Home Cotidiano Novo serviço de segurança deve dar maior acolhimento às passageiras do Metrô-SP

Novo serviço de segurança deve dar maior acolhimento às passageiras do Metrô-SP

passageiras
Tempo de Leitura: 2 minutos

passageiras

  • O serviço é oferecido somente nesta semana de final de ano
  • A abordagem é discreta com perguntas óbvias e de retorno
  • As cämeras acopladas no uniforme registrarão todo o serviço

O Metrô de São Paulo trouxe mais um serviço de grande utilidade,  nesta 2ª. feira (26/12/2022),  com o nome de “Operação Empoderamento”, estratégia de segurança que intensifica as ações ostensivas para combater ocorrências de natureza sexual, bem como ampliar a sensação de segurança e acolhimento às passageiras nas estações, além de estimular as denúncias.

A iniciativa terá o apoio de uma ação interativa que vai ocorrer todos os dias até o final do mês (30/12/2022), das 8 às 10 horas e das 12 às 14 horas, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, por meio de equipes específicas de agentes de segurança do Metrô que vão se dirigir às passageiras com expressões aleatórias, como “Bom dia! Como está sua viagem?”, para avaliar possíveis necessidades de interferência.

As agentes vão se deslocar de uma estação para outra, todas no mesmo vagão do trem, para transmitir sensação de segurança aos passageiros. Esses colaboradores do Metrô usarão “bodycams” (câmeras acopladas ao uniforme) e rádios-comunicadores para auxiliar durante as abordagens.

O objetivo da nova estratégia é trazer visibilidade para a causa, estimulando as denúncias para casos de assédio, colaborando no acolhimento às vítimas e detenção dos suspeitos. Nos últimos anos, o índice de detenção de suspeitos pelos agentes do Metrô aumentou de 67% em 2020 para 82% em 2022.

A ação terá o suporte do Centro de Controle de Segurança (CCS) do Metrô, do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM) e do Centro de Operações Integradas (COI), que vão priorizar o monitoramento dos locais onde ocorrerão a estratégia, estações e linhas adjacentes, na função de central de apoio.


SERVIÇO

Operação de segurança contra assédio nas estações

  • Data: de 26 a 30 de dezembro
  • Horário: das 8h às 10h e 12h às 14h
  • Local: trens e plataformas das estações das Linha 1-Azul, Linha 2-Verde e Linha 3-Vermelha do Metrô.

<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa Metrô-SP>>

d

passageiras passageiras passageiras passageiras passageiras