Home Bem Estar São Paulo e Guarulhos ampliam vacinação contra gripe acima de 6 meses...

São Paulo e Guarulhos ampliam vacinação contra gripe acima de 6 meses de idade

Tempo de Leitura: 2 minutos

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia nesta 2ª. feira (15/05/2023) a imunização contra a gripe para toda a população da capital acima dos seis meses de idade. Até o momento, a cobertura vacinal para a gripe está em 26% na capital. Desde o início da campanha, em 10 de abril, foram aplicadas 1.061.872 doses do imunizante contra o vírus influenza, causador da gripe.

Atualmente, estão sendo vacinados idosos com mais de 60 anos de idade, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde; profissionais da educação: pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso; profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas.

Para conscientizar os cidadãos, a SMS também divulga constantemente informações oficiais relacionadas à segurança e eficácia dos imunizantes. Além disso, os agentes comunitários de saúde (ACSs) orientam os munícipes a buscarem a vacinação nas UBSs e a manterem suas cadernetas atualizadas.

A vacinação contra a influenza acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento de 2ª. a 6ª. feira, das 7 às 19 horas, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que atendem das 7 às 19 horas, inclusive aos sábados e feriados. A população pode consultar a unidade mais próxima por meio da página Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

feriado nacional               Guarulhos também libera vacinação

A vacina contra a gripe  também estará disponível para a população de Guarulhos com mais de seis meses de idade. As doses do imunizante serão oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com exceção da Cavadas, que passa por reformas.

A campanha de vacinação tem como objetivo imunizar o maior número de pessoas e prevenir a disseminação do vírus da gripe na região. É importante ressaltar que as vacinas disponibilizadas são remanescentes da campanha e, portanto, não haverá reposição de estoque. Por esse motivo é fundamental que os munícipes compareçam às unidades para garantir sua imunização.

A vacina contra a gripe é uma medida preventiva eficaz que contribui para a redução dos casos e das complicações decorrentes da doença. Ela protege contra os principais subtipos do vírus influenza, especialmente durante o inverno, quando a circulação do vírus tende a ser mais intensa.

A dose contra a gripe pode ser aplicada juntamente com a bivalente da Pfizer contra a covid-19, que está disponível para pessoas com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos quatro meses ou recebido uma dose de reforço, no caso de terem sido inicialmente imunizadas com a vacina da Janssen.

A Secretaria da Saúde orienta que a população leve o documento de identificação e o cartão de vacinação. Além disso, é obrigatório o uso de máscara durante a permanência na UBS.

Serviço

Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.


<< Com apoio de informações/fonte: Secretaria Municipal da Saúde de SP e Guarulhos>>

d