25.5 C
São Paulo
terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaque Prefeitura promove ações de vacinação contra raiva. Mas esquece da Zona Norte

Prefeitura promove ações de vacinação contra raiva. Mas esquece da Zona Norte

raiva
Tempo de Leitura: 5 minutos
raiva 

  • A imunização de cães e gatos acontece em áreas públicas de todas as regiões da cidade e complementam atendimento nos locais fixo

Adendo/Resposta da Secretaria Municipal da Saúde == O DiárioZonaNorte solicitou esclarecimentos à SECOM e Secretaria Municipal da Saúde (SMS)  sobre a não inclusão de um posto especial na Zona Norte. Parece que a SMS não entendeu a colocação das observações do jornal, encaminhando uma resposta vazia e repetitiva de providências passadas, com as características do Serviço de Vacinação Contra a Raiva em cães e gatos. Mas o principal ponto não foi esclarecido e nada informou as razões de não ter havido um ponto especial na Zona Norte. E, mais uma vez,  confundiu Pirituba  (que é Zona Noroeste) como sendo da região.


Nota da Redação ==   É um círculo vicioso,  e com muita frequência,  a Prefeitura de São Paulo ignorar geograficamente a Zona Norte da cidade. No dia 02/12/2022 — 6a.feira passada — registramos que as Zonas Leste, Sul e Oeste (menos a Zona Norte) foram beneficiadas com pontos de saída dos ônibus iluminados para visitas gratuitas de Natal ao Parque do Ibirapuera, que já encaminhamos os questionamentos em outro e-mail dirigido à a Secretaria Especial de Comunicação-SECOM — ver matéria clicando aqui.

Agora,  a nossa Redação recebe novo release da SECOM e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizando pontos fixos e especiais para a vacinação gratuita de cães e gastos contra raiva — além dos pontos fixos na cidade mantidos pela Covisa./UVIS.

Novamente, a Zona Norte ficou de fora.  O endereço de Pirituba foi classificado como Zona Norte, mas é Zona Noroeste — junto com Jaraguá, São Domingos, Freguesia do Ó, Brasilândia, Perus e Anhanguera. Só para dar um ideia de distância de Pirituba com a real Zona Norte, no caso de Santana (imagine quem está mais distante  como Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Medeiros, Parque Novo Mundo, Casa Verde, Cachoeirinha, Limão, Mandaqui e outros distritos e municípios da Zona Norte), como referência: a distância da Rua Voluntários da Pátria com o local citado em Pirituba é de quase 20 quilômetros, de ônibus com trajeto de 01 hora e 16 minutos; de automóvel, quase 30 minutos, dependendo do horário e congestionamento na Marginal – e que muita gente não possui o veículo. Portanto, impraticável a ida do morador (até que mora um pouco mais perto, como Casa Verde, Cachoeirinha, Limão, Mandaqui…)  carregando o seu cão ou gato até Pirituba


raiva

Justiça seja feita à última vacinação, que ocorreu em único ponto na Zona Norte, apesar de pouca divulgação: Praça Santa Luisa de Marillac, no começo d de novembro.   Não foi registrado outros locais nos distritos e bairros da região.

Essa situação de “esquecimento da Zona Norte” está se tornando frequente, em todas as áreas de saúde, esportes, cultura, educação e obras, entre outros eventos. Os moradores da Zona Norte lembram que há alguns anos a Prefeitura de São Paulo promovia vacinação em massa em vários pontos (esquinas e praças) facilitando e convocando a população. Há inclusive a Lei Municipal de n. 13.131/01, de 18/05/22001, que faz referência as campanhas anuais sem toda a cidade por responsabilidade da Prefeitura de São Paulo: “poderá ser feita gratuitamente nas campanhas anuais promovidas pelo órgão municipal responsável pelo controle de zoonoses ou nesse órgão durante todo o ano˜.  O ano de 2018 está registrado como a última ação geral em toda a cidade, com avisos antecipados,  publicidade nos meios de comunicação e mídias sociais, faixas nos locais dos postos de ruas e praças nos bairros. Há quatro anos, a Prefeitura de São Paulo não promove  vacinação geral contra a raiva em cães e gatos.

Segue a íntegra do comunicado(release) para se ter uma ideia da falta de justiça com os moradores dos distritos e dos distritos e bairros da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, Santana  / Tucuruvi/  Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria /Vila Guilherme / Vila Medeiros.

raiva


Íntegra do release enviado pela SECOM/SMS:

A Secretaria Municipal da Saúde promove desde 6a.feira (01/12/2022) até o dia 09/12/2022 (4a.feira) ações estratégicas de vacinação de cães e gatos.  A imunização é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

s animais, cães e gatos saudáveis, devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. Para realizar a vacinação, o proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal (RGA).

Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Na cidade de São Paulo, no entanto, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) possui 16 postos fixos da em todas as regiões, aos quais os cidadãos podem levar seus animais para serem vacinados gratuitamente.

Confira a agenda das ações estratégicas de vacinação de 1º a 9 de dezembro:

Zona Leste
Dia 01, das 9h às 12h – Itaim Paulista – Georgina Diniz Braghiroli X Flamingo
Dia 08, das 10h às 15h – São Mateus – Rua Luis Pires de Minas X Morada Nova de Minas
Dia 09, das 9h às 16h – Guaianases – Praça Gonçalo Ravasco

Zona Norte <obs.: É Zona Noroeste e não Zona Norte>
Dia 03, das 10h às 16h – Pirituba – Av. Santa Monica X R. Cel. Amilcar Magalhães

Zona Sudeste
Dia 04, das 10h às 15h – Ipiranga – Avenida dos Patriotas (Museu Do Ipiranga)

Zona Sul
Dia 07, das 9h às 16h – Campo Limpo – Rua Serafim Ponte Grande X Rua Nilton Machado de Barros
Dia 08, das 10h às 15h – M’Boi Mirim – Rua Geraldo Fraga De Oliveira X Rua Arlindo Fraga De Oliveira

<<Obs.: Não foi citado também o local na Zona Oeste>>


raiva


Nota da Redação ==  No release encaminhado pela SECOM/SMS há a informação (com o link – clique aqui ) dos postos fixos de vacinação na cidade, nos endereços das Unidades de Vigilância Sanitária (UVIS) ou na Divisão de Vigilância de Zoonozes – DVZ (em Santana, ao lado do Campo de Marte). Mas há distritos, bairros e regiões da Zona Norte que não tem serviços da UVIS para vacinação de animais. É o caso das regiões da Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Medeiros, Parque Novo Mundo, Tucuruvi, Mandaqui e outros. É acontece também o difícil deslocamento destes locais até o endereço da DVZ, em Santana (Rua Santa Eulália) e de outras regiões da Zona Norte com destino à UVIS do Jaçanã/Tremembé.

  • DIVISÃO DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES – DVZ

R.Santa Eulália, 86 – 2a./6a.feira – 9/17 hs – sabado 9/15 hs

Fone: 2974.8000

  • UNIDADE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – UVIS / JAÇANÃ-TREMEMBÉ (ZN)

R. Maria Amália Lopes de Azevedo, 3676 – 2a./6a. 9/11 e 14/16 hs

Fone: 2240.6868


Leia artigo de Beto Freire com o título: ”  Nas Vilas, os animais sem “conta bancária” também tem direito a vida e saúde digna”(de 29/11/2022) clique aqui 


<<Com apoio de informações/fonte: SECOM/PMSP e SMS/PMSP >>

d

raiva raiva raiva raiva