Home Bem Estar No dia a dia, surgem diferentes tipos de dores de cabeça. Saiba...

No dia a dia, surgem diferentes tipos de dores de cabeça. Saiba como reconhecê-las.

dores
Tempo de Leitura: 2 minutos

dores

  • Com dores constantes, procure imediatamente um médico especialista.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), a cefaleia é um mal que acomete cerca de 30 milhões de brasileiros. Os impactos negativos de dores de cabeça na qualidade de vida são tão grandes que em 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o problema no rol das enfermidades mais incapacitantes do mundo.

As dores de cabeça podem se manifestar de diversas formas e ser causadas por diferentes fatores. Veja abaixo os tipos mais comuns do problema.

Enxaqueca

Caracteriza-se por dores que geralmente acometem um dos lados da cabeça e podem durar de quatro até 72 horas. As dores são crônicas (ocorrem mais de 15 vezes em um mês), e as crises podem ser desencadeadas por alterações hormonais, alimentação desequilibrada ou ingestão de um determinado tipo de bebida ou alimento, entre outros fatores. O distúrbio tem causas genéticas, e as dores podem ser associadas a sintomas como náusea, tontura, vômito, fotofobia (intolerância à luz) e fonofobia (intolerância a ruídos).

Cefaleia Tensional

Esse tipo de desconforto é caracterizado por uma sensação de aperto ou pressão, como se a cabeça estivesse envolvida por uma faixa compressora. Pode ser desencadeada por episódios de estresse ou ansiedade ou ocorrer por alterações na atividade química cerebral, nos nervos ou vasos sanguíneos do crânio, ou tensões nos músculos do pescoço.

Cefaleia em Salvas

Diferentemente da cefaleia tensional, a cefaleia em salvas é caracterizada por dor intensa e unilateral, geralmente em torno da órbita ocular. Pode ser acompanhada por vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, congestão nasal e queda da pálpebra no mesmo lado da dor. As crises duram entre 15 e 180 minutos e podem ocorrer mais de uma vez por dia, geralmente se repetindo por períodos de quatro a seis semanas.

Cefaleia Hípnica

São crises de dor de cabeça que ocorrem no meio do sono, levando a pessoa a acordar. Costuma ocorrer pela primeira vez após os 50 anos de idade. Esse tipo de mal-estar geralmente é caracterizado por dores de intensidade fraca a moderada, mas um a cada cinco pacientes relata a ocorrência de dores fortes. Na maior parte dos casos, a dor atinge os dois lados da cabeça, e a crise dura de 15 a 180 minutos.

Cefaleia Primária em Facada

Caracteriza-se por dores de curta duração (cerca de três segundos), sentidas em pontadas. Sua ocorrência é comum em pacientes que sofrem de enxaqueca ou cefaleia em salvas.

Segundo a orientação da farmacêutica da Extrafama, Ana Emilia Batista, “apesar de aliviarem os quadros de dor, medicamentos como analgésicos não tratam o problema. Em caso de dores de cabeça frequentes, que impedem a realização das atividades do dia a dia, recomenda-se consultar um médico para identificar as causas e realizar o tratamento mais adequado”.


<<Com apoio de informações/fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Extrafarma / Cinthia Viana >> dores dores dores dores

d