Home Cotidiano Tribunal de Contas do Município encontra falhas na Operação Tapa-Buracos na cidade

Tribunal de Contas do Município encontra falhas na Operação Tapa-Buracos na cidade

Tempo de Leitura: 2 minutos

tapa-buracos

Auditores do Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo realizaram uma fiscalização no serviço das seis empresas contratadas pela prefeitura para a Operação Tapa-Buracos. Ao longo desta 4ª feira e 5ª feira (30 e 31/08), 12 auditores do TCM visitaram mais de 40 buracos em várias regiões da cidade.

A fiscalização já identificou uma série de problemas na execução do serviço. Um deles é a escolha da solução do tapa-buraco para vias com alto grau de degradação. Os serviços de aplicação do tapa-buraco são medidas de recuperação pontual. Justamente por isso, a aplicação em um pavimento comprometido se torna uma solução paliativa, aumentando os custos e as chances de problemas em curto prazo.

tapa-buracos

Os auditores também apontaram que, muitas vezes, foram recortadas grandes áreas de intervenção, superiores ao tamanho do buraco existente, o que representa um custo mais alto para os serviços, uma vez que as empresas são remuneradas pela quantidade de massa asfáltica aplicada.

Além disso, foram constatadas diversas falhas executivas, entre elas, problemas no preparo da área para a aplicação do novo asfalto. A falta de limpeza adequada e compactação aumenta a chance de problemas na durabilidade do reparo. Pedras e folhas, por exemplo, podem colocar em risco a intervenção naquela área onde o preparo não foi adequado.

A fiscalização tem como base o sistema de rastreamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo  que acompanha em tempo real os equipamentos por meio de GPS. A partir desse monitoramento, os auditores estão indo até os locais onde os serviços são realizados no momento.

tapa-buracos
A aplicação de um questionário que engloba as dez etapas do serviço, os registros em foto e vídeo, o acompanhamento da temperatura do asfalto e o uso de trenas foram as ferramentas usadas pelos auditores do TCM-SP.

Na próxima semana um relatório com um balanço da fiscalização será apresentado, traçando um panorama da situação encontrada. Essas informações poderão subsidiar futuras auditorias e ações da prefeitura, para aprimorar a prestação dos serviços de tapa-buracos.


<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/TCM-SP – Viviane>>

 

d