Início Cultura Novo Museu do Ipiranga mostra e conta os detalhes de peças históricas...

Novo Museu do Ipiranga mostra e conta os detalhes de peças históricas em exposição

A cada dia mais perto de sua reabertura, o Museu do Ipiranga traz um prenúncio do que o público irá encontrar em 2022 com a série audiovisual “Encontro com Acervos”. Realizados durante a pandemia, os vídeos trazem alguns objetos que estarão em destaque nas novas exposições.

Por meio de entrevistas com historiadores, além de recursos gráficos, fotos e documentos de arquivo, a obra apresenta de forma lúdica e didática peças que falam de diferentes contextos históricos do Brasil. Complementando o conteúdo, os vídeos trazem informações sobre as obras de reforma e ampliação do prédio histórico.


O astrolábio

No primeiro episódio, o historiador José Rogério Beier apresenta “o computador compacto mais antigo do mundo”: o astrolábio. Este exemplar de bronze, pertencente ao século 19, reunia funções como precisar a localização geográfica a partir das estrelas, definir a hora e intervalos de tempo, bem como medidas, tanto para alturas quanto profundidade.

Em 2022, o astrolábio será exibido na exposição Territórios em Disputa, com uma cópia em resina disponível para manuseio do público, contribuindo para a acessibilidade da mostra.  Clique na imagem abaixo e assista ao video:


A chocadeira

Na sequência, a historiadora Maria Eugênia Ferreira Gomes fala sobre uma chocadeira movida a querosene, de 1923, e o que ela traz de informação sobre os interiores domésticos deste período. Clique na imagem abaixo e assista ao video:


As louças

No terceiro episódio, diferentes peças de louça da primeira metade do século 20, e um pouco da história desta indústria no Brasil, são apresentados pelo historiador José Hermes Martins Pereira. Clique na imagem abaixo e assista ao video:


As molduras de quadros

E por fim, o público conhece uma moldura em madeira de 1904, usada no retrato fotográfico em tamanho natural de Santos Dumont, para a Exposição Universal em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos.

No episódio que encerra a série, o historiador Rogério Ricciluca Matiello Félix revela o que o objeto nos diz tanto sobre a história de vida do inventor quanto sobre a política externa do país na época. Clique na imagem abaixo e assista ao video:


A produção da série

Criada em 2017, a série de palestras Encontro com Acervos acontecia mensalmente, no auditório do Museu, e apresentava as diferentes linhas de pesquisas realizadas no acervo do Museu do Ipiranga. Com um público assíduo e transmissão via USP TV, os encontros presenciais ampliavam o conhecimento sobre os acervos, contribuindo para a disseminação da produção acadêmica da instituição. Agora, em sua primeira versão digital, a série tem produção da AWA Criativa e pós-produção da Criollo Filmes.

Museu do Ipiranga – USP 

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura.

A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).

As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Patrocinadores e parceiros

BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Banco Safra, Honda, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler e Novalis.

Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br . 


<Com apoio de informações/fonte: Conteúdo Comunicação-Isadora Bertolini / Roberta Montanari >>


Saiba mais com a reportagem do DiárioZonaNorte em 23/08/2020 – “Surge um novo Museu do Ipiranga. Um museu onde a história ganha novas histórias” ===


Álbum === As peças históricas. Clique na foto para melhor visualização: