21.8 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024
Home Destaque São Paulo celebra o Dia Internacional do Café com um grande...

São Paulo celebra o Dia Internacional do Café com um grande festival no Triângulo SP

Tempo de Leitura: 4 minutos

triângulo

  • O Dia Internacional do Café é comemorado no dia 1º de outubro
  • O Centro Velho de São Paulo é conhecido como o Triângulo SP
  • Durante seis dias acontece o Festival do Café atrações especiais

A relação entre o café e o Centro da cidade de São Paulo remonta à história desta bebida no Brasil e também à própria cidade, gerando riqueza e impactando hábitos e costumes que até hoje fazem parte do nosso cotidiano.

Neste gancho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), promove o Festival do Café no Triângulo SP com início em 27 de setembro e encerramento no dia 1º de outubro (sábado), data em que é comemorado o Dia Internacional do Café — já no dia seguinte (domingo) acontecem as eleições em todo o país.

Desde sua primeira edição, em 2019, o evento acontece no Triângulo SP, recorte especial do centro onde a  SMTur tem como objetivo desenvolver ações estratégicas de fomento à área. A edição atual traz quase o dobro de cafeterias participantes, saindo de 18 para 30.

triângulo

“Com o evento, evidenciamos a quantidade expressiva de cafés que existem no centro da cidade, suas características próprias e sua história, contada por meio de experiências únicas”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.

Cada estabelecimento participante foi convidado a elaborar um combo promocional ou oferecer descontos em itens do cardápio, que serão comercializados nas dependências do próprio local.

Na programação, o público poderá conferir desde cafeterias de rede como Starbucks, Cacau Show Caffé Latte até espaços que só existem no centro da cidade, como o Café Martinelli, Badaró Art Caffé Casa Godinho, Espaço Priceless, Café Girondino, o mais antigo de São Paulo em atividade, e muitos outros.

Programação musical

Para embalar a programação dos cafés, a SMTur convidou artistas que vão se apresentar em formato acústico em frente às cafeterias durante todo o período do evento. As performances acontecem em três faixas de horário: 10h30 às 11h30; 14h às 15h e 1 às 17h.

O objetivo é harmonizar as atividades das cafeterias com música ao vivo, tornando a experiência do público do evento ainda mais prazerosa.

triângulo

Workshops sobre café

Se tiver algo melhor do que saborear um delicioso café, é ouvir histórias sobre a bebida. Por isso, a programação do Festival preparou uma série de encontros com especialistas no assunto:

* dia 28/09, a partir das 17 horas, a dupla Clayton Melo e Denize Bacoccina, da da plataforma A Vida no Centro, é convidada para falar sobre o tema “A retomada do Centro de São Paulo – desafios e oportunidades”. A ideia é abordar brevemente os desafios que foram lançados durante a pandemia e como as novas ideias foram colocadas em prática neste processo, inclusive nas cafeterias, e que perduram até os dias atuais, pois são mudanças que vieram para ficar.

  • dia 29/09 (5a.feira), às 15 horas:  a especialista em café,  Natália Camoleze, da revista Espresso, compartilha uma pesquisa feita com leitores da publicação sobre os hábitos de consumo de café e o que isso revela em termos de tendências.
  • dia 30/09 (6a.feira), às 14 horas: no terraço do Edificio Martilnelli , o público será convidado a participar de uma experiência única: uma atividade mediada pelo Café do Birae a Akan Cafés Especiais com 60 participantes que promete desafias os paladares mais exigentes.
  • dia 30/09 (6a.feira) 15 horas:a  Idealizadora do podcast do Portal Coffea e da empresa de turismo de café Coffea Trips,Kelly Stein,  fala no Centro Cultural Banco do Brasil. Durante a palestra, ela vai narrar suas andanças pelo universo do café, destacando experiências de viagens e sabores experimentados nesta jornada.
  • 01 de outubro (sábado): no Dia Internacional do Café, sábado, o encerramento do evento fica por conta do influenciador de turismo Tiago Lopes. Em seu canal de viagens no Youtube, ele  já explorou muitos destinos ao redor do mundo, sempre trazendo um olhar único para cada experiência. Neste bate-papo, ele promete contar os detalhes das suas incursões e também os deliciosos cafés que já provou em suas aventuras.

triângulo

Sobre o Triângulo SP

Em 23 de março de 2020, a Prefeitura de São Paulo criou oficialmente o Triângulo SP, polo de atividades sociais, culturais e turísticas no perímetro das ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista – região central de São Paulo por meio da sanção da Lei nº 17.332/2020.

Um dos principais objetivos da iniciativa é revitalizar e divulgar o chamado Centro Antigo da cidade e atrair as pessoas para adensar a região. O desenvolvimento econômico e turístico da região está entre as metas do governo municipal.

Festival do Café no Triângulo SP-2022

Com informações e produção da Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Turismo e da SP Turis, saiba mais sobre o Festival do Café no Triângulo-2022  com as cafeterias participantes, informando endereço e horário de funcionamento. E o que essa cafeterias estarão apresentando  de menu e combo promocionais. Inclui toda a programação artística  (com locais, dias e horários) e mais os eventos e palestras. Clique aqui.


<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Secom-PMSP>>

d