedade, todos os recursos possíveis fui buscar para o tratamento das lesões e esses polos têm gente superqualificada, você sai daqui tranquilo, com tratamento de primeiro mundo”, explica.

De acordo com Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, ao longo desse um ano, foi feito um investimento de R$ 22 milhões nos Polos de Curativos. “Esse é um dos trabalhos que mais nos dá orgulho.

É gratificante ver o quanto o tratamento especializado que oferecemos nesses polos, com materiais de primeira linha utilizados inclusive em hospitais de referência, contribuem para uma mudança significativa na qualidade de vida dos pacientes. É o Sistema Único de Saúde (SUS) cumprindo seu papel, de oferecer atendimento integral à população”, finaliza.

<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP e Ass.Imprensa Secretaria Municipal da Saúde>>


d

polos polos polos polos polos