Home Cultura O Natal está chegando no Museu de Arte Sacra com exposição sobre...

O Natal está chegando no Museu de Arte Sacra com exposição sobre a Natividade

natividade
Casamento de N.Senhora (Sec XVII/XVIII)
Tempo de Leitura: 3 minutos

natividade

  • Exposição no MAS-SP apresenta 31 telas com motivos de Natal
  • Aproveite para ver a exposição com motivos de Natal em obras de papel marchê, ao lado do MAS-SP, na Estação Tiradentes do Metrô – clique aqui
  • Exposição no Metrô é gratuita e no MAS-SP tem ingressos pagos (ver abaixo)

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS / SP dá início às ações que celebram as festividades de final de ano. Na sala de exposição temporária, abre a mostra “E Habitou entre Nós – A Natividade segundo os pintores, composta por 31 telas de seu acervo, com temas ligados à natividade e assinadas por nomes relevantes do cenário artístico nacional e internacional. A curadoria é assinada por Beatriz Cruz e João Rossi.

O relato de fatos ocorridos de forma marcante e decisiva, no início da Era Cristã, era transmitido de forma oral para que a maioria da população pudesse ter ciência do que e como as coisas ocorreram e o que foi decidido a partir daquele momento. Os registros escritos vêm em um segundo momento. A arte segue o mesmo padrão em suas obras originais.

natividade
Cena chinesa – Na Tien Fei (Sec.XX)

Na Arte Sacra, não é diferente; seus temas dedicados à evangelização, retratam uma filosofia que transpassa a história tanto da igreja como do cristianismo.

“É a partir do século II que imagens relativas ao nascimento do Cristo começam a surgir baseadas principalmente nas narrativas orais dos primeiros cristãos. Posteriormente, com a circulação dos textos dos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas, ampliam-se as obras que retratam a Natividade. Desde a Anunciação, feita pelo Arcanjo Gabriel à Maria, até a volta do Egito e os primeiros anos da infância de Jesus, centenas de obras foram produzidas, fixando em nossa memória os eventos ligados ao Natal “, explica João Rossi, um dos curadores da exposição.

natividade
Cena natalina – Fulvio Pennachi (Sec.XX)

A exposição mostra com 31 telas e relevos que variam dos séculos XVI ao XX, de importantes autores como Fulvio Pennacchi, Paolo Veronese, Jorge José Eduardo Vedras, Samson Flexor, entre muitos, transmite a ótica com que cada qual viu a história do nascimento e da infância de Jesus.

Pinturas italianas, brasileiras, chinesas, ibero-andinas, esculturas portuguesas e obras seiscentistas nacionais, um presépio a Ilha da Madeira do século XVIII e esculturas do Menino Jesus e de Maria grávida estarão no espaço da exposição.

Da simples montagem dos presépios em casa, rotina comum entre família de várias partes do mundo, até as obras dos grandes mestres que hoje se encontram em museus de diversos países, toda essa produção artística serve como um gatilho à memória de que o verdadeiro sentido do Natal é mais amplo e mais profundo do que apenas ações comerciais ou sociais.


SERVIÇO

Exposição: E Habitou entre Nós – A Natividade segundo os pintores

  • Artistas: Paolo Veronese, Samson Flexor, Fulvio Pennacchi, Josefine Ritter, Joaquim José de Gugos, Equipe CIMA-ARQUI 8ª série – Liceu Pasteur, Jorge José Eduardo Vedras, Ana Vitória Monteiro Gomes, Wilma Ramos, Vaste Bergamaschi, Sarah Salvi de Freitas, Palma Vecchio, Ludovico Carracci, Matti Seppãlã, Olympio Milani, Ma Tien Fei, Cavalier Tempesta (Pietro Mulier, O Jovem), D. Lucas Teixeira, Rosalvo Cardoso de Mattos e alguns autores anônimos
  • Curadoria: Beatriz Cruz e João Rossi
  • Abertura: 27 de novembro de 2021 (sábado) – às 11hs
  • Duração: de 28 de novembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022

Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP

  • Endereço: Av.Tiradentes, 676 – Luz – (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
  • Informações: 11 3326-5393
  • Horários:  3ª feira a domingo, das 9 às 17 horas
  • Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação)
  • Ingressos grátis:  aos sábados
  • Ingressos/isenções:  crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação
  • Compra de ingressos: clique aqui
  • Site: www.museuartesacra.org.br

O museu == É uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é uma das mais importantes do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 29 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista.


<<Com apoio de informações/fonte: Imprensa/MAS-SP/Silvia Balady >>

Álbum/Portifólio – clique na imagem para expandí-la:

d