Home Cotidiano Resíduos recicláveis viram obras de arte em exposição em São Paulo. Evento...

Resíduos recicláveis viram obras de arte em exposição em São Paulo. Evento gratuíto

Obra André Inea (Foto:Divulgação)
Tempo de Leitura: 3 minutos

recicláveis

  • Exposição com entrada gratuita acontece na Unibes em São Paulo
  • Fica em cartaz ate 16 de outubro e depois percorre outras cidades

Resíduos recicláveis de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira e ferro dão vida a obras de arte inusitadas na exposição Reciclos – Criando Novas Perspectivas”, que provoca a reflexão sobre o consumo consciente e a reciclagem.

Com curadoria e do artivista Mundano e realização da Rede Educare, a mostra tem visitação gratuita de 1 de setembro a 16 de outubro, de 5ªs. feiras aos domingos, entre 12 e 19 horas, no espaço Unibes Cultural, em São Paulo.

Dividido em cinco ambientes interativos e educativos, “Reciclos” sensibiliza o público para a transformação dos impactos causados pelos resíduos descartados de maneira irregular.

recicláveis

O espaço de exposições abriga painéis, esculturas, instalações, vídeos e serigrafia, com recursos de braile, legendas e audiodescrição, que transitam pelo ativismo lúdico de nove artista convidados: André Inea (SP), Felipe Iskor (SP), Kelly Reis (SP), Bruna Serifa (SP), Ever Costa (SP), Rodrigo Machado (SP), Subtu (SP), Luna Bastos (RJ) e Odé Frazão (SP).

“Foi uma felicidade poder desafiar cada um deles, e o que juntos buscamos é que o público crie novos olhares sobre o resíduo e novas perspectivas do uso desses materiais, que são incríveis e que, às vezes, ocupam apenas alguns minutos do nosso dia, sendo descartados em seguida, podendo vir a ficar muitos e até milhares de anos no meio ambiente”, comenta o curador Mundano.

Ele é também conhecido por ter reformado centenas de carroças de catadores em São Paulo por meio da sua ONG “Pimp My Carroça”.  O artista é conhecido em cerca de 20 países por seus grafites e pinturas “papo reto”, que defendem o meio ambiente e os direitos humanos.

A instalação também convida o público para interagir com espaços temáticos, jogos e oficinas, que promovem curiosidades sobre descarte responsável de resíduos. O ambiente de galeria reúne retratos de 14 catadores brasileiros, com QR Code que direciona para depoimentos em áudio dos homenageados, numa ação que reconhece a importância desses agentes essenciais para a reciclagem.

recicláveis

As fotografias fazem parte do livro “Recicladores de Sonhos”, disponível gratuitamente para download — clique aqui –, que tira da invisibilidade a trajetória de 30 catadores brasileiros.

“Reciclos” também apresenta a “trilha do conhecimento” com oficinas para crianças e adolescentes. “O cenário de descarte inadequado continua sendo um desafio e nós, como resposta, trabalhamos para ampliar o alcance da mostra, trazendo mais recursos de interação e conscientização. A ideia é promover um grande questionamento sobre a herança que estamos deixando para o planeta e para as futuras gerações”, comenta Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

Depois de São Paulo, a mostra segue para São José dos Campos, Pindamonhangaba, Salvador e Recife. “Reciclos” tem patrocínio da Novelis e da Ball Corporation via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.

reciclaveis

SERVIÇO

“Reciclos – Criando Novas Perspectivas”

  • Onde: Unibes Cultural
  • Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Cerqueira César – SP
  • Quando: 1 de setembro a 16 de outubro de 2022
  • Visitação: 5ª feira a domingo
  • Horário:  12  às 19 horas
  • Classificação etária: livre
  • Ingresso: entrada gratuita
  • Realização: Rede Educare –  (11) 3168.0870
  • E-mail: [email protected]

<<Com apoio de informações/fonte: Unibes Cultural/Rodrigo Cabral-Ass.Imprensa>>

recicláveis recicláveis recicláveis recicláveis

 

d