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Os ensinamentos da Amazon: os bastidores, os segredos e o grande sucesso da empresa

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

  • O nome Amazon  foi escolhido como referência ao Rio Amazonas, por ser um dos maiores rios do mundo;
  • A empresa foi criada em 05/07/1994 (hoje 29 anos) em 14 edifícios na cidade de  Seattle, EUA.
  • A Amazon está presente em vários estados americanos e em 16 países, incluindo o Brasil.

A Amazon, um gigante do comércio mundial, é uma empresa que transcende os limites do convencional. Apesar das críticas e ceticismos que a rotularam em seus estágios iniciais, a empresa continuamente surpreendeu os detratores, tornando-se um ícone de sucesso inigualável. A magia subjacente ao triunfo da Amazon reside em sua cultura de inovação, uma essência difícil de replicar por seus concorrentes.

A Citadel Grupo Editorial colocou no mercado o lançamento do livro ´´Obsessão Pelo Cliente – Histórias, Segredos e Insights Exclusivos de Dentro da Amazon“, dos autores Colin Bryar e Bill Carr, com a tradução de Nathalia Ferrante. As 368 páginas conduzem por uma exploração profunda dos bastidores da Amazon.

Combinando suas impressionantes experiências acumuladas ao longo de 27 anos na empresa, os autores revelam os princípios e práticas que impulsionaram esse fenômeno empresarial e oferecem um guia prático para aplicá-los em qualquer organização.

Dividido em duas partes, o livro mergulha profundamente na cultura amazoniana, explorando os princípios de liderança, o processo de recrutamento, a estrutura organizacional, a comunicação eficaz, a metodologia Working Backwards” (´´Trabalhando de trás para frente´´ ) e a gestão de métricas.

Em seguida, o livro analisa como esses princípios e práticas são aplicados em ação, utilizando exemplos concretos, como o Kindle, o Amazon Prime, o Prime Video e a Amazon Web Services (AWS)

Jeff Bezos

A liderança do líder

A empresa, sob a liderança de seu fundador Jeff Bezos, coloca a obsessão pelo cliente no centro de sua visão. Eles acreditam que o crescimento a longo prazo é alcançado priorizando incansavelmente as necessidades do cliente. Isso levanta uma questão crucial: que tipo de empresa você construiria se o cliente fosse sua prioridade número um?

Os alicerces da cultura amazoniana estão apoiados em quatro pilares fundamentais: obsessão pelo cliente, pensamento de longo prazo, desejo de inovar e excelência operacional.

Esses pilares não apenas moldaram a empresa desde o seu início, mas também a levaram a alcançar vendas anuais de US$ 100 bilhões em tempo recorde. A AWS também atingiu a marca de US$ 10 bilhões em vendas anuais no mesmo período.

Os princípios da empresa

Para sustentar essa cultura, a Amazon desenvolveu 14 princípios de liderança e uma série de metodologias únicas. Isso inclui práticas como o processo de recrutamento conhecido como “Bar Raiser”, equipes separáveis lideradas por líderes focados em velocidade e inovação, preferência por narrativas escritas em detrimento de apresentações em slides e uma obsessão implacável por métricas de entrada.

Um dos aspectos mais distintivos da abordagem amazoniana é o método de ” trabalhar de trás para frente ” ( Working backwards ) , começando pela experiência desejada pelo cliente no desenvolvimento de produtos. Isso reflete a mentalidade da empresa em criar soluções exclusivas para desafios comuns enfrentados por todas as empresas.

Os autores compartilham suas experiências e interações com o carismático Bezos, destacando não apenas sua abordagem descontraída e otimista em eventos esportivos, mas também em decisões de negócios cruciais.

O trabalho tem sua vantagens

O empresário Bezos personifica o lema da Amazon: “Trabalhe duro, divirta-se, faça história“. Durante seu tempo na empresa, diversos produtos e processos inovadores foram introduzidos, e os autores do livro veem sua passagem pela Amazon como uma oportunidade única de aprendizado e crescimento.

Obsessão Pelo Cliente” não se preocupa em entrar em debates controversos sobre o impacto da Amazon nos negócios e na sociedade, mas sim em revelar os segredos por trás do sucesso singular da empresa.

Este livro é um convite para adotar a obsessão pelo cliente como um princípio orientador em sua própria jornada empresarial, independentemente do tamanho ou da indústria de sua organização.

Dos bastidores à prática

“Obsessão Pelo Cliente” é uma obra que oferece uma visão inestimável dos bastidores de uma das empresas mais extraordinárias do mundo, proporcionando insights práticos e valiosos que podem ser aplicados em qualquer organização.

Este livro é um convite para adotar a obsessão pelo cliente como um princípio orientador em sua própria jornada empresarial, independentemente do tamanho ou da indústria de sua organização. Com essa obsessão como farol, os empreendedores também podem trabalhar duro, divertirem-se e fazer história em suas carreiras e negócios.

Nas palavras finais de André Street, que tem bastante experiência em empreendedorismo, fundador da startup Stone e o autor do prefácio do livro: ´´Leitura obrigatória para quem está construindo uma empresa´´.


Sumário:

PARTE 1 – SER AMAZONIANOIntrodução à Parte — 1 1. Alicerces: princípios de liderança e mecanismos / 2. Recrutamento: processo de elevação do padrão de qualidade exclusivo da Amazon (Bar Raiser) / 3. Organização: liderança separável, de segmento único / 4. Comunicação: narrativas e o relatório de seis páginas  / 5. Working Backwards: Comece com a experiência desejada pelo cliente / 6. Métricas: gerencie suas entradas, não suas saídas

PARTE 2 – A MÁQUINA DE INOVAÇÃO EM AÇÃO == Introdução à Parte 2 —  7. Kindle  / 8. Prime  / 9. Prime Video /  10. AWS  / Conclusão – Ser amazoniano além da Amazon / Apêndice A – Exemplos de avaliações de entrevistas / Apêndice B – Exemplos de preceitos narrativos e perguntas frequentes — /  Apêndice C – Linha do tempo de eventos do livro


Ficha Técnica

  • Título: Obsessão pelo Cliente
  • Subtítulo: Working Backwards: histórias, segredos e insight exclusivos de dentro da Amazon
  • Autores: Colin Bryar e Bill Carr
  • Tradução: Nathalia Ferrante
  • Editora: Citadel Grupo Editorial
  • Prefácio:  André Street
  • Páginas: 368
  • Preço: R$ 64,90
  • Onde encontrar: Amazon

<Com apoio de informações/fonte: LC Agência/Misael Freitas >

 

 

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