Home Cultura No Casarão da Vila Guilherme, peça teatral “gratuita” faz homenagem ao...

No Casarão da Vila Guilherme, peça teatral “gratuita” faz homenagem ao Bom Retiro

Tempo de Leitura: 4 minutos

Bom Retiro

  • O TUOV tem 56 anos de apresentações no Brasil e no exterior
  • O espetáculo sobre o Bom Retiro envolve cerca de 45 profissionais

Com entrada gratuita, o Teatro Popular União e Olho Vivo – também conhecido como TUOV – estará apresentando, no domingo (27/11/2022), às 11 e 17 horas, o espetáculo  Bom Retiro Meu Amor – Ópera Samba na Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão,  na Zona Norte.

Depois de uma ampla pesquisa coletiva sobre o Bom Retiro, bairro que acolhe o TUOV há mais de 40 anos, o espetáculo “Bom Retiro Meu Amor – Ópera Samba homenageia este território tradicionalmente fabril que, em razão da imigração vinda de diversos países, abarca uma imensa diversidade cultural.

A dramaturgia do espetáculo é resultado de uma imersão na história e nas sutilezas do cotidiano do Bom Retiro, que serviram de base para ciclos de conversas, oficinas e reflexões envolvendo o público, trabalhadores, moradores do bairro, estudantes, pessoas desempregadas, pessoas comuns e artistas.

O Bom Retiro recebeu levas de refugiados políticos e sociais desde a sua fundação. Por ali passaram italianos, judeus, coreanos, bolivianos e paraguaios. O espetáculo aborda acontecimentos que ocorreram durante a sua existência e resistência, como a fundação do Sport Clube Corinthians Paulista e o trabalho escravo nas “Oficinas de Suor”, explica César Vieira (Idibal Pivetta), coordenador geral do grupo.

O incêndio ocorrido na Estação da Luz, dois dias antes do término da concessão para a companhia inglesa São Paulo Railway, em 1946; as mulheres em situação de prostituição na Rua Aimorés (século passado) e agora no Parque da Luz, o trabalho análogo à escravidão, são temas que fomentaram a criação das cenas.

 

“Com essa circulação buscamos dividir com pessoas dos quatro cantos da cidade nossa história sobre o bairro que nos abriga e que marca por diversos momentos a formação da cidade, levantando vozes marginalizadas e passando por lugares históricos que permeiam nosso imaginário social”, comenta Vieira.

Conhecido por seu pioneirismo em dialogar com o público de bairros, associações, sindicatos e escolas, o Teatro Popular União e Olho Vivo está realizando uma temporada gratuita com apoio da 13ª Edição do Prêmio Zé Renato.


Sobre o TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo ==  Segundo o dramaturgo Augusto Boal, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional, o TUOV é um dos mais importantes coletivos de teatro popular das Américas e do mundo. O grupo que já foi visto por mais de 4 milhões de pessoas, surgiu em 1966 e no auge de seus 56 anos, possui em sua formação membros presentes desde a fundação. Reconhecido nacional e internacionalmente, o grupo sempre se apresentou gratuitamente em bairros de São Paulo e percorreu mais de 20 países.


Ficha Técnica

Coordenação Geral do Projeto: César Vieira, Graciela Rodriguez e Neriney Moreira /  Dramaturgia: César Vieira, Mei Hua Soares, Rogerio Guarapiran / Direção Geral: César Vieira / Co-Direção: Rogério Tarifa / Assistente de Direção: Rodrigo Ramos / Elenco: Angelita Alves, Danila Gonçalves, Leandro Sousa, Lívia Loureiro, Lucas Cruz, Mei Hua Soares, Neriney Moreira, Oswaldo Ribeiro, Thauana Renardi / Artistas da 1ª montagem: Ana Elisa Ferreira, Dante Kanenas, Juma Tanaka, Flávia Sztutman, Rogério Guarapiran  / Cenografia e Figurino: Graciela Rodriguez/| Assistência de Cenografia e Figurino: Lívia Loureiro / Cenotécnico: Andreas Guimarães / Direção Musical: Cesinha Pivetta e Rogerio Guarapiran | / Músicos: Bárbara Pacini, Cesinha Pivetta, Pedro Fraga /  Direção de Movimento e Preparação Corporal: Marilda Alface /  Produção Geral do Projeto: Alessandra Queiroz e Flávia Ulhôa  / Registro Audiovisual: Renan Rovida (direção, roteiro e montagem)  / Registro Fotográfico: Chris Ameln e Graciela Rodriguez  / Assistência de Produção: Tuana Freitas, Marleide Alves de Lima Sousa e Juliane Barreto /  Assistência Técnica geral e de Palco: Edson Rocha e Marleide Alves de Lima Sousa /  Costureira: Lili Santa Rosa /  Iluminação e Operação de Luz: Gil Teixeira e Benê Teixeira /  Design Gráfico: Marina Dahmer /  Colaboração na Pesquisa: Luiz Alberto Barreto Leite Sanz e Walter Quaglia


Serviço

 “Bom Retiro Meu Amor – Ópera Samba”

  • Local: Casa de Cultura Vila Guilherme-Casarão
  • Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme
  • Apresentação: 27/11/2022 – domingo
  • Horário: 11 e 17 horas
  • Duração: 80 minutos
  • Ingresso: gratuito
  • Classficação: livre

<<Com apoio de informações/fonte: Luciana Gandelini Assessoria de Imprensa>>


d