Tempo de Leitura: 6 minutos

bananabanana

da Redação DiárioZonaNorte

Frutas Fava participou da The Brazil Conference & Expo – principal evento do setor de Frutas, Flores, Legumes e Verduras (FFLV)– que aconteceu no Expo Center Norte, na última quinzena de agosto de 2023.

A empresa é reconhecida como uma das maiores produtoras e distribuidoras de banana do país, atuando do campo ao ponto de venda, comercializando 900 toneladas da fruta semanalmente.

Equipe da Frutas Favas durante a The Brazil Conference & Expo
Fruta queridinha dos brasileiros

Os números que envolvem a fruta originária do sudeste do continente asiático são gigantes: a banana é a fruta mais produzida do planeta, sendo cultivada em cerca de 125 países. O Brasil é o quarto produtor mundial, atrás de Índia, China e Indonésia.

Banana não tem safra e produz o ano inteiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – em 2021 – o país produziu 7 milhões de toneladas, oriundas de uma área de 465,9 mil hectares. Ainda, de acordo com o IBGE, o brasileiro consome uma média de 25 quilos de banana ao ano.

Banana é tudo igual?

Ai vem a pergunta: Banana é tudo igual? Não, não é. Antes de elencar os “porquês” as bananas da Frutas Fava tem uma qualidade diferenciada, precisamos contar a história do homem cujo o sobrenome dá nome a empresa.

Carlos Fava
Uma bicicleta 

Na década de 70, Carlos Fava iniciou a venda de bananas porta a porta em Jundiaí – interior do Estado de São Paulo.

Descendente de italianos de Mântova, que estavam na primeira leva de imigrantes que chegaram a Jundiaí, em 1889 – tendo se estabelecido no bairro Caxambu em um sítio, que hoje é a sede da empresa. Carlos – caçula de quatro irmãos, filho de um caminhoneiro que trabalhava com pequenos fretes e de uma dona de casa -, não entendia nada de bananas.

Alexandre Costa (comercial Frutas Fava) e Mary Prates (artista especializada em esculturas de frutas e legumes). Decoração do estande homenageou a bicicleta de Fava

Na época, com 17 anos, o jovem empreendedor tinha como companheiras de trabalho uma bicicleta Caloi 1968 e a determinação de melhorar a difícil situação financeira da família. Conforme as vendas de bananas prosperavam, abandou o curso técnico de agrimensura e comprou o pequeno comércio de frutas que fornecia para ele, pagando o negócio por mês com o dinheiro que entrava no dia a dia com as vendas.

No início, a serragem

Conseguiu comprar duas caminhonetes e passou a buscar as bananas, no CEAGESP na Vila Leopoldina, em São Paulo. As frutas, que chegavam verdes, eram armazenadas em dois quartos fechado em um galpão alugado. Para amadurecer as bananas usava calor, gerado por meio da queima de serragens.

Tudo que ganhava era reinvestido na empresa. Desta forma, conseguiu construir duas câmaras frias, onde armazenava 100 caixas por câmara – em uma temperatura entre 15 e 18 graus. Conforme a distribuição aumentava, novas câmaras frias eram construídas.

Carlos Fava no Centro Tecnológico para Climatização de Bananas
Tecnologia reconhecida internacionalmente

Hoje, Frutas Fava tem o maior centro tecnológico para climatização de bananas do mundo. Composto de 47 câmaras frias, onde uma complexa equação controla os gases das frutas e a atmosfera interna das câmaras – reproduz as condições naturais de maturação. Até o momento em que cada pedido sai para entrega. Este processo reduz a acidez das bananas e eleva o Brix – escala de dulçor e parâmetro de qualidade da fruta – de 22% a 26%, tornando-a muito saborosa.

Prêmio Innovation Award 2019 recebido na  Fruit Logistica – em Berlim (Alemanha)

O sistema – projetado por Carlos Fava em conjunto com um engenheiro de refrigeração com especialização em gases de frutas -, foi premiado em 2019 na Fruit Logistica – na categoria Inovação e Tecnologia. O evento é a maior feira de frutas do mundo, realizada em Berlim (Alemanha). Nenhuma outra empresa brasileira foi agraciada com o prêmio. Hoje, esta tecnologia é utilizada em alguns países europeus. 

Sacos com proteção UV envolvem as bananas
Produção Sustentável

A Fava produz 30% das bananas que comercializa, em uma fazenda modelo localizada em Miracatu, no Vale do Ribeira – onde colhe 45 toneladas de fruta por hectare, refletindo a criatividade exercida por Carlos Fava.

Cachos são protegidos com folhas de espuma

Ainda no bananal, os cachos são embalados em sacos com proteção UV contra raios solares e protegidos com folhas de espuma, para garantir que a planta não se machuque.

Para o transporte dos cachos – que pesam cerca de 70 quilos, Fava criou um “teleférico” com cinco quilômetros de extensão, para o transporte aéreo dos frutos e “trenzinhos”, que transportam os cachos colhidos nos pontos mais remotos da plantação,  eliminando o trabalho animal do processo.

Teleférico

Fava também desenvolveu uma “piscina”, onde os cachos são lavados. A água utilizada neste processo, vai para tanques de decantação para reuso, passando posteriormente por um processo de filtragem, retornando ao meio ambiente. O engaço, cabo que sustenta as bananas no cacho, é triturado e utilizado como adubo.

Piscina faz a higienização da fruta e a água usada é tratada e devolvida ao meio ambiente

A Fazenda Fava é toda mapeada. Assim, são delimitadas as área destinadas ao plantio, de reserva legal, as nascentes, mananciais e córregos. Anualmente, as redes varejistas auditam a propriedade e constatam em loco o cumprimento das normas trabalhistas e socioambientais.

Rastreabilidade

As bananas da Fava são comercializadas em aproximadamente 400 pontos de venda no estado de São Paulo, abastecidos por uma frota própria