Início Cultura Um nova Pinacoteca Contemporânea começa a surgir até final do ano que...

Um nova Pinacoteca Contemporânea começa a surgir até final do ano que vem

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

  • O prédio da Pinacoteca foi construído em 1900, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.
  • É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 (116 anos)  e regulamentado como museu público estadual desde 1911.
  • A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.

O prédio da Pinacoteca Contemporânea, extensão da Pinacoteca de São Paulo, deverá estar pronto em novembro do ano que vem. O edifício, cujas obras tiveram início nesta semana, será o terceiro do grupo, atualmente formado pela Pinacoteca Luz e pela Pinacoteca Estação. Assim como os outros dois prédios da Pinacoteca de São Paulo, a nova unidade também ficará na região central da cidade, onde funcionava, até 2014, a Escola Estadual Prudente de Moraes, na avenida Tiradentes, próxima às estações de trem e metrô Luz.

Orçada em aproximadamente R$ 85 milhões, a construção da Pina Contemporânea, como é chamada, será custeada pela iniciativa privada e pelo governo de São Paulo, que arcará com R$ 55 milhões. O local terá potencial para atender até 1 milhão de visitantes por ano.

A nova unidade terá duas galerias para exposições de obras de diversos portes e um centro para atividades socioeducativas. O local também terá uma área de serviços, com restaurante, loja e espaços comuns para livre circulação do público. Será construído ainda o Jardim da Arte, que vai conectar o prédio da Pinacoteca Luz com o novo edifício.

“Com as novas galerias, o museu terá mais espaço e flexibilidade para expor as mais de 10 mil obras da sua coleção, inclusive aquelas de grande porte, além de receber obras de artistas internacionais, reafirmando a missão da pinacoteca de ser um museu de arte brasileira em diálogo com as culturas do mundo”, destacou o diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, Jochen Volz.

A Pinacoteca conta atualmente com mais de 10 mil peças, trabalhos de autoria de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari e Oscar Pereira da Silva.


Assista ao video com detalhes do novo prédio. Clique na imagem abaixo:


Como aconteceu o novo projeto

O edifício da Pina Contemporânea é um sonho antigo e vem somar aos outros dois espaços, a Pina Luz e a Pina Estação. Tudo começou por volta de 2008 com o início do processo de transferência da Escola Estadual Prudente de Moraes (Av Tiradentes, 273) para um novo e mais completo edifício também no bairro do Bom Retiro.

Em 2018, o terreno foi oficialmente cedido à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Por meio da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, organização Social que administra a Pinacoteca de São Paulo desde 2006, puderam ser iniciados as contratações dos projetos básico e executivo, e os tramites de aprovações junto aos órgãos de preservação patrimonial e às instancias municipais.

 

A Pinacoteca Contemporânea se somará ao conjunto de edifícios da Pinacoteca de São Paulo, que hoje é composto pela Pinacoteca Luz (Praça da Luz, 2) e Pinacoteca Estação (Largo Gal. Osório, 66), totalizando 22.041 m² de área total, com 9.112 m² de área expositiva, o espaço contará com uma praça pública para atividades artísticas e culturais, duas galerias para exibição de obras em grandes formatos, ateliês para atividades educativas, biblioteca e centro de referência e documentação, loja, café, restaurante, auditório, mirante e espaço de acolhimento.

A construção será custeada por uma composição de recursos entre o Governo do Estado e a iniciativa privada. O projeto arquitetônico é do escritório Arquitetos Associados.


Pinacoteca de São Paulo

  • Endereço:  Praça da Luz, 2 – Luz,  SP
  • Telefone: (11) 3324.1000
  • Site: www.pinacoteca.org.br (Acesse: exposições, ingressos, horários, Tour Virtual e outras informações)

 


<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa Pinacoteca do Estado e Empresa Brasil de Comunicação-por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – São Paulo>>


 

 

 

d