Home Destaque Prefeitura inicia inquérito sobre saúde entrevistando moradores da Zona Norte

Prefeitura inicia inquérito sobre saúde entrevistando moradores da Zona Norte

Pesquisadores SMS/ FSP-USP em foto oficial
Tempo de Leitura: 2 minutos

inquérito

  • ISA-Capital 2023 deve entrevistar 5 mil pessoas em residências de todas as regiões da cidade pelos próximos dez meses

Novamente, um levantamento irá investigar em 5 mil pessoas de todas as regiões de São Paulo se há pessoas com deficiência em cada residência, o diagnóstico e tratamento de doenças crônicas, o histórico de vacinação e se há vítimas de acidentes ou violência. Também será considerada a presença de cães e gatos e o acompanhamento desses animais. O questionário também verificará assuntos relacionados ao diagnóstico de Covid-19 e como a pandemia impactou o ânimo e a saúde mental dos entrevistados.

O Inquérito de Saúde, o ISA-Capital, está sendo desenvolvimento pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), que teve início neste sábado (19/08/2023). Um dos pontos neste primeiro dia foi a região do distrito Vila Medeiros, na verdadeira Zona Norte da cidade .A análise dos dados deverá ser iniciada no segundo semestre de 2024 e a divulgação dos dados está prevista para 2025.

Essa pesquisa tem como objetivo conhecer o estado de saúde, hábitos de vida e uso de serviços de saúde pela população. A expectativa é entrevistar as 5 mil pessoas pelos próximos dez meses. Esta é a quarta edição do ISA, que foi realizado anteriormente nos anos de 2003, 2008 e 2015, quando foram entrevistados, respectivamente, 3.271, 3.357 e 4.043 munícipes.

Nesta edição atual, a Secretaria Municipal da Saúde investirá R$ 1,7 milhão em um convênio firmado com a FSP-USP, que, em contrapartida, cede, além de seu know-how, suas instalações para o treinamento das equipes de entrevistadores e supervisores de campo. Foram contratados 40 entrevistadores capacitados pela FSP-USP — que aparecem na foto acima.  

As visitas serão feitas a residências nas seis regionais de saúde, sorteados segundo critérios estatísticos, de forma a representar a população com mais de 10 anos de idade. Para a realização do inquérito, será utilizada amostragem com base no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e nos domicílios por região.

Atenção: Os aplicadores estarão uniformizados (jaleco verde com identificações) e portarão crachás da FSP-USP, que poderão ser confirmados no QR Code impresso nesses crachás.

Saiba mais sobre o ISA: clique aqui


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa da SMS / Secom >>


 

d