Início Cotidiano Pró-Sangue precisa de sangue do tipo O com urgência. Colabore e compartilhe!

Pró-Sangue precisa de sangue do tipo O com urgência. Colabore e compartilhe!

Tempo de Leitura: 4 minutos

pró-sangue

  •  A partir de 17 de janeiro posto Clínicas estará em reforma até 24/02
  •  Dúvidas: consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).

A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Pauloprecisa urgentemente de doadores. Atualmente o estoque de sangue dos tipos O+, O-, A- e B- encontra-se em situação de emergência, garantindo o abastecimento dos hospitais por poucos dias.

A situação é de fato muito preocupante. Já faz um bom tempo que as reservas operam em condições de escassez, e a Pró-Sangue está com dificuldade para reverter o cenário de criticidade. Se o número de doações não aumentar, pode haver risco de desabastecimento, comprometendo o tratamento de pacientes internados ou que dependem regularmente de transfusão.

A queda acentuada dos estoques se deve em parte ao período de férias, quando as pessoas viajam e deixam a doação de sangue em segundo plano. Além disso, temos o surto de Influenza e o aumento dos casos de Covid pela variante Ômicron, que acabam afastando os candidatos das unidades de coleta.

Para mudar esse quadro, fazemos um apelo à população para que vista sua máscara, agende sua doação e doe sangue ainda essa semana! Ainda há muitas vagas em aberto no sistema de agendamento da Pró-Sangue, que pode ser acessado pelo site www.prosangue.sp.gov.br.

O posto entra em reforma

Os doadores de sangue que vierem ao posto Clínicas devem ficar atentos. A partir de 17 de janeiro, a unidade passará por reforma de melhorias, com previsão de 120 dias de vigência.

O projeto de reforma do posto Clínicas não impactará as áreas do processamento, estoque, ambulatório de doadores e aférese, cuja operação segue normalmente. Nesse sentido, os doadores de plaquetas poderão continuar fazendo suas doações na unidade durante o período vigente da reforma.

Os doadores de sangue total que costumam doar no posto Clínicas, a Pró-Sangue disponibilizará uma unidade de coleta externa na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, que fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 419, bem pertinho do Metrô Clínicas. O serviço ficará ativo de 17 de janeiro a 24 de fevereiro. Mas é importante destacar que serão atendidos apenas os candidatos que tiverem feito o agendamento online da sua doação.

A partir desse período, a Pró-Sangue sugere outros locais para doação. O posto Dante Pazzanese, por exemplo, é uma boa opção. Além de estar mais próximo do Hospital das Clínicas, a unidade terá seu horário de atendimento expandido, passando a funcionar de segunda a sábado, nos períodos da manhã e da tarde.

O posto Mandaqui (Rua Voluntários da Pátria – junto ao prédio do Completo Hospitalar do Mandaqui) também terá sua rotina alterada, com ampliação do horário de atendimento. O passará a operar também aos sábados, até as 16 horas.

Requisitos para agendamento

Além de fazer seu agendamento pelo site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br ) , o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus está incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados (no site da Pró-Sangue é possível obter mais informações).

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, confira os pré-requisitos básicos à doação, para que você não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. E não deixe de conferir o horário de atendimento dos postos.

Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).

A doação de sangue continua sendo segura e medidas cautelares estão sendo adotadas nos postos de coleta, de modo a preservar os candidatos e os colaboradores.


Postos de Coleta da Pró-Sangue

É aconselhável realizar o agendamento online pelo site  da ProSangue — clique aqui — para garantir o atendimento no dia e horário escolhido. É rápido e fácil!

Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – Cerqueira César – SP/SP – de 2ª a 6ª feira, das  às 18h00; sábados, feriados e emendas, das 8 às 17h00 – Fechado aos domingos
• Estacionamento gratuito para carros dentro do complexo do Hospital das Clínicas

Posto Dante Pazzanese (somente com agendamento)
Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera – SP/SP – 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira, das 8 às 13h00 – Fechado aos sábados, domingos e feriados

Posto Mandaqui
R. Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui – SP/SP – de 2ª a 6ª feira, das 8 às 16h30 – Fechado aos sábados, domingos e feriados

Posto Stella Maris – Guarulhos
R. Maria Cândida Pereira, 568 – Itapegica – Guarulhos/SP – de 2ª a 6ª feira, das 8 às 16h00 – Fechado aos sábados, domingos e feriados

Posto Regional de Osasco
R. Ari Barroso, 355 – Presidente Altino – Osasco/SP – de 2ª a 6ª feira,  das 8 às 16h30; sábados, das 8 às 16h00 – Fechado aos domingos e feriados

Posto Barueri (somente com agendamento)
R. Angela Mirella, 354 – Jardim Barueri – Barueri/SP – de 2ª a 6ª ffeira, das 8 às 16h00 – Fechado aos sábados, domingos e feriados


<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/Pró-Sangue- Katia Maria de Francischi >