20.2 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024
Home Bem Estar Síndrome do Olho Seco ocorre com mais frequência durante esta época do...

Síndrome do Olho Seco ocorre com mais frequência durante esta época do ano

olho
Tempo de Leitura: 2 minutos
 olho

  • Problema é caracterizado pela diminuição na produção de lágrimas e pode provocar coceira, ardência e vermelhidão

Devido às temperaturas mais baixas nesta época do ano, as pessoas ficam mais suscetíveis a gripes, resfriados e outras doenças do sistema respiratório, como bronquite e crises de asma. No entanto, é preciso estar atento também à saúde dos olhos, que sofrem com os efeitos do outono/inverno.

A falta de chuva, a baixa umidade relativa do ar e a poluição, situações típicas deste período, favorecem a síndrome do olho seco, caracterizada pela diminuição na produção de lágrimas que lubrificam os olhos. A alta incidência de raios ultravioletas (UV), presentes na luz do sol, é outro agravante que favorece essa condição, bem como ficar muito exposto ao ar-condicionado e a telas de equipamentos eletrônicos.

Sintomas

O paciente com síndrome do olho seco tem a sensação de areia nos olhos, acompanhada de coceira, vermelhidão e ardência dos olhos. Esses são alguns sintomas semelhantes aos da conjuntivite, o que pode causar confusão. Por isso, antes da automedicação com colírios, é recomendado consultar um médico.

Cuidados

Para ajudar na prevenção, é importante usar óculos escuros com proteção UV ao ar livre, pois eles protegem contra os raios solares, as impurezas e o vento. Além disso, ingerir bastante líquido, uma vez que a hidratação e uma dieta equilibrada garantem ao organismo condições para produzir a quantidade necessária de lágrimas.

Outros cuidados a serem mantidos são: não colocar as mãos nos olhos, mantendo-as sempre higienizadas; umidificar o ambiente; reduzir o tempo de exposição a telas de computador, celular e outros aparelhos; e descansar os olhos com algumas pausas ao longo do dia. Assim como cuidar da saúde em geral controlando a diabetes, hipertensão ou reumatismo.

Orientação profissional

Caso perceba alguma alteração ou problema de visão, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto da sua casa para ser orientado e encaminhado corretamente para o serviço de referência mais adequado ao seu caso.

A localização de todos os equipamentos da rede municipal pode ser consultada na plataforma Busca Saúde — clique aqui


<<Com apoio de informações/fonte: SECOM – Ass.Imprensa Secretaria Municipal da Saúde >>

d