Home Destaque Parada Inglesa completa 107 anos

Parada Inglesa completa 107 anos

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

da redação DiárioZonaNorte

A Parada Inglesa completa na 3ª feira (25/07/2023)  107 anos, novamente sem uma festa oficial.  O bairro foi fundado em 25 de julho de 1916, nas terras pertencentes ao inglês Willian Harding e integra o distrito do Tucuruvi e sua Prefeitura Regional é Santana/Tucuruvi/Mandaqui.

Onde é hoje a rua do Tranway era a parada da Estrada de Ferro Cantareira, uma linha urbana de trens movidos a lenha que teve seu início como um ramal da Estrada de Ferro Sorocabana – aberto em 1893 – com saída da rua João Teodoro até a região do Tremembé.

Sua função inicial era transportar material para a construção da Adutora da Cantareira, que viria a abasteceria a cidade de São Paulo.  Em 1895, passou a transportar pessoas. Não havia uma parada oficial de trem, e os passageiros pediam para ficar na “parada do inglês”.

Parada
Praça Nossa Senhora dos Prazeres

A principal avenida do bairro há 43 anos é a Avenida Luiz Dumont Villares (conhecida como Avenida Nova), na década de 70 e inaugurada em julho de 1980. É considerada a praia da Zona Norte e tem em sua extensão vários bares e restaurantes. Nela, está a Praça Nossa Senhora dos Prazeres – o mesmo da igreja do bairro.

Parada
Sesc Santana
Sesc Santana

O Sesc Santana também fica na Avenida  Luiz Dumont Villares. Inaugurado em 22 de outubro de 2005,  é uma referência para a prática de esportes na região. O local também abriga um dos poucos teatros da região, com uma extensa programação cultural.  O complexo de piscinas atrai milhares de pessoas, durante o verão.  Adultos e idosos podem se inscreverem hidroginástica, ginástica multifuncional e iniciação à corrida.

Nos últimos anos o bairro passou por uma grande verticalização. São prédios e mais prédios residenciais, tomando lugar das tradicionais residências.

Parada
Terminal Parada Inglesa
Metrô

A Estação do Metrô Parada Inglesa, que movimentou mais ainda a região, foi inaugurada em 29 de abril de 1998.  A estação é elevada (fica a  10 metros de altura do solo), com estrutura em concreto aparente, plataformas laterais e cobertura metálica, com 6.635m² de área construída  e sua capacidade é de 20 000 passageiros por hora, no horário de pico.

Parada
Crédito da foto: Região Episcopal Sant’Ana – Pastoral da Comunicação Social
Troca de Santa

A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres foi fundada com o nome de Nossa Senhora da Consolata – em 25 de janeiro de 1940. A troca de “Santa” foi a pedido do português José Gaspar de Afonseca, doador do terreno onde a igreja foi construída e se deu em 21 de agosto de 1951

d