Home Destaque Vila Medeiros, um bairro histórico e rico em fatos completa 110 anos...

Vila Medeiros, um bairro histórico e rico em fatos completa 110 anos na Zona Norte

medeiros
Tempo de Leitura: 4 minutos

medeiros

  • No passado, havia vinhedos na Vila Medeiros, com bons vinhos
  • Vila Medeiros recebe o sobrenome de seu fundador, o português José de Medeiros
  • O Mocotó é um restaurante que traz muitos turistas à Vila Medeiros

Quem nasceu ou mora há vários anos, tem orgulho da Vila Medeiros, que foi fundada em 11 de outubro de 1.912, pelo português José de Medeiros, que adquiriria cerca de 68 alqueires de terra, anos antes, junto as famílias Bonno e Rodrigues.

Anos depois, contratou o agrimensor Sr. Jose Munhoz para medição das terras e, posterior loteamento, vindo a adquirir algumas chácaras, os senhores  Juvenal Sayão, Antonio Fernandes e Rafael Parisi, passando a ser, os primeiros moradores, já no ano de 1.924.

Pouco depois, contratou os serviços do Sr. Henrique Munhoz, para o trabalho de arruamento e loteamento do bairro, quando então, ganhou Vila Medeiros, maior impulso em relação ao seu povoamento.

Cultivador de vinhedos e fabricante de bons vinhos, sua fama ultrapassou os limites do bairro, alcançando o restante da cidade de São Paulo. Os bons vinhos e o local fizeram com que muitos turistas visitassem Vila Medeiros. Naquele momento, a Zona Norte foi se transformando em ponto turístico.

medeiros
José de Almeida com Rodrigo Oliveira na Casa do Norte

Nos dias de hoje, muitos turistas vem à Zona Norte para conhecer a boa comida do Restaurante Mocotó, que fica na Avenida Nossa Senhora do Loreto. Olugar tem uma história de 49 anos (1973), da Casa do Norte do Sr. José de Almeida, para o filho, o consagrado Chef Rodrigo Almeida — que tem muito orgulho da Vila Medeiros e até ´´briga´´por ela — com a culinária sertaneja e nordestina.

A elevação à Distrito do bairro de Vila Medeiros  foi pela lei 11.220/92 — que faz parte na definição da Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros é sempre omitida pela Prefeitura de São Paulo, que usa somente os dois primeiros distritos. Como distrito ficam sob sua jurisdição os bairros de  Vila Sabrina, Vila Ede, Vila Munhoz, Jrdim Brasil, Jaradim Guança, Jardim Julieta, Conjunto Promorar Fernão Dias, Vila Alegria, Vila Elisa e parte do Parque Novo Mundo.

Mapa da região
As transformações

Com o desenvolvimento do bairro, carência de transportes coletivos, que só chegaria ao bairro nos anos 50, com as linhas da CMTC – Companhia Municipal de Transporte Coletivo  e Auto Viação Alto Pari, com a colaboração da Prefeitura, através dos prefeitos Adhemar de Barros e Jânio Quadros, que autorizaram o calçamento da Av. Nossa Senhora do Loreto.

Graças ao empenho do espanhol Francisco Perez Pagan, Vila Medeiros foi beneficiada com os melhoramentos da energia elétrica e água encanada, no inicio da década de 50, com o loteamento de parte de suas terras, sob a promessa de trazer ao bairro tais benfeitorias.

Igreja N.S.do Loreto

O atual “Santuário e Matriz Nossa Senhora de Loreto”, nasceu do fato de, no final da década de 40, um avião monomotor do Aéreo Clube de São Paulo, ter caído nas proximidades, salvando-se um casal de italianos, que por agradecimentos, erigiram a igreja, inaugurada em 11 de julho de 1.954.  Nossa Senhora do Loreto é a padroeira da aviação e dos aviadores. Olhando em uma foto aérea, a Igreja tem a sua construção no formado de um avião:o altar na frente, com o corpo e as duas asas.

medeiros
Igrejas N.S.do Loreto (vista aérea)

Na educação, a Vila Medeiros recebe com carinho os pequenos que se tornam ilustres profissionais, que dão orgulho ao bairro.  Os seguintes estabelecimentos de ensino estão no bairro:“Escola Estadual Professor Sebastião de Souza Bueno” , “Escola Estadual Doutor Miguel Vieira”, “Escolar Estadual Professora Carmosina Monteiro Viana”, “Escola Estadual Doutor Luiz Lázaro Zamenhof” e “Escola Estadual Doutor Justino Cardoso”.

Já o comércio teve um grande desenvolvimento com  antigos comerciantes em atividade, contribuído com o crescimento do bairro e região. Estão situadas em Vila Medeiros as agências bancárias do Itaú e Bradesco, as que vieram primeiro e hoje outros bancos. Na Saúde, conta com a Unidade Básica de Saúde Integrada UBS I – Vila Medeiros, mas ainda sem uma Pronto Socorro ou mesmo um hospital, que são reivindicados pelos moradores. No futebol, o bairro teve um destaque especial com o Santos Futebol Clube de Vila Medeiros.

Uma entidade de assistência social

Quem não ouviu falar Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros, mais conhecida em sua sigla ASSORAVIM. Esse é nome da entidade que luta pelo bairro, através de seus grandes presidentes, desde a sua fundação em 24 de abril de 1.966 — lá se vão 56 anos –, por um grupo de agregados comerciantes, que se reuniam na “Farmácia Boa Sorte”, localizada na Av. Gustavo Adolfo, 230, na época.

ASSOVARIM no período de fundação

Teve como primeiro presidente o Sr. José Teruer Bruni, passando por grandes mandatários, de Paulo Pereira de Almeida ao atual Edson Tadeu Marin (TADEU). Realiza trabalhos na área social, voltados à população carente.

O Rotary Club São Paulo Vila Medeiros, fundado em 08 de junho de 2.004, que em conjunto com a ASSORAVIM, vem contribuindo de forma decisiva para o melhoramento do Bairro e sua comunidade.

 

Serviço

ASSORAVIM – Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros
  • *  Endereço: R. Ataliba Vieira, 1034 – Vila Medeiros
  • Telefone: (11) 2986.9926
  • Site: www.assoravim.org.br
  • Facebook: Assovarim Vila Medeiros clique aqui