17.5 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
Home Bem Estar São Paulo tem falta de vacinas da Astrazeneca para segunda dose

São Paulo tem falta de vacinas da Astrazeneca para segunda dose

Tempo de Leitura: 2 minutos

astrazeneca

  • Segundo Ministério da Saúde, doses foram enviadas e usadas como 1ª dose em SP
  • A população deve acompanhar a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes por meio da plataforma De Olho na Fila da Prefeitura de São Paulo

O governo de São Paulo informou que estão em falta no estado doses da vacina Astrazeneca para a segunda dose da imunização. A Secretaria Estadual de Saúde  está cobrando o Ministério da Saúde o envio de novas doses. No entanto, segundo a pasta, as doses já foram enviadas, mas o estado as usou como 1ª dose, em desacordo às recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“O Ministério da Saúde do Governo Federal deixou de enviar cerca de 1 milhão de vacinas de dose 2 da Astrazeneca para São Paulo, provocando um verdadeiro apagão de vacinas nos 645 municípios do estado. O prazo de aplicação destas doses começou a vencer no dia 4 de setembro”, disse o governo do estado, em nota.

O governo do estado acrescentou que, em eventual indisponibilidade de mais remessas da Astrazeneca, e solicita o envio imediato de doses da Pfizer para suprir a demanda e concluir os esquemas de vacinação em conformidade com a solução de intercambialidade indicada pelo governo federal.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no entanto, a pasta não está devendo lotes da segunda dose de vacina covid-19 da Astrazeneca ao estado de São Paulo. “Até o momento foram entregues ao estado 12,4 milhões de dose 1 e 9,2 milhões de dose 2 da AstraZeneca. As 2,8 milhões de doses não foram enviadas porque o prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose só se dará no final do mês”, destacou o ministério, em nota.

Segundo o Ministério da Saúde, dados inseridos por São Paulo no LocalizaSUS mostram que o estado utilizou como primeira dose vacinas destinadas à segunda dose. “O estado aplicou 13,99 milhões de dose 1 e 6,67 milhões de dose 2. As alterações nas recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) acarretam na falta de doses para completar o esquema vacinal na população brasileira”, acrescentou o ministério. <<Com apoio de informações/fonte: Empresa Brasil de Comunicação – por Bruno Bocchini – repórter da Agência Brasil – sP>>

 Prefeitura de SP aguarda a chegada dos lotes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aguarda a chegada de novos lotes da vacina AstraZeneca conforme divulgado recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e manterá a população informada tão logo sejam recebidos.

A Secretaria Municipal da Saúde informa, também, que recebeu nesta quinta-feira (09/09) 254.556 doses da vacina Pfizer e outras 128.510 da Coronavac do Governo do Estado.

Recomenda-se à população que acompanhe a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes por meio da plataforma De Olho na Fila: clique aqui. 

Sobre o app E-saude-SP

Para ter acesso ao app e-saudeSP, basta entrar na loja de compras do celular, baixar o e-saúdeSP de forma gratuita, aceitar os termos de uso e fazer um cadastro com Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e criar uma senha. O app também está disponível na página: https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login

Para acessar o aplicativo saúdeSP – clique aqui

Onde se vacinar

A lista completa de postos pode ser encontrada no Vacina Sampa — clique aqui. 

<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom/PMSP>>


d