20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024
Home Cultura No Metrô-Tiradentes, a exposição com motivos de Natal em obras de...

No Metrô-Tiradentes, a exposição com motivos de Natal em obras de papel marchê

metro-tiradentes
Tempo de Leitura: 3 minutos

metro-tiradentes

  • Exposição pode ser vista gratuitamente pelos usuários do Metrô-Tiradentes
  • Ao lado, o Museu de Arte Sacra de SP  (MAS-SP) com outras exposições
  • Aos sábados, o ingresso é gratuito no MAS-SP

Como um dos destaques das mostras comemorativas do periodo natalino, “Nasceu o Menino – A Natividade em Papel Machê”, obras da artista plástica Madalena Marques, abrindo a exposição do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) na sala do Metrô-Tiradentes. A exposição estará com acesso gratuito aos usuários do metrô.

São quatorze conjuntos de presépios em papel marchê que estarão em exibição, sob a curadoria de Jeison Lopes Pereira eJoão Paulo Berto. A exposição confirma a paixão e dedicação de Madalena Marques à técnica a qual optou por se dedicar e aplica com maestria.

metro-tiradentes

Os conjuntos de personagens de presépios desenvolvidos nos levam a um passeio por diferentes momentos da história da arte, utilizando a cena da Natividade como tema central. A partir de pinturas de diferentes autores, tanto nacionais como internacionais, a artista extraiu a cena principal e criou reproduções tridimensionais, fidedignas, em papel machê.

O público estará apto a ver tanto a origem de treze conjuntos através de uma reprodução fotográfica da obra original quanto a ‘leitura’ artística de Madalena Marques das mesmas peças. Inquieta e criativa, a artista nos presenteia com um conjunto adicional original, de sua autoria, onde insere a cena da Natividade nos dias de hoje, com o cenário que está presente no mundo inteiro de riscos e restrições; sem nunca perder a esperança no amanhã.

metro-tiradentes

O papel machê, técnica escolhida pela artista, é um material caprichoso que traz desafios e demanda muita paciência: é preciso estudar os tempos de secagem; acrescentar de pouco em pouco as várias camadas de massa até que a obra comece a tomar a forma desejada; montar a estrutura dos corpos entre esqueletos e enchimentos; construir cada mão e cada pé em posição singular; aparelhar as peças; preparar artesanalmente têmperas para policromia; confeccionar as vestes numa amálgama de técnicas como pintura, bordado, crochê e tricô; e, por fim, produzir os cabelos em lã ou linha para cada uma das personagens representadas.

Pinturas de países representativos na história mundial como Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Itália, assinadas por mestres como Conrad Von Soest, Carl Spitzweg, Peter Paul Rubens, Petrus Christus, Paul Gauguin, Arthur Hughes, Lorenzo Lotto, Frederico Fiori Barocci, Lorenzo Costa, Sandro Botticelli, Giorgio de Chirico utilizaram a Natividade como cena principal e, junto a José Teófilo de Jesus, brasileiro, “cedem” suas criações bidimensionais à arte de Madalena Marques.

artista Madalena Marques

“Ao escolher trabalhar com presépios em um ano atípico de pandemia, pude experienciar os valores essenciais da vida: da família, do amor que renasce a cada dia, da união fraterna e do papel da espiritualidade na harmonização das questões humanas. Seja inspirada nas obras dos grandes mestres ou em minha própria versão da cena do nascimento de Jesus Cristo, foram tais aspectos que busquei trazer em cada grupo escultórico. Certa de que é na fraternidade, na abnegação e na humildade que iremos construir uma sociedade melhor, mais justa e igual.”, explica Madalena Marques



Serviço

E Nasceu o Menino – A Natividade em Papel Machê

  • Curadoria: Jeison Lopes Pereira e João Paulo Berto
  • Duração: de 27 de Novembro a 09 de Janeiro de 2022
  • Local: Sala MAS Metrô na Estação Tiradentes (Linha 1-Azul)
  • Endereço: Estação Tiradentes do Metrô de São Paulo
  • Horários:  3ª feira a domingo, das 11h às 17h
  • Telefone: (11) 3326-539
  • Ingressos: Grátis aos usuários do transporte coletivo. O valor do bilhete para acesso as estações de metrô é de R$4,40.

(*)Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abre a exposição

(*) Simultaneamente no Museu de Arte Sacra (MAS-SP), ao lado do Metrô-Tiradentes, há outra exposição com motivo natalino:”E Habitou entre Nós – A Natividade segundo os pintores“, composta por 31 telas e relevos que variam dos séculos XVI ao XX, de importantes autores. Vale a pena conferir.


Álbum/portifólio – clique na imagem para expandí-la: